quarta-feira, 22 de junho de 2011

Erika apresenta projeto para proibir a cobrança de assinatura básica pelas operadoras de telefonia


Foto: Cal



Erika Kokay apresentou nesta quarta-feira (22), o PL 1630/2011, que proíbe a cobrança de assinatura básica pelas prestadoras de serviços de telecomunicações do regime público e estabelece a contagem de tempo de utilização como única fonte de remuneração desse serviço.
Leia a íntegra do PL 1630/2011 e acompanhe a tramitação aqui.
"As operadoras de telefonia no Brasil têm auferido lucros extorsivos, primordialmente devido à cobrança de assinatura básica – uma tarifa compulsória, que independe da efetiva utilização dos seus serviços. E é justamente por ser uma tarifa compulsória que as operadoras têm aplicado a ela reajustes muito superiores à inflação. Um estudo elaborado pela Agência Nacional de Telecomunicações revelou, por exemplo, que entre 1998 e 2007 o valor da assinatura básica residencial foi reajustado em espantosos 177%”, escreveu a deputada na justificação do PL.
O resultado desses reajustes é uma crescente participação da assinatura básica nas receitas das operadoras de telefonia. Somente no 4º trimestre de 2007, as operadoras arrecadaram R$ 5,6 bilhões com a cobrança de assinaturas, o que representa mais de 26% do total das suas receitas líquidas no período.
O Projeto de Lei apresentado por Erika vem em boa hora, já que o PL sobre o assunto com a tramitação mais avançada, o PL 5476/2001, encontra-se parado na Mesa Diretora da Câmara desde 2005, aguardando a constituição de uma comissão especial que o analise, e chegou a ser arquivado em janeiro desse ano. 
André Shalders
Assessoria de Imprensa
Site: www.erikakokay.com.br

5 comentários:

  1. Os créditos e os bonus já acabam rapidinho e ainda querem aumentar?
    Muito bem deputada Erika.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem deputada, seus atos são sempre em pró da sociedade, muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, não quero ser prejudicada com esses chupa-dinheiro que adoram cobrar mais do que devem.

    ResponderExcluir
  4. E depois ainda perguntam por que gostam mais de celular do que de telefone fixo.

    ResponderExcluir
  5. Brasilia DIA-A-DIA Melhorando com vc!
    AMO VC Erika

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!