terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chico Vigilante e Wasny de Roure visitam a Estação Ecológica de Águas Emendadas

Na manhã de sexta-feira (25), o líder do bloco PT-PRB, deputado Chico Vigilante e o líder do governo, deputado Wasny de Roure, estiveram na Estação Ecológica de Águas Emendadas. O intuito da visita foi observar in loco as peculiaridades da reserva e conhecer os desafios enfrentados pela direção da Estação devido ao crescimento urbano, ao parcelamento do solo e à ocupação de áreas próximas com culturas agrícolas e o uso intensivo de fertilizantes.

Chico e Wasny estiveram na administração da Estação Ecológica Águas Emendadas, depois foram ao marco divisão da nascente, em seguida conheceram destacamento da polícia ambiental. Depois, os deputados estiveram o Córrego Fumal, onde ouviram uma explanação sobre a qualidade da água. A visita terminou no Centro de Informação Ambiental. Lá, conheceram o projeto de educação ambiental desenvolvido pelas professoras Izabel Magalhães e Muna Yousef.

Os parlamentares avaliaram de forma positiva a ida à Estação Ecológica. “Hoje fizemos uma visita que eu creio que todos os deputados da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional, deputados e senadores, bem como professores, secretários de Estado e o próprio governador deveriam fazer. Também recomendo a toda população do Distrito Federal, dentro do possível, já que aqui é uma área de preservação ambiental e que tem o ingresso controlado, que conheça a Estação Ecológica das Águas Emendadas”, disse. “Saio daqui muito feliz, foi realmente uma sexta-feira muito agradável”, complementou Chico Vigilante.

Wasny de Roure destacou o fato de Águas Emendadas ser uma Unidade de Conservação que impacta não apenas o Distrito Federal, mas todo Brasil, principalmente no que tange as bacias hidrográficas do nosso país. Ele lembrou que agora é preciso pensar um pouco mais nos parques ao redor da Estação Ecológica. “Os parques tem um papel de contribuição para o papel primordial das Águas Emendadas, que é a produção de água e a preservação deste espaço para o país e para Brasília em particular”, ressaltou.

Orçamento

No início da semana, os deputados do PT destinaram, através de emenda de bancada, dotação orçamentária específica em prol do meio ambiente do Distrito Federal. “Nós, deputados do PT, já havíamos tomado uma deliberação de destinar parte das nossas emendas, cerca de R$ 3 milhões, para o meio ambiente do DF. Agora, iremos conversar e estabelecer que o recurso seja destinado integralmente para Águas Emendadas”, destacou Chico Vigilante.

Para Wasny, “o importante agora é que a bancada conheça mais de perto os desafios, as dificuldades e possa proporcionar através de sua representação no parlamento local, seja via orçamento, seja no processo de apoio nas matérias que tramitam na Casa, além de dar publicidade à relevância de Águas Emendadas para o Brasil e para Brasília.

Encaminhamentos

Após a visita, o deputado Chico Vigilante disse que solicitará uma reunião da bancada com o secretário de meio Ambiente, Eduardo Brandão (PV). O intuito do encontro é discutir a preocupação dos deputados petistas com a questão ambiental no DF, em especial a Estação Águas Emendadas.

Fonte: Ísis Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!