terça-feira, 20 de setembro de 2011

Roriz desiste de Luziânia e quer disputar o GDF de novo

Roriz desiste de Luziânia e quer disputar o GDF de novo
Foto: Nilson Carvalho

EX-GOVERNADOR DECIDE MANTER SEU DOMICÍLIO ELEITORAL EM BRASÍLIA E ESTÁ CERTO DE QUE PODE SER ELEITO PELA QUARTA VEZ, EM 2014

Priscila Mesquita_Brasília247 – Não houve anúncio formal. Nem para a família, nem para aliados. Mas a decisão está tomada: o ex-governador Joaquim Roriz não será candidato a prefeito de Luziânia no ano que vem. Ele quer ser mesmo é governador do Distrito Federal, pela quinta vez.
Roriz tem várias razões para desistir de disputar a prefeitura de Luziânia, mas nos últimos dias a que mais pesou foi sua convicção de que tem condições de ser eleito governador do DF em 2014. Ele se animou quando viu os números de pesquisa realizada por um desconhecido Instituto Mark, de Mato Grosso, divulgada pelo site do jornalista Cláudio Humberto. Foram realizadas entrevistas em 27 cidades do DF e Roriz recebeu 10,6% dos votos em indicação espontânea, contra 9,2% de Agnelo. Na intenção estimulada, em que os nomes são apresentados ao eleitor, Roriz amplia a vantagem: 22% a 15%.
Os resultados foram muito comemorados por Roriz. "Se ele não mostrou força em nove meses, não será no resto do mandato que se recuperará", disse a assessores e familiares. O ex-governador considera que o atual governador é "fraco" e será derrotado caso dispute a reeleição. Roriz acha que ganha "disparado".
A decisão de Roriz contrariou aliados goianos, como o sobrinho Beto Roriz e a filha Jaqueline Roriz, deputada federal pelo PMN. Mas trouxe alívio para a esposa, Weslian, e para as filhas Wesliane e Liliane, que é deputada distrital, as maiores opositoras da candidatura. Os assessores do ex-governador se dividiram, mas a maioria era contra a candidatura em Luziânia.
Outros fatores pesaram na decisão de Roriz. Um deles foi sua saúde. Diferentemente do passado, quando desobedecia às ordens médicas em relação à alimentação para controle do diabetes, Roriz agora está, de fato, preocupado com sua qualidade de vida. O ex-governador tem se submetido diariamente a sessões de hemodiálise. Mas se considera em forma para a disputa em 2014.
Um dos motivos da desistência foi financeiro. Na eleição municipal o ex-governador fatalmente teria de gastar muito com candidatos a vereador e, segundo um assessor, ainda tem dívidas assumidas em 2010. E fatalmente teria mais despesas em 2014, caso se decidisse a disputar o governo do DF. Outro ponto que pesou contra a candidatura foi o cenário político de Luziânia. A família de Roriz está dividida nessa fase pré-eleitoral e ele preferiu não tomar partido. O ex-governador, entretanto, não ficará totalmente de fora do processo. Quando a campanha começar, ele vai participar das atividades do candidato que ganhar seu apoio.
As deputadas e filhas Jaqueline e Liliane avaliam que ainda é cedo para fazer afirmar que Roriz será candidato a governador em 2014. Mas confirmam que ele está animado. Antes, porém, Roriz tem de superar o obstáculo da Lei da Ficha Limpa, que o tirou do páreo em 2010, nas eleições para o governo do DF.
Roriz renunciou à candidatura em 2010 porque não havia decisão do Supremo Tribunal Federal sobre sua situação e a instabilidade jurídica o prejudicava. Espera-se que brevemente o STF decida se Roriz está ou não habilitado a disputar eleições.

Um comentário:

  1. Aff Roriz para cara tem gente besta pra votar em vc não tu não ganha nem aqui nem em Luziânia o Agnelo ta fazendo um ótimo governo.


    Brenda Oliveira

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!