terça-feira, 9 de outubro de 2012

Juventude e Participação Secretaria de Governo lança o projeto Gente Jovem Reunida, estratégia de mobilização para a eleição do Conselho de Juventude do DF



No próximo dia 10 de outubro o Governo do Distrito Federal dará um importante e histórico passo na consolidação de uma Política Distrital de Juventude. Será lançado, às 15h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, o projeto Gente Jovem Reunida, uma realização da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Governo.
O projeto é uma estratégia de participação que tem como principal objetivo promover ampla mobilização para a eleição do Conselho de Juventude do Distrito Federal, órgão colegiado responsável pela participação dos jovens na formulação de políticas que incluam a juventude nas ações governamentais e nos projetos de desenvolvimento econômico e social do DF.
O Conselho de Juventude do Distrito Federal será geracional, de caráter consultivo, e um importante instrumento de controle social da política pública, além de ser o espaço de diálogo entre o poder público, as organizações juvenis e o público jovem. Até dezembro, 49 jovens serão eleitos para compor o Conselho de Juventude, sendo 12 membros titulares representando o Poder Público; 12 titulares representando as organizações e entidades juvenis e; 25 membros titulares representando os jovens do DF.
Já em 2013, outros 700 serão eleitos conselheiros nas cidades do DF e terão a missão de propor, avaliar e monitorar as políticas públicas de juventude que beneficiarão os mais de 734 mil cidadãos, entre 15 e 29 anos.
Os conselhos são instâncias de participação política e um canal de comunicação da sociedade com o Estado no planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas. Ligados ao Poder executivo em todos os níveis (municipal, estadual e nacional), são nestes espaços que a sociedade civil organizada pode debater sobre os projetos e necessidades comuns e inseri-los na agenda governamental.
Direitos e oportunidades são palavras chaves quando se fala em juventude. Diante disso, a Secretaria de Governo reconhece a necessidade de esforços e ações para a consolidação de uma Política Distrital de Juventude, onde os jovens, em especial, os de baixa renda, possam estruturar seus projetos de vida, estudar, trabalhar, mover-se pela cidade, morar dignamente, ter tempo e condições para fazer e viver a cena cultural da cidade.
Para que isso aconteça, a participação dos jovens no processo de eleição e criação dos Conselhos de Juventude do Distrito Federal será fundamental.
Como participar
Para se candidatar a uma vaga de Conselheiro de Juventude do DF, o candidato ou candidata deverá se inscrever no site www.gentejovemreunida.df.gov.br, a partir do dia 16 de outubro, residir no DF e participar de pelo menos um encontro preparatório na sua localidade, de acordo com o calendário que será divulgado em breve no próprio site.
A eleição será realizada em novembro de 2012 e será aberta a todos os jovens do Distrito Federal, em local e horário a ser divulgado posteriormente.
Serviço :
O que: Lançamento do Programa Gente Jovem Reunida – Conselho de Juventude
Data: 10/10/12
Horário: 15h
Local: Salão Nobre do Palácio do Buriti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!