terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mais uma baixa no DEM/DF. PSD ganha mais um distrital

PSD ganha mais um distrital em Brasília





Partido liderado por Rogério Rosso ganha dois deputados do DEM. Eliana Pedrosa já tinha anunciado que se filiará ao novo partido. O próximo é Raad


Priscila Mesquita_Brasília247 – O PSD, novo partido que está sendo organizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está ficando mais forte no Distrito Federal. Depois da deputada distrital Eliana Pedrosa ter confirmado a troca do DEM pelo PSD, outro democrata deve deixar a legenda: o também distrital Raad Massouh, eleito em 2010 com 17.997 votos e cuja base eleitoral concentra-se, principalmente em Sobradinho.



As conversas entre ele e o novo partido começaram no ano passado, com Kassab e outros dirigentes nacionais da legenda. Com a indicação do ex-governador Rogério Rosso para presidir o partido no DF, elas foram retomadas e devem ter desfecho entre esta terça (6) e quarta-feira (7).



Pesou também na decisão de Raad, uma atitude do presidente do DEM, ex-deputado Alberto Fraga, relatada pelo Brasília 247 na semana passada. Em discurso durante evento do PSDB, Fraga criticou Eliana e Raad e disse que não podia mais contar com os dois distritais democratas. Sobre Raad, Fraga foi mais incisivo: disse que ele tinha se vendido ao governo de Agnelo Queiroz, contrariando a posição do partido, que é de oposição.



Perguntado sobre o desfecho das negociações com Raad, Rosso preferiu manter a discrição com a qual vem conduzindo as articulações. Disse apenas que "o deputado Raad é um grande nome da política no DF, que com certeza honraria muito o PSD no âmbito local e no Brasil." O deputado Raad não se manifestou.



Eliana Pedrosa e Raad Massouh tiveram muitas divergências como colegas de partido, mas a expectativa, agora, com a ida dos dois para o PSD, é que isso acabe. Assessores de ambos acreditam que o pragmatismo e a inteligência política irá uní-los, pois os projetos políticos para 2014 serão diferentes. Raad deve se candidatar a mais um mandato de distrital, enquanto Eliana já declarou que pretende dar voos mais altos.



Registro



Na noite dessa segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do DF negou o registro do PSD em Brasília alegando que o partido não tinha constituído zonais. A decisão de Rosso, orientado por assessores e advogados, será de não recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. O PSD irá constituir as zonais, como quer o TRE, e Rosso acredita que isso será feito em, no máximo, uma semana. "Apesar de ter divergências em relação à decisão do tribunal, vou cumprí-la", assegurou.



A divergência ocorre porque, pelo entendimento do TRE, o DF foi considerado equivalente a um estado e as zonas eleitorais como se fossem municípios. Rosso já fez as contas e irá montar zonais em mais locais do que exige a legislação, a exemplo do que fez com as assinaturas que precisava recolher. Conseguiu cerca de 7 mil, quando o mínimo exigido era de 1.400.



Pela legislação, 5% dos municípios do estado têm que ter zonais montadas para obtenção do registro. No DF, as zonas eleitorais são 21 e Rosso precisa montar as estruturas em 5% delas. Não recorrer e cumprir o que pediu o TRE será, na avaliação dele, mais rápido. A expectativa para o anúncio do registro nacional do partido também está próxima: deve ocorrer por volta do dia 20 de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!