segunda-feira, 5 de março de 2012

Café da manhã em escola pública

O café da manhã dos estudantes da Escola Fundamental número 2 da Estrutural, nesta segunda-feira (5), contou com as presenças do governador Agnelo Queiroz e da primeira-dama, Ilza Queiroz. A unidade é uma das 78 instituições educacionais do Distrito Federal que fornecem refeições preparadas com alimentos produzidos por agricultores familiares do Distrito Federal incluídos no Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF). 
 
Junto às crianças, Agnelo Queiroz destacou que a refeição matinal é muito importante para o desempenho escolar. “Ao mesmo tempo em que garantimos a compra de produtos a preço justo do pequeno agricultor, estimulando o aumento da produção no DF, podemos oferecer refeição adequada e com qualidade para nossas crianças”, completou ele. 
 
A professora da unidade, Denise Daiane, concordou com o governador. “Após o café da manhã, os alunos ficam menos inquietos e se concentram mais na aula”, observou. A Escola Fundamental número 2 da Estrutural tem quase 2,1 mil alunos divididos em três turnos. A unidade também oferece a eles lanche, almoço, café da tarde e jantar. 
 
Participaram também do café da manhã os secretários da Educação, Denilson Bento da Costa; da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Daniel Seidel, além da administradora da Região Administrativa Estrutural, Socorro Torquato.
 
Daniel Seidel, da Sedest, informou que outras escolas serão incluídas no programa até julho. “A previsão é de que 50 novas escolas sejam introduzidas no programa de aquisição de alimentos até o final do semestre”, enfatizou o secretário. Segundo Denilson Bento da Costa, da Educação, os investimentos para a compra da produção da agricultura familiar devem alcançar R$ 7 milhões neste semestre.  “Estes produtos livres de agrotóxicos vão garantir a melhoria da qualidade da alimentação e do aprendizado de, aproximadamente, 15 mil estudantes no DF”, disse ele. 
 
Dieta balanceada – Os nutricionistas da Secretaria de Educação planejam o cardápio das escolas públicas conforme o valor nutricional de cada alimento e  a dificuldade de acesso das famílias aos produtos. “Escolhemos alimentos que muitas famílias não têm condições de comprar pelo alto custo, com destaque para laticínios, frutas e hortaliças. Esses produtos são fontes ricas em nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento do estudante, como fibras, vitaminas e minerais”, explicou a gerente de Alimentação Escolar (GAE) da Secretaria de Educação, a nutricionista Eliene Sousa. 
 
Com o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF), as escolas públicas da área rural ganharam mais duas refeições, o café da manhã e o lanche da tarde, além de variedade no cardápio. “Antes oferecíamos biscoito, leite. Agora temos mais opções, como iogurte, manteiga, bebidas lácteas e queijo”, enumerou a gerente.
 
Uma das metas da Secretaria de Educação é disponibilizar mais frutas no cardápio de todas as 652 escolas públicas do DF. As instituições com maior vulnerabilidade social terão café da manhã, almoço e lanche da tarde. Nas demais, o lanche será servido no meio da manhã ou da tarde, com grande variedade de frutas. 
 

Foto

Foto: Roberto Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!