segunda-feira, 7 de maio de 2012

Surge uma nova França


Por: Clébia Rossa

A vitória de Hollande na França é um início radical de uma mudança que ocorrerá nos próximos anos na Europa. Novos ares virão e soprarão para a esquerda europeia que após as derrotas de Gordon Brown, na Grã-Bretanha, de José Luis Zapatero, na Espanha, de José Socrates, em Portugal, volta a sonhar com uma nova e progressista Europa.

Porém, para concretizar essa nova Europa, Hollande deverá enfrentar várias quedas de braço contra Merkel, para negociar, entre outros, seus planos de criar eurobônus (o que Merkel rejeitou repetidamente) ou reforçar o papel do Banco Central Europeu.

Claro que o novo comandante francês sabia do desafio que enfrentaria. "A Europa nos observa. No momento em que o resultado foi proclamado, estou certo de que em muitos países europeus se sentiu um alívio, uma esperança, a ideia de que, por fim, a austeridade não pode ser uma fatalidade", declarou Hollande no domingo após ser eleito.

Aliás vale nos lembrar das palavras da nossa comandante, Presidenta Dilma, que declarou várias vezes que "simples medidas de austeridade e consolidação fiscal não permitirão superar a crise na zona do euro" e que também são necessárias políticas de expansão dos investimentos no continente. Hollande entendeu o recado!

E para além disso, para além da economia, o socialista  é a favor do casamento gay, da adoção por casais formados por pessoas do mesmo sexo e das "ajudas ativas" para morrer dignamente. Assuntos polêmicos que Hollande não se furtou em dialogar com a sociedade, que a lição sirva para outros e outras candidaturas socialistas pelo mundo.

Achei lindo quando o novo presidente explicou que acredita no liberalismo nascido do espírito do Iluminismo, segundo o qual os indivíduos devem ser donos de sua vida particular, e ter o  Estado como fiador destas liberdades.

Em tempo, sem esquecer, que a Merkel seja a próxima, assim como Sarkozy não fará falta, aliás vai tarde.

Viva a nova França!
E por uma Europa progressista e socialista!
Viva o Socialismo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!