sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DF e Entorno ganham fórum de educação profissional e tecnológica



Foto:Geolando Gomes

 Por iniciativa do líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT), a Câmara Legislativa lançou, na manhã desta nesta sexta-feira (4), o Fórum Permanente de Educação Profissional e Tecnológica do DF e Entorno. O objetivo é promover a capacitação de jovens e inseri-los no mercado de trabalho em seus diversos segmentos, integrando ações com vários setores como educação, agricultura, ciência, tecnologia, turismo e trabalho.
O fórum vai propor identificar o que precisa ser melhorado no universo da educação profissional e tecnológica e nos setores que ele atinge no DF e Entorno. Nesse sentido, vai articular ações reunindo periodicamente seus membros e promovendo seminários, debates e congressos e outros eventos.
Segundo o deputado Wasny de Roure, a criação do fórum será determinante para suscitar o debate sobre a formação profissional dos estudantes do sistema de ensino público, com a finalidade de enfrentar as novas necessidades e demandas criadas pela rapidez das mudanças no mercado de trabalho. “É fundamental a definição dos setores da economia aos quais o ensino técnico e profissionalizante deverá estar direcionado, bem como o público-alvo”, defende.
O deputado lembrou que são muitos os desafios do século XXI, marcado pelo uso intensivo de tecnologias na educação e no trabalho. Diante disso, segundo ele, "é urgente e indispensável a difusão das diferentes formas de transferência dessa tecnologia, a partir da identificação do universo da educação profissional no DF e Entorno e das demandas de mão-de-obra nesses locais".
Durante o encontro, o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, afirmou que a discussão e ampliação do ensino profissionalizante é uma prioridade do governo Agnelo Queiroz. “Vamos, a partir de agora, inseridos nesse fórum, debater e ouvir professores, técnicos, alunos e gestores desse sistema de ensino, pois é nosso objetivo criar uma política de ensino profissionalizante na rede educacional do Distrito Federal. Apesar dos avanços registrados na área federal, segundo observou, a educação profissional no DF ficou esquecida e abandonada nos últimos nove anos. “Agora”, disse, “é preciso correr para recuperar o atraso”.
O secretário do Entorno, Renato Andrade, avisou que quer participar das discussões do fórum de perto, por que esse é o caminho para garantir emprego a muitos jovens que não têm capacitação. Andrade adiantou que a importância dos cursos técnicos é grande e devem ser realizados preferencialmente nos locais onde residem os jovens. “A criação das escolas, além de aquecer a economia local, vai ajudar a manter as pessoas em seu local de origem, sem sobrecarregar o DF e outras cidades”.
Como surgiu - A proposta de criação do fórum é do deputado Wasny de Roure. A ideia surgiu a partir da realização, em maio deste ano, de audiência pública para discutir uma política de ensino técnico para o DF, de iniciativa do deputado. Em seguida, o tema começou a ser discutido com representantes do GDF, do governo federal, da Câmara Legislativa, do sistema S, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), entre outros.
Ao final do encontro foi lida a Carta de Intenções do fórum, com o compromisso dos participantes em consolidar uma política de Educação Profissional para o DF e seu entorno. Veja, na íntegra, a Carta de Intenções.
Participaram do evento, além dos secretários de Educação e do Entorno, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco; o diretor do IFB, Wilson Conciane; o secretário-adjunto do Turismo, Geraldo Bentes; a presidente do Sindicato das Escolas Particulares do DF, Amábile Pacios; além de profissionais de educação, professoeres e outras autoridades convidadas.

CARTA DE INTENÇÕES
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE BRASÍLIA E ENTORNO
Os participantes desse evento de criação do Fórum Permanente de Educação Profissional e Tecnológica de Brasília e Entorno, reafirmam seu compromisso com a consolidação de uma política de Educação Profissional para o DF e seu Entorno, visando a otimização da oferta, com qualidade social, de cursos de Educação Profissional e Técnica.
O início deste século no Brasil tem sido marcado pelo forte desenvolvimento econômico e produtivo, por sua vez marcado pelo emprego crescente de tecnologias nos setores produtivos e na prestação de serviços.
Esse aumento enseja a formação crescente de pessoas qualificadas para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e pressupõe ações mais efetivas no âmbito da educação e do trabalho. Será necessário, para que se consiga manter o nível de crescimento do Brasil, formar muitos profissionais, com alta qualificação técnica nos próximos anos. Toda a sociedade tem que ser mobilizada para a consecução desse objetivo.
O Governo Federal tem demonstrado prioridade para essa demanda e o MEC aponta várias ações para a consecução desse objetivo, notadamente o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que demanda ações coletivas dos diversos agentes da área da formação profissional no Brasil.
Diante deste cenário e movido pela demanda das classes envolvidas com o ensino técnico e profissionalizante do Distrito Federal e Entorno é que surgiu a idéia de criação de um Fórum Permanente. Esse Fórum se constitui para analisar e propor ações voltadas para a disseminação da formação profissional e para a discussão sobre as distintas formas de transferência de tecnologia, articulando as ações como forma de otimizá-las.
Para que se alcance o objetivo de aumentar substancialmente a oferta, com qualidade social, de cursos técnicos e tecnológicos, como também de Formação Inicial e Continuada, é necessário que as ações dos diversos atores sejam coordenadas e direcionadas pelos mesmos princípios gerais.
O Fórum procurará articular essas ações, reunindo periodicamente seus membros e promovendo seminários, debates e congressos para subsidiar as ações dos diversos integrantes do fórum e possibilitando a otimização dos esforços com vistas à qualificação da oferta de Educação Profissional e Tecnológica.
São convidados a participar do fórum todas as instituições direta ou indiretamente ligadas à formação profissional (Secretaria de Educação do DF, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, SENAI, SENAC, demais secretarias do GDF, escolas particulares, entre outros), bem como membros da sociedade civil relacionados ao mundo do trabalho.
Com isso, além de procurar aumentar a oferta, o fórum fará discussões e proposições no sentido de manter os cursos atualizados e em consonância com as demandas do mundo do trabalho, garantindo tanto o desenvolvimento do Distrito Federal quanto a colocação dos alunos no mercado de trabalho.
Ao propor a criação do Fórum, portanto, as autoridades presentes procuram atender à demanda premente da sociedade do Distrito Federal e do Brasil, garantindo a formação profissional da nossa população, contribuindo para o crescimento econômico e social do país e, por aclamação, aprovar a presente Carta de Intenções.

Brasília, 04 de Novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!