quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

XIV Conferência Nacional de Saúde começa nesta 5ª, dia mundial contra a Aids

Será aberta nesta quinta-feira (1o), às 9h, no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a XIV Conferência Nacional de Saúde. 

É considerado o maior evento brasileiro na área e contará com a presença de segmentos da área de saúde, usuários, trabalhadores, gestores e prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade, desde que atendam o que dispõe o Regimento da Conferência de Saúde.

São esperadas mais de quatro mil pessoas, entre delegados e convidados. Os delegados foram eleitos em conferências estaduais e municipais, nas quais foram retiradas propostas. Todos os participantes vão debater os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) e aprovar propostas de melhorias.

Durante a abertura, os Correios vão lançar os oito selos da Emissão Especial "Campanha de Prevenção da Aids", ilustrados pelo cartunista Ziraldo. Estarão presentes o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro; e o cartunista Ziraldo.

Em seguida, às 12h, será feito o lançamento da cartilha da Aids, denominada Por Toda a sua Vida. A cartilha é dirigida a diversos públicos com a finalidade de orientar sobre as várias formas de prevenção. Juntamente com os selos, este lançamento marca a comemoração do Dia Internacional de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro, conforme instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta data, serão realizadas milhares de ações de conscientização ao redor do mundo e os selos representam o engajamento dos Correios em prol da campanha.
Embora a abertura ocorra somente na quinta-feira, algumas atividades começaram já a partir desta quarta-feira (30), com um ato de Defesa do SUS, promovido pelos movimentos Ssciais e mesa sobre o documentário O Veneno Está na Mesa, do cineasta Silvio Tendler, a partir das 20h.

Depois da abertura, na quinta-feira, o presidente da 14ª. CNS, Alexandre Padilha, coordenará a Mesa Central Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. Logo depois, serão realizados ainda 11 diálogos temáticos, em que serão discutidos os desafios para efetivar a participação social, a seguridade social, o acesso universal e as políticas públicas, a relação público x privado, entre outros temas.

Durante o último dia da 14ª CNS (4/12) acontece a plenária final, com a votação de diretrizes e propostas que devem nortear as políticas públicas para o Sistema Único de Saúde nos próximos anos.

Fonte: Correios
Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!