domingo, 20 de novembro de 2011

ONU e Timão se unem pelo fim da violência contra mulheres e pelo combate ao racismo

Agência Corinthians

Neste domingo (20), não haverá apenas a disputa entre Corinthians e Atlético-MG no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Ás 16h30, antes da bola rolar no gramado, os jogadores do time paulista levarão uma mensagem especial aos torcedores e demais atletas: a luta pela eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A iniciativa é uma parceria entre o Corinthians e o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milêncio (F-ODM) do governo espanhol. O Programa Interagencial é composto pela ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ONU-HABITAT, OIT (Organização Internacional do Trabalho), SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) e Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).


A ação faz parte das comemorações de 25 de Novembro, Dia pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, no âmbito da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon:
UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esta mobilização tem como objetivo sensibilizar os torcedores de futebol e dar um cartão vermelho para a alarmante realidade das mulheres e meninas no Brasil. Dados da SPM demonstram que, diariamente, cerca de 10 mulheres são assassinadas no país.

Para Verônica dos Anjos, coordenadora da área de Eliminação da Violência Contra a Mulher, da ONU Mulheres e da Campanha do Secretário-Geral no Brasil e Cone Sul, o engajamento de personalidades populares como jogadores de futebol, aumenta o alcance da campanha. “Por ser o futebol o esporte mais popular do Brasil, promover a eliminação da violência contra as mulheres nos estádios é estratégico. Isso aumenta o poder de sensibilização junto à população e, em especial, aos homens”, afirmou Verônica dos Anjos. Ela contou que essa estratégia também foi adotada durante os Jogos Mundiais Militares, que ocorreram no Rio de Janeiro em julho deste ano. Segundo a coordenadora, os resultados foram bastante expressivos.


De acordo com o Diretor de Marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, este é um bom momento para a torcida corintiana manifestar seu engajamento na Campanha para Eliminação da Violência Contra as Mulheres e Meninas e reforçar sua posição a favor da igualdade.  “O Corinthians se alia às diversas causas para mitigação das injustiças sociais. Não poderíamos deixar passar este momento e registrar que reconhecemos a igualdade de gênero e raça como valores fundamentais para a nação corinthiana”, disse Luis Paulo Rosenberg.


Ações Anteriores

Essa não será a primeira vez que o Corinthians se une às Nações Unidas pela eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Em 2009, também em parceria com o Programa Interagencial e a SPM, os jogadores entraram em campo com uma faixa pelo fim da violência de gênero. O Diretor de Marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg afirma que a parceria com as Nações Unidas confere universalidade as causas sociais apoiadas pelo Timão: “para sermos campeões - nossa meta diuturna - nós nos bastamos, entre o plantel e a Fiel podemos ir muito longe. No combate às injustiças sociais, uma andorinha só não faz verão”. Por isso o Sr. Rosenberg destaca que com a parceria com a ONU “o Corinthians se sente parte de um todo ético e se vê engrandecido pelos parceiros de luta: dize-me com quem andas, que te direi quem és!”

Dia da Nacional da Consciência Negra

Paralelamente, o Corinthians aproveita para comemorar o Dia da Consciência Negra, especialmente em 2011, Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, reconhecendo a importância do futebol como um instrumento de combate ao racismo. Esse tema já foi destacado durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e, conforme o Diretor de Marketing Luis Paulo Rosenberg, “trata-se de tema muito caro à nação corinthiana”.

Dados sobre a violência contra a mulher

Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – taxa de 4,2 mulheres assassinadas por 100 mil habitantes. Isso corresponde ao assassinato de 10 mulheres por dia no Brasil. Elas morrem em número e proporção bem mais baixos do que os homens (92% das vítimas), mas a taxa de assassinatos femininos no Brasil fica acima do padrão internacional. As taxas de assassinatos femininos no Brasil são mais altas do que as da maioria dos países europeus, conforme o Mapa da Violência 2010, cujos índices não ultrapassam 0,5 caso por 100 mil habitantes, mas ficam abaixo de nações que lideram a lista, como África do Sul (25 por 100 mil habitantes) e Colômbia (7,8 por 100 mil).

Dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço ofertado pela SPM com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário. Além da importância de um serviço nacional e gratuito, que pode constituir uma importante porta de entrada na rede de atendimento para as mulheres em situação de violência, a Central tem se revelado bastante útil para o levantamento de informações que subsidiam o desenho da política de enfrentamento da violência e para o monitoramento dos serviços que integram a rede em todo o país (Fonte: Observatório Brasil da Igualdade de Gênero).

Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, convoca os governos, a sociedade civil, as organizações de mulheres, os jovens, o setor privado, a mídia e todo o Sistema ONU para unir forças na erradicação do fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas. Saiba mais em www.onu.org.br/unase

Mobilização Online

No dia do jogo o Corinthians e as Nações Unidas estarão promovendo uma mobilização online pro meio do hashtag #DigaNão, sugerindo a utilização de tweets no formato: Corintiano #DigaNao à violência contra as mulheres. Participe!

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra e dia 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contras as Mulheres. Para celebrar estas datas tão importantes, o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia e o Corinthians convidam todos os usuários do Twitter para uma mobilização de internautas (twittaço) em apoio aos direitos das mulheres e da população afrodescendente ao longo dos próximos dias.


Faça-se ouvir! Para participar, basta publicar mensagens com a hashtag #DigaNao. A iniciativa, proposta pelo Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, deve ser entendida como uma ação de toda a sociedade brasileira, comprometida com os valores e princípios dos direitos humanos universais.


O Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia é uma parceria entre seis agências do Sistema ONU e o governo federal brasileiro, com apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, criado pelo governo espanhol. Nossa missão é contribuir para a incorporação dos princípios da equidade de gênero, raça e etnia, transparência e inovação na gestão pública e para o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano.


Veja abaixo algumas sugestões de Twitts, do Programa Interagencial. Crie o seu, divulgue e participe!


Hashtag

#DigaNao

Violência contra as Mulheres

 - Corinthiano #DigaNao à violência contra as mulheres http://bit.ly/dO6bR2
 - Brasileiro #DigaNao à violência contra as mulheres http://bit.ly/dO6bR2
 - Ei Você #DigaNao à violência contra as mulheres http://bit.ly/dO6bR2


Combate ao Racismo

-#DigaNao ao racismo e comemore o #DiadaConsciênciaNegra http://bit.ly/dO6bR2
-Sou contra o preconceito e comemoro o #DiadaConsciênciaNegra http://bit.ly/dO6bR2
-Sou a favor da igualdade de gênero, raça e etnia e comemoro o #DiadaConsciênciaNegra http://bit.ly/dO6bR2
 


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