segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas para quem quer pegar a estrada

  • Detran-DF orienta viajantes para não serem surpreendidos na estrada
    Suzano Almeida, da Agência Brasília

    As festas de final de ano chegaram e muitos brasilienses aproveitam a temporada de recessos e férias para viajar. Um dos meios mais populares são os automóveis, que devem estar preparados para pegar a estrada. Para isso, são necessárias algumas medidas e precauções, que vão desde os limpadores de para-brisa às condições dos pneus e o principal item: a prudência do motorista. 
     
    O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) Nelson Leite Júnior, dá algumas dicas para que os motoristas não acabem surpreendidos nas fiscalizações do próprio Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
     
    De acordo com o diretor, o primeiro passo é se certificar se as documentações do condutor e do veículo estão em dia. “O motorista tem que estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em dia e o Registro de Licenciamento do ano vigente pago. A ausência de um desses itens pode deixar o veículo retido”, informa. 
     
    O segundo passo é analisar as condições do veículo e dos itens obrigatórios de segurança. Durante uma blitz, os agentes de trânsito fazem as seguintes avaliações: se os pneus estão carecas; se toda a parte elétrica do veículo está em perfeitas condições, assim como o funcionamento das lâmpadas que compõem essa parte; se a água do reservatório do limpador de para-brisa está cheia; as condições dos cintos de segurança e se eles estão disponíveis para todos os passageiros; se o extintor está com o prazo de validade em dia; e, no caso de crianças, se há cadeirinhas ou assentos de elevação de acordo com a idade de cada uma, como recomenda a legislação de trânsito vigente. 
     
    Segundo Nelson Leite, alguns dos principais problemas que podem atrapalhar a vida do condutor durante a viagem são causados pela falta de manutenção mecânica. Por esse motivo, o condutor deve, antes de viajar, levar seu veículo a uma boa oficina mecânica e realizar uma revisão, para ver o balanceamento e o alinhamento. 
     
    Ele destaca a questão das condições dos pneus. O diretor de Fiscalização do Detran-DF explica que, para os leigos, uma forma de perceber se eles têm condições de uso é observar as canaletas. Elas não podem estar em estado muito gasto, pois podem causar acidentes em pista molhada, em trechos de curvas ou durante uma freada mais brusca. “No visual, o importante é o tamanho das canaletas. Caso estejam rasas, o pneu não serve”, informa Nelson Leite. 
     
    De acordo com o diretor, os principais acidentes são causados pela imprudência dos condutores. “Em termos gerais, os acidentes são provocados por condutores embriagados, com sono, distraídos ou fora de sua capacidade mental normal”. Eles ocorrem em boa parte em curvas, por excesso de velocidade e em pista molhada. 
     
    Dicas para realizar ultrapassagem – O diretor do Detran-DF aconselha que os motoristas não façam ultrapassagens onde há faixas continuas. “Elas não estão ali por acaso e sim porque a pista não oferece visibilidade apropriada para a ultrapassagem ou por conta do asfalto, que pode ser muito liso, entre outros motivos”, explica. 
     
    O certo é que o motorista realize a ultrapassagem em locais onde há a faixa segmentada. Ainda assim, o condutor deve observar algumas regras para realizar a ultrapassagem. “É importante observar o motorista que vai à frente, para ver se é possível realizar a ultrapassagem e se a velocidade que será alcançada será suficiente. No caso de haver mais de um carro querendo passar, a preferência é sempre do primeiro da fila”, explica o diretor. Outro ponto é observar se há condições para o deslocamento, principalmente quando avistado outro veículo vindo na direção contrária. 
     
    O principal em uma estrada é obedecer à sinalização e à velocidade regulamentar, sempre respeitando o perímetro urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!