quarta-feira, 21 de março de 2012

Nota Pública sobre a extinção da SEJUV

MANIFESTO PELA VOLTA DA SEJUV

A Juventude do Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a decisão publicada no DODF dia 19 de março, a qual extingue um importante instrumento de construção e fomento de políticas públicas para a juventude: a Secretaria de Estado de Juventude do GDF, que foi criada como compromisso de campanha do Governador Agnelo Queiroz.
A juventude sempre foi protagonista dos principais movimentos de mudança na política, a exemplo disso citamos a participação ativa nos Movimentos Fora Arruda e toda a Máfia, Roriz Nunca Mais e as constantes lutas em prol do Passe Livre Estudantil.
Em Brasília vivem cerca de 734 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos, sendo que muitos caracterizam-se como o segmento da população mais marcado pela desigualdade social, que é a maior do país, mais afetado pela violência, mais atingido pelo desemprego e pela falta de qualidade na educação, segurança, transporte e moradia. Assim, reiteramos que a juventude é o segmento da população que mais carece de políticas públicas.
A Secretaria de Juventude do DF teve apenas três nomeados até agosto de 2011 e somou quatorze até o anúncio de extinção, sem ter orçamento para suas ações em 2011. Seu impacto nas despesas no DF não justifica sua extinção, nem aprimora as funções de articulação política e de gestão administrativa em meio ao cenário de austeridade e controle de gastos.
Todo o processo de construção do Centro de Referência de Juventude e do Conselho de Juventude do DF fica prejudicado com esta medida. É relevante ressaltar que a Secretaria de Juventude realizou a segunda maior Conferência no DF e era a única Secretaria de Estado do país voltada exclusivamente à temática e com um jovem petista à frente. A decisão faz com que todos os avanços em PPJ's conquistados sejam diluídos em uma Coordenadoria e por esta razão a Juventude do Partido dos Trabalhadores é contra esta medida e pede sensibilidade ao nosso Governo para que a revogue.
O nosso governo tem o compromisso de mudar esse cenário, mas para que isso aconteça é preciso, dentre outras medidas, ter uma Secretaria de Juventude forte, atuante, com estrutura e autonomia para dialogar e construir políticas públicas para a juventude, sendo enfim, um espaço de referência nacional na elaboração dessas políticas.
 
Juventude do Partido dos Trabalhadores no DF

Um comentário:

  1. Uma pena o fim da SEJUV.Não sei se foi por inoperância do secretário ou por falta de ter um projeto definido para o que veio.Quem perde são os jovens do DF.EDUCAÇÃO É TUDO!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante!