segunda-feira, 8 de agosto de 2011

McDonald's cresce duas vezes mais na América Latina do que no mundo todo

Aos amantes dessa multinacional, é bom refletir se vale a pena, continuar investindo no que há de pior do Capitalismo. Sem falar da exploração com seus funcionários.


Receita líquida da companhia aumentou 15% no segundo trimestre do ano; Já a Arcos Dourados, maior franqueada da rede, registrou faturamento quase 30% maior no período
McDonald's em São Paulo
McDonald's em São Paulo (Paulo Fridman/Bloomberg/Getty Images)
Logotipo Exame.com  Os executivos do McDonald's provavelmente estão avaliando se foi mesmo um bom negócio ter vendido para Arcos Dorados, maior franqueada da marca na América Latina e Caribe, as operações da rede de fast-food na região. E o motivo para tal ponderação é simples: as operações globais da rede cresceram bem abaixo na comparação com as da sua maior franqueada.


Enquanto o lucro líquido da Arcos Dorados cresceu quase 40% no segundo trimestre do ano, os ganhos globais do rede avançaram 15%. Já a receita líquida cresceu 28,7% e 16%, respectivamente.



O McDonald's divulgou, ontem (7/8), os resultados globais da rede. O faturamento líquido da companhia somou 6,9 bilhões de dólares no segundo trimestre do ano, no mesmo período do ano passado, a rede havia faturado 5,9 bilhões de dólares. A Arcos Dorados registrou receita líquida de 888,5 milhões de dólares no período.



Os resultados da Arcos Dorados, no entanto, não são contabilizados no balanço global da companhia, isso porque, a empresa paga apenas royalties pelo uso da marca. Em 2007, a rede McDonald’s fechou um acordo de concessão de marca com a Arcos Dorados por 20 anos, podendo ser prorrogado por mais dez anos.



Desde então, a Arcos Dorados vem fazendo bom uso da marca. Nos últimos 12 meses, a companhia inaugurou cerca de 70 novos restaurantes nas regiões onde opera, elevando o número de lojas para quase 1800.


Desempenho satisfatório
Apesar do resultado inferior, o crescimento global da rede é visto como positivo. Segundo Jim Skinner, executivo da rede, os resultados demonstram a capacidade da rede de atrair mais clientes.
“Estou satisfeito com nosso desempenho no segundo trimestre e confiante de que nossos esforços vão impulsionar o crescimento rentável da companhia no longo prazo, apesar dos contínuos desafios de nosso ambiente econômico”, afirmou o executivo em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!