sábado, 24 de setembro de 2011

Se eleição fosse hoje, Dilma venceria no 1º turno


DADOS DE PESQUISA ENCOMENDADA PELO PSDB MOSTRAM QUE, SE DISPUTASSE DE NOVO COM JOSÉ SERRA E MARINA SILVA, A PRESIDENTE AMPLIARIA A VANTAGEM OBTIDA NO PRIMEIRO TURNO DE 2010; SERRA CAIRIA DOS 32,6% QUE RECEBEU PARA 25% E MARINA TERIA APENAS 15%

Brasília 247 – Desde que foi eleita, a presidente Dilma Rousseff teve de demitir cinco ministros por motivos diversos, a maioria deles ligada a suspeitas e denúncias de corrupção. Muito se especulou sobre os possíveis impactos da "faxina" sobre a presidente da República e apesar de as pesquisas de opinião mostrarem algum efeito negativo sobre sua popularidade, parece que seus principais adversários na última eleição presidencial perderam mais em prestígio do que ela. É o que mostram os dados de pesquisa encomendada pelo PSDB, publicados hoje na coluna do jornalista Ilimar Franco, em O Globo.

Segundo a pesquisa, se a eleição do ano passado fosse realizada hoje, mantidos os mesmos candidatos, a presidente, que precisou de um desempate com Serra, seria eleita no primeiro turno. Em 2010, Dilma obteve 46,9% dos votos válidos no primeiro turno. Se o pleito fosse realizado agora, ela teria 59% dos votos. A votação do tucano José Serra, que desde as eleições tem se movimentado politicamente mais nos bastidores do que às claras e abriu um blog para manter suas opiniões circulando, cairia de 32,6% para 25%.
A exemplo de Serra, Marina também perderia densidade eleitoral se as eleições de 2010 fossem realizadas hoje. Desde o final das eleições do ano passado, Marina deixou o Partido Verde (PV), legenda por que concorreu, e ainda define seus rumos políticos – na semana passada, a ex-ministra disse que não pretende forçar a barra para 2012. Talvez por ter deixado os holofotes, como Serra, Marina receberia votação de 19,3% para 15%.

Um comentário:

  1. A Dilma é uma presidente que revolucionará a política brasileira, assim como fez Lula. Uma mulher determinada e segura. O povo brasileiro não se arrependeu de votar nela, ao contrário, mesmo eleitores que votaram em outros candidatos hoje reconhecem seus erros apostando na Dilma. O século XXI será das mulheres conscientes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!