segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Administrador de Samambaia é entrevistado por alunos do Centro de Ensino Logos


“Se a escola não vai à administração, a administração vai à escola”. Foi assim que, em agosto de 2011, os alunos do 4º ano C vespertino do Centro de Ensino Logos conheceram melhor o processo de representação política do Distrito Federal, apresentado em aula pelo administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, que demonstrou pontualidade e fluência em seu discurso.

Essa visita teve como ponto alto o jogo de perguntas e respostas numa entrevista formulada pelos próprios alunos. O administrador apresentou um resumo dos seus primeiros meses na gestão da cidade, enfatizando a importância do gestor conhecer e vivenciar de perto os problemas dos moradores. "Moro em Samambaia desde o início até hoje e conheço de perto os problemas desta cidade" afirmou Risomar Carvalho. Demonstrando empatia abriu espaço para as perguntas que seguem:
Juliana - Há quanto tempo o senhor está no comando da administração de Samambaia?
Risomar Carvalho - Há oito meses.
Kézia - O senhor acha o cargo de administrador de Samambaia muito pesado? Por quê?
Risomar Carvalho - Sim. Cuidar dos problemas de uma cidade que cresceu bastante em pouco tempo como Samambaia exige responsabilidade e atenção.
Rebeca - Que outro cargo público o senhor gostaria de exercer?
Risomar Carvalho - Gostaria de ser secretário de estado com ênfase ao trabalho, visando o atendimento às dificuldades que jovens e adultos acima de 40 anos enfrentam para entrar e se manter no mercado de trabalho.
Sabrina - Quando criança o que o senhor queria ser?
Risomar Carvalho - Desde pequeno queria ser deputado.
Maria Luiza - O senhor tem planos para melhorar o atendimento à saúde em Samambaia?
Risomar Carvalho - Hoje Samambaia está bem assistida na área da saúde, com a recente implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA, cinco Centros de Saúde e o Hospital Regional de Samambaia. Tem mais três Unidades Básicas de Saúde – UBS em construção. As melhorias feitas pela administração à rede de saúde pública da cidade é a construção de acessos, calçadas, estacionamentos e iluminação pública. O principal problema consiste na grande demanda de pacientes do Entorno, Riacho Fundo, Recanto das Emas e demais cidades vizinhas.
Anderson - O senhor pretende ampliar as áreas verdes em Samambaia?
Risomar Carvalho - Meu plano é transformar Samambaia numa cidade arborizada como Goiânia fazendo o plantio de centenas de árvores preferencialmente de espécies nativas, com menos problemas para a manutenção. As árvores melhoram muito nossa qualidade de vida e o meio ambiente.
Gabriela - O senhor considera Samambaia uma cidade violenta?
Risomar Carvalho - Já não estamos mais no topo de cidades violentas do Distrito Federal. Hoje ocupamos a sexta posição. Os índices de violência em Samambaia estão relacionados principalmente à disputa de gangues, tráfico e consumo de drogas. Por isso queremos proporcionar esporte, lazer, cultura e qualificação profissional aos nossos jovens, a fim de que se envolvam com atividades prazerosas e produtivas, se afastando das situações de risco.
Gabriel - O que é necessário para melhorar a segurança em Samambaia?
Risomar Carvalho - O melhor é atuar na prevenção, como já falamos. Mas temos também que valorizar e reforçar os efetivos policiais. Hoje temos o Batalhão da Polícia Militar com menos de 600 homens, mas que receberá mais 120 homens e 14 viaturas. Temos duas Delegacias de Polícia Civil com aproximadamente 200 agentes. O Corpo de Bombeiros tem mais de 100 homens. Temos promovido muitos encontros das forças policiais com a comunidade, em busca das melhores soluções para a segurança pública em Samambaia. Queremos que isso dê certo!
Arthur - O senhor considera o trânsito de Samambaia denso e violento?
Risomar Carvalho - Sim, há engarrafamentos constantes nos horários de pico na Avenida Leste, próximo ao Mais Atacadista, provocados pela falta de acesso para a entrada dos ônibus nas paradas. A mistura de álcool e direção por parte dos jovens provocam muitos acidentes. Temos que investir em obras de trânsito, sinalização e campanhas educativas para os motoristas.
Raul - Todas as pistas de Samambaia estão asfaltadas?
Risomar Carvalho - Ainda não, faltam asfaltar três quadras na parte mais nova da cidade, mas já solicitamos recursos ao GDF e pretendemos atender essa demanda ainda em 2012.
Evelyn - É plano do governo criar mais moradias em Samambaia?
Risomar Carvalho - Sim, Samambaia foi concebida para abrigar 330 mil habitantes. Hoje temos pouco mais de 200 mil habitantes. Mas a partir de 2008 a cidade começou seu processo de verticalização, com prédios bastante altos, que vão atrair muitas famílias que vivem de aluguel no Distrito Federal. Existem projetos do programa Minha casa Minha Vida que serão executados em Samambaia. O que não deverá ser mais feito é a distribuição de lotes, pois todas as áreas de Samambaia já estão destinadas para a expansão urbana, comércios, indústrias e preservação ambiental.
Nathália - O senhor acha que Samambaia oferece muitas vagas de emprego?
Risomar Carvalho - Sim aqui há muita oferta de emprego no comércio, nos serviços públicos e principalmente na construção civil. Quase 30% da população economicamente ativa de Samambaia trabalha aqui mesmo na cidade. Há muitas vagas que não são ocupadas por falta de mão-de-obra qualificada. Recomendo aos jovens que estudem e se preparem em suas carreiras profissionais que aqui temos muitas oportunidades.
Sabrina - O que o senhor pretende melhorar em Samambaia?
Risomar Carvalho - Atualmente estamos investindo bastante em calçamentos, iluminação pública, vias de acesso, ajardinamento, sinalização e demais itens que tornem a cidade mais acessível, confortável e bonita. Queremos tornar nossa cidade um dos melhores lugares do mundo para se viver. Com a ajuda de alunos, pais, professores e todos os moradores, somado aos investimentos governamentais, isso será possível!
Rafaela - O senhor acha que Samambaia está se desenvolvendo?
Risomar Carvalho – Logo Samambaia será uma das cidades mais desenvolvidas do Distrito Federal. Tem bastante espaço para novos investimentos e a Terracap está ofertando terrenos para empresas, principalmente construtoras. O comércio está cada vez melhor e as indústrias terão novas áreas de desenvolvimento econômico.
Ramon - Qual seu plano para melhorar Samambaia?
Risomar Carvalho - Além de tudo o que já falei nesse sentido, queremos melhorar o sistema de transporte coletivo, com mais empresas de ônibus e estações do metrô. Vamos implantar muitos Pontos de Encontros Comunitários nas avenidas. Vamos cobrir Quadras de Esportes de 10 escolas públicas. Vamos construir mais ciclovias. Vamos revitalizar o Parque Três meninas e implantar o Complexo Cultural Samambaia, no Centro Urbano, com teatro, cinema, biblioteca, anfiteatro e escola de artes e ofícios, para envolver nossa população com a chamada ‘economia criativa’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!