sábado, 19 de novembro de 2011

Conferência das Cidades reuniu quatro regiões administrativas

Crônica: Élton Skartazini

Nesse dia 19/11/2011 aproximadamente 200 delegados de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga, se reuniram no SEST SENAT para fazer exatamente o que faziam nossos ancestrais: defender, até com brigas, seus territórios e interesses. Discutir poligonais da nisso. “Das 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal, 11 não tem seus limites territoriais definidos ”, informa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDHAB. "Das que já os tem definidos, algumas propõem alterações".

Por exemplo: o Parque Boca da Mata fica em Samambaia ou Taguatinga? O INCRA 07 vira condomínios de Ceilândia, ou permanece como chácaras de Brazlândia? Onde vai morar tanta gente que não para de nascer aqui, ou de chegar de outros lugares? Os prédios residenciais podem ser maiores do que o trânsito e a infraestrutura urbana suportam? Onde trabalhar, abrir empresas, fazer festas? E a agricultura familiar?

E a Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek – ARIE JK, com 29 chácaras remanescentes, seis parques ecológicos, córregos e rios, localizada nessas quatro regiões administrativas, é de quem? Quem a cuida, respeita e preserva? Quem a invade? Haverá água potável na Barragem do Descoberto em 2053?

Os grupos de trabalho suaram para responder a essas perguntas que não calam. Respostas vagas, diga-se de passagem, encaminhadas à análise da SEDHAB que realiza a ‘Conferência das Cidades’. Eu, delegado nessa conferência, não discuti muito, mas sei bem o que quero: o Complexo Cultural Samambaia, na quadra 301, Centro Urbano.

Um comentário:

  1. Olá Clébia, vc viu lá em que direção vai o interesse do nosso povo, alí era a comunidade votando pelo desmatamento de áreas preserváveis, sobre tudo nessa do incra7 ser incorporado a região administrativa de Ceilândia. é aquilo que eu disse lá: "é obra de mágico tranformar árvores em concreto e ferro armado". Sidney Espíndola - Prefeito Comunitário do P`Norte (DELEGADO)

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!