terça-feira, 13 de setembro de 2011

Disputa voto a voto no PDT

Disputa voto a voto no PDT
Foto: Pedro França / Agência Senado e Andressa Anholete

CRISTOVAM BUARQUE E ISRAEL BATISTA BUSCAM APOIO DOS 70 INTEGRANTES DO DIRETÓRIO. EM JOGO, A PERMANÊNCIA OU NÃO DO PARTIDO NO GOVERNO DE AGNELO QUEIROZ

Priscila Mesquita_Brasília247 – O discurso está mais ameno do que na semana passada. Mas não pensem que a crise no PDT está contornada. De lados opostos, o senador Cristovam Buarque e o deputado distrital Israel Batista contabilizam os votos para alcançarem maioria no diretório, composto por 70 membros. Eles ainda têm tempo. O presidente regional da legenda, George Michel, não marcou a data da reunião que irá confirmar ou não decisão da executiva de deixar o governo do petista Agnelo Queiroz.
A posição de desembarcar do grupo de apoio ao GDF foi tomada na semana passada, por cinco a um, em reunião dos seis membros da executiva: Cristovam; Israel; Michel; o deputado federal José Antônio Reguffe; o secretário executivo Marcos Ribeiro; e a tesoureira do partido, Eroídes Lessa. Israel recorreu ao diretório, onde articula para derrubar a decisão.
Um aliado de Israel, Edson Passos, conhecido como Edinho, está negociando pessoalmente com os presidentes das zonais. Ele é o presidente da zonal de Sobradinho e coordenador do Fórum dos Presidentes de Zonais. Pelos seus cálculos, das 20 zonais em funcionamento, ele já tem 11 garantidas. As abstenções somariam três votos e a "oposição" – como ele chama – reúne os outros seis. "Temos ampla maioria", garante.
Os votos dos presidentes das zonais representam mais força no diretório, porque cada zonal tem mais de um delegado. A de Sobradinho, por exemplo, tem 12 delegados no diretório. Pelas contas de Edinho, dos 70 votos do diretório ele já tem assegurado de 37 a 39. Mas ele quer mais. Ainda essa semana, Edinho reunirá o Fórum dos Presidentes de Zonais para tentar convencer os presidentes sem posição definida. Seu principal argumento é em relação ao momento: "É prematuro sair agora. São apenas oito meses de governo."
Enquanto isso, Michel articula com as esferas nacionais para resolver o problema. Aliado de Cristovam, ele deve se encontrar com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, nesta terça-feira. A reunião estava prevista para hoje mas, segundo Michel, não ocorreu porque Lupi estava em Belo Horizonte. Eles se falaram apenas por telefone.
Conquistar os dirigentes nacionais é importante. Israel lembra que, tradicionalmente, o diretório nacional confirma a decisão do diretório regional. "Estou otimista, será bom para os dois lados chegar ao consenso", afirma Israel, referindo-se ao GDF e ao senador Cristovam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!