terça-feira, 28 de junho de 2011

Governador Agnelo, dá posse a novos servidores


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse a 526 novos servidores do GDF nesta segunda-feira (27/06), no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), na 907 Sul. Os servidores irão compor o quadro efetivo de diversas áreas da Administração Pública – vagas ocupadas anteriormente por cargos comissionados e funcionários terceirizados. Durante a cerimônia, os convocados ainda receberam uma boa notícia: amanhã o GDF envia à Câmara Legislativa um Projeto de Lei que equipara o valor do auxílio alimentação dos servidores locais aos do governo federal.

Os novos servidores serão lotados nas secretarias da Mulher, da Criança, da Educação e do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), além de Procuradoria Geral do Distrito Federal e Departamento de Trânsito (Detran). A posse dos novos servidores está prevista no Orçamento do Distrito Federal e se encaixa na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com a posse de hoje, em apenas seis meses, o GDF já nomeou 4.107 novos servidores efetivos.

“O governo pegou um verdadeiro caos administrativo e nesse período está colocando a casa em ordem, recompondo os quadros nas áreas mais críticas e de maior necessidade”, afirmou o governador durante a solenidade. Agnelo Queiroz lembrou que, neste início de governo, foram renovados vários concursos e iniciadas novas seleções. Foi o caso do concurso público para a Secretaria de Saúde, realizado há duas semanas, e para o Corpo de Bombeiros Militar, que encerrou as inscrições e terá, em breve, as provas realizadas.

Ao parabenizar os empossados, o governador pediu dedicação para a função para os quais foram selecionados: “Com a chegada de vocês somaremos forças para que, no cumprimento do nosso dever, possamos juntos exercer nossas funções com eficiência”.

Segundo o secretário de Administração Pública do DF, Denilson Bento da Costa, esta é uma recomposição dos quadros do governo, que durante alguns anos teve essas vagas preenchidas por cargos comissionados. “À medida que essa composição e as condições financeiras do governo venham a ser oferecidas, esses cargos serão recompostos. Nessas e em outras áreas, ao longo deste segundo semestre”, completou o secretário.

Valorização
A posse dos novos servidores faz parte da política de valorização dos funcionários de carreira do DF, realizada pelo governo de Agnelo Queiroz. Seguindo a mesma linha, o governador anunciou outra medida importante. O Executivo envia nesta terça-feira (28/06) à Câmara Legislativa do Distrito Federal Projeto de Lei que equipara o valor do auxílio alimentação dos servidores do DF aos do governo federal.

Assim, o benefício passará dos atuais R$ 198 para R$ 304. Não haverá contrapartidas. Ou seja, o servidor não pagará uma parte do seu salário ao próprio governo, como ocorria anteriormente em casos de aumento no benefício. Outra meta definida pelo governador é conceder, até o início de 2012, plano de saúde a todos os servidores do DF.

Agnelo Queiroz destacou ainda que os profissionais que entram agora no serviço público do Distrito Federal terão incentivos, como cursos de formação continuada e planos de carreira, que serão definidos ao longo do governo. “Quero todos satisfeitos trabalhando com compromisso em prol da sociedade, para melhorar a imagem dos nossos serviços públicos e a qualidade do serviço prestado à população”, encerrou o governador.

Sonho realizado
A nutricionista Pricilla Lopes foi aprovada no início do ano para o cargo de analista de gestão educacional e afirmou que temia não ser convocada, após o governo suspender a contratação de novos servidores até que se fossem analisados todos os processos e contratos do GDF.

“Estava todo mundo preocupado, porque estavam congeladas todas as nomeações e todos sabiam da importância, especialmente na educação, no cargo de nutrição. A merenda escolar estava muito defasada e nós estávamos correndo atrás, por saber da importância do concurso”, disse Priscilla, comemorando a posse.

Kátia Godoy Cruz, nutricionista convocada para o mesmo cargo que Priscila, sonha com o momento em que vai poder ajudar na alimentação das crianças da rede pública. “Foi uma grande felicidade ser nomeada agora e já vou poder começar a contribuir na melhoria da qualidade da merenda escolar. A criança bem alimentada aprende melhor e consegue ter mais animo. Nosso trabalho vai muito além da comida”, afirmou Kátia.

Além do governador Agnelo e do secretário Denilson Bento da Costa, participaram da solenidade desta tarde as secretárias de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, de Educação, Regina Vinhaes, a secretária-adjunta da Mulher, Valesca Rodrigues Leão, os secretários da Criança, Dioclécio Campos Júnior, Particular do governador, Bolivar Rocha, de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, da Ordem Pública e Social, Agrício da Silva e de Governo, Paulo Tadeu, bem como o procurador-geral do DF, Roberto Leite Chaves, o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra, e os deputados distritais Rejane Pitanga e Israel Batista.

Lista de distribuição dos novos servidores

Órgão
Número de convocados
Secretaria de Desenvolvimento Social e Distribuição de Renda - Sedest
107
Secretaria da Mulher
43
Secretaria da Criança
131
Procuradoria Geral do Distrito Federal
25
Secretaria de Educação
141
Departamento de Trânsito (DETRAN)
79

Fonte: Suzano Almeida, da Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!