quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


  Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Roberto Barroso
Governador Agnelo Queiroz aponta ciência, tecnologia e inovação como o únicos caminhos para o desenvolvimento sustentável

A 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aberta nesta terça-feira (16) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília), tem como tema Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. Inaugurada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, com a participação do governador Agnelo Queiroz e da primeira-dama, Ilza Queiroz, a 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país até 21 de outubro, além de contar com a participação de universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.


O governador Agnelo Queiroz discursou na cerimônia de abertura e ressaltou a importância do incentivo à ciência, tecnologia e inovação como o único caminho para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, 3,5% do PIB do DF correspondem ao setor de tecnologia da informação. A erradicação da pobreza, outro tema abordado pela SNCT, também recebeu atenção do governador. De acordo com ele, a meta do GDF é acabar com a pobreza até 2014. “Vamos dar exemplo ao país ao sermos a primeira capital a erradicar a extrema pobreza”, assegura.



Segundo o ministro Marco Antonio Raupp, as pesquisas e intercâmbios científicos e tecnológico, e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados obtidos são fatores essenciais para enfrentar os desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. “Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável”, afirma o ministro.



O conceito de cidade sustentável é o foco da SNCT no Distrito Federal, que pretende despertar o interesse do público e aumentar a consciência coletiva sobre essa temática. Para atingir esse objetivo, serão promovidas ações e debates sobre estratégias e mudanças necessárias à consolidação de um modelo de economia verde que, em conexão com o desenvolvimento sustentável, contribua para erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais no país.



Mais de 1.000 atividades dentro da lógica da sustentabilidade estão programadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no DF. Destaque para o centro de triagem para reciclagem de lixo, hortas comunitárias e agroecológicas, oficinas sobre alimentação saudável, projetos e debates. Encarregada da infraestrutura e logística da SNCT/DF, Fernanda Pedrosa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explica como será construído o conceito de cidade sustentável: “A proposta é que o visitante, quando entrar no local, possa ver ideias e projetos para utilizar em seu cotidiano ou revertê-los em geração de renda."



A SNCT do Distrito Federal inclui a apresentação de 35 projetos de escolas públicas, exposição sobre os biomas do Brasil, mostra de instituições de pesquisa do sistema Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Também oferece atividades culturais, seminários e debates, que serão realizados em cinco auditórios e no anfiteatro do ExpoBrasília. A entrada do evento é gratuita, com funcionamento entre 8h30 e 20h durante a semana, e encerramento às 18h no fim de semana.

Adasa - A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) também participa da 9ª SNCT. Um estande foi montado no local, e técnicos da agência estarão presentes para orientar e tirar dúvidas dos visitantes. Haverá ainda distribuição de material educativo e informativo e exposição de roupas do desfile de moda sustentável da Semana Lago Limpo. 
A programação completa pode ser encontrada no site: semanact.mct.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!