segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governo promete regularizar Engenho das Lages


Demanda de transporte público coletivo também será estudada


“O primeiro passo para a regularização fundiária de Engenho das Lages começa hoje neste encontro”. Essa foi a promessa que dezenas de moradores da vila rural Engenho das Lages ouviram do secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do DF, deputado Geraldo Magela, em audiência pública realizada nesse sábado (17) na Escola Classe da cidade.

De iniciativa do líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure (PT), o evento foi realizado com o objetivo de debater e buscar soluções para os principais problemas enfrentados pela comunidade, de pouco mais de 15 mil habitantes, que vive às margens da BR-060, no km 30.

As principais reivindicações da população são a regularização fundiária da vila – que já consta no Plano Diretor de Ordenamento Territorial como área urbana de interesse social de uso controlado – e de condomínios próximos e o aumento na oferta de transporte público coletivo, principalmente para o plano piloto, Gama, Samambaia e Taguatinga, com integração ao Metrô.

Estudo de demanda

Em relação ao transporte, o secretário da pasta, José Walter Vásquez, afirmou que técnicos do governo vão realizar nos próximos dias estudo de demanda para toda a área. O transporte escolar é outro problema que o secretário ficou de analisar, já que a melhor solução seria adotar micro-ônibus para atender os estudantes nos horários de saída e retorno das aulas, pois a demanda não seria grande o suficiente para o transporte coletivo convencional. Além do mais, a maioria dos estudantes frequenta escolas do Gama, a cidade mais próxima e região administrativa na qual a vila está situada.

“Nós vamos fazer”

Magela convocou o administrador do Gama, Adauto Gonçalves e o presidente da associação de moradores do local, Bruno Pereira, para a primeira reunião na Secretaria de Habitação (Sedhab), que será realizada nesta quarta-feira (21), quando serão tomadas as primeiras medidas visando o processo de regularização de Engenho das Lages. “Esse processo vai ser difícil, pode demorar um pouco, mas não é impossível. Nós vamos fazer”, garantiu o secretário.

O secretário também pediu para que a população se mobilize contra as invasões, denunciando qualquer nova construção irregular. Ele informou que uma das primeiras medidas a ser tomada pelo governo será o cadastramento de todos os moradores da região.

Outros problemas apontados pela comunidade: a falta de policiamento adequado, queda constante de energia elétrica, ausência de equipamentos públicos de lazer e cultura, falta de uma nova escola – a única da vila já não tem condições de atender as crianças da região –, de creches e de pessoal e equipamentos novos para o posto de saúde que segundo eles está sucateado.

Os primeiros moradores de Engenho das Lages começaram a chegar ao local há mais de 50 anos, muitos dos quais ainda vivem e ajudaram na construção de Brasília.

Pedro Arruda- Assessoria de comunicação do Dep. Wasny

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!