quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

GDF - Perspectivas para 2012

SECOM/DF
 
Foi ao ar na manhã de terça-feira (27) mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador, organizado pela Secretaria de Comunicação Social do DF. No último programa de 2011, Agnelo Queiroz abordou as perspectivas do Governo do Distrito Federal para o próximo ano e destacou que 2012 será marcado por muitas realizações. “Este foi um ano dedicado à organização da cidade. Lançamos as bases, organizamos o governo, as finanças e a parte de pessoal. Vamos continuar plantando, mas já vamos colher alguns frutos do nosso trabalho neste ano que começa”, afirmou.
 
O governador destacou que a melhoria do transporte público será prioridade em 2012. “Para estimular o uso do transporte coletivo, temos que criar condições e melhorar o sistema para que ele tenha qualidade”, observou. Agnelo Queiroz informou que o GDF já está iniciando o processo de licitação para a compra de aparelhos de GPS para monitorar os ônibus. “Queremos garantir que eles cumpram o horário e também façam o seu itinerário da forma correta. Não pode haver atraso”, ressaltou.
 
Agnelo citou audiência pública realizada neste mês, que discutiu um novo modelo de concessão para o sistema de transporte coletivo da Capital Federal. “Vamos fazer licitação dos ônibus. Além disso, investiremos na instalação de corredores exclusivos de ônibus em áreas importantes”, informou. O primeiro corredor entrou em funcionamento hoje (terça-feira, 27), na via EPNB, no trecho que liga o Pistão Sul, em Taguatinga, à Candangolândia. “Essa medida vai aliviar muito o trânsito pesado na região. E vou fazer isso nas cinco principais rodovias que dão acesso ao Distrito Federal”, anunciou o governador.
 
Saúde – No programa, Agnelo Queiroz destacou também a situação da saúde pública. Ele lembrou que as precárias condições encontradas no setor, herdadas da administração anterior, fizeram com que 2011 fosse um ano de “arrumação da casa”. “Tivemos de reformar hospitais e centros de saúde e abastecer a rede, porque faltava tudo, inclusive equipamentos. Contratamos mais de 4 mil servidores. Inauguramos o Hospital da Criança e uma UPA, que é a de Samambaia”, enumerou.
 
De acordo com o governador, 2012 será o ano da atenção básica da saúde. “Nós nos dedicaremos no próximo ano à ampliação das equipes do Saúde da Família e da rede de urgência e emergência, que são as Unidades de Pronto Atendimento”, detalhou. “Com as UPAs, o melhor funcionando dos centros de saúde e mais equipes do Saúde da Família fazendo o trabalho da atenção básica, tenho certeza que no final de 2012 a população vai sentir melhoria do sistema público de saúde”, acrescentou o governador.
 
Entorno – Agnelo destacou também que o governo irá avançar, no próximo ano, na implementação de medidas para o desenvolvimento da região do Entorno. “Tenho conversado muito com o governador de Goiás e com a presidenta Dilma. Já colocamos esse tema como prioridade do Centro-Oeste”, afirmou. O governador ressaltou que a presidenta da República determinou à Casa Civil a elaboração de uma proposta para a região. “O objetivo é uma ação integrada entre o Governo Federal e os governos do Distrito Federal e de Goiás. Não será uma ação pontual”, explicou.
 
“Vamos melhorar o transporte e a segurança, que é o grande desafio. Vamos atuar na saúde com a criação das UPAS e programas sociais fortes com transferência de renda, qualificação profissional e inclusão produtiva das pessoas. Já assinamos um convênio para restabelecer a linha férrea entre Luziânia e Brasília. Estamos fazendo os estudos e depois vamos licitar. Nosso governo e o governo de Goiás estão trabalhando firme para melhorar a região do Entorno. É uma região carente, com muitas dificuldades”, acrescentou Agnelo Queiroz.
 
O governador finalizou o programa desejando aos ouvintes um Feliz Ano Novo, cheio de realização, saúde e paz. “Tenho convicção que 2012 será um ano especial para os moradores de Brasília”, afirmou Agnelo Queiroz.
 
O programa
O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
 
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação e cuidados com a infância. Todo o conteúdo está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!