domingo, 6 de novembro de 2011

África: Pobreza e Riqueza num mesmo lugar

Por: Alexandre Ribeiro(menino de 12 anos)

A África é o continente mais pobre do mundo, enquanto só os EUA têm um PIB de 14,7 trilhões de dólares, o PIB Africano mal ultrapassa os 2 trilhões de dólares, sendo que a África tem o triplo da população estadunidense e milhares de vezes mais recursos naturais. 

Enquanto em campos de refugiados milhões morrem de fome no Quênia, uma riqueza incalculável de minérios está embaixo deles, trilhões de dólares em petróleo, gás natural, diamantes entre outros e tantos outros produtos que valem um absurdo no mercado internacional. Só a República Democrática do Congo (RDC) tem 24 trilhões de dólares em riqueza natural em seu subsolo, o suficiente para deixá-lo como maior potência econômica do mundo, com uma diferença de 10 trilhões de dólares dos Estados Unidos, mais um mercado consumidor emergente de uns 2 trilhões de dólares, se firmaria como a maior hiper-potência do mundo. 

Porém a falta de tecnologia, a dependência dos outros países faz a grande nação se manter nesse pobre ranking de 115° potência econômica ou simplesmente o 70° país mais pobre do mundo, com uma renda per capita desprezível e uma população totalmente analfabeta, para piorar conflitos internos é o que não falta. RDC é uma potência econômica de 20 bilhões de dólares, muito abaixo dos 26 trilhões de dólares que deveria ser.

Nos outros países africanos não é diferente, riqueza é o que não falta, mas a tecnologia falta e muito. Os Estados Unidos e a União Européia têm a tecnologia, porém muitos países nem permitem que essas potência entrem em seus territórios para explorar recursos naturais, no passado esses países destruíram as economias desses países mais pobres, os poucos que aceitam as potências em seus territórios recebem uma merreca de porcentagem naquilo que é explorado (lembrando que milhões de dólares são roubados pelos políticos corruptos que tomam conta da África).

A pobreza está encima da terra, a riqueza está embaixo e sem máquina para perfurar, não dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!