sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Câmara homenageia deputados da primeira legislatura



Deputados distritais Integrantes da primeira legislatura  (1991-1994) foram homenageados no plenário da Câmara Legislativa na tarde desta terça-feira (5). A homenagem ocorreu na sessão que marcou o início das atividades no plenário em 2013, logo após a leitura da mensagem do governador, Agnelo Queiroz, que, assim com o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), esteve entre os primeiros deputados distritais eleitos pelo voto popular no Distrito Federal.
Os pioneiros do Legislativo local foram homenageados pela Mesa Diretora, que entregou diplomas de honra ao mérito aos parlamentares. Dentre os integrantes da primeira legislatura, há três ex-governadores, Agnelo Queiroz - atual titular do Governo do Distrito Federal - Maria de Lourdes Abadia e José Ornellas, além de secretários de governo e conselheiros do Tribunal de Contas do DF e outras figuras de destaque na políca do DF.
Representando os homenageados, o primeiro presidente da Câmara Legislativa, Salviano Guimarães, relembrou as dificuldades que os parlamentares enfrentaram na construção do Poder Legislativo do Distrito Federal. Guimarães ressaltou o período em que a Casa não tinha sede nem servidores próprios. "Funcionamos em espaços no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Nossos primeiros funcionários foram cedidos do Senado e do GDF. Familiares e correligionários trabalharam sem remuneração auxiliando os parlamentares", disse.
O ex-presidente observou que "em dois anos a Casa já funcionava normalmente", dotada de estrutura para exercer suas funções legislativas e fiscalizatórias. "Hoje podemos afirmar que a soma desses esforços, saberes e experiências, construiu um caminho rumo à democracia e à liberdade. Nesse processo deixamos nosso rastro, do qual temos muito orgulho", afirmou.
Wasny de Roure destacou a condição diferenciada do Poder Legislativo do Distrito Federal, que abrange competências legislativas de estados e de municípios. Lembrou também a  importância da luta da sociedade civil pela autonomia política no DF. O atual presidente da CLDF citou exemplos da contribuição individual de cada um dos homenageados. Cláudio Monteiro, por exemplo, foi lembrado pela lei que criou o Hemocentro de Brasília, e Cícero Miranda, como autor da Lei do Cinto de Segurança. "Foram momentos de dificuldades superados com muita determinação, inspirados pelo espírito democrático e com foco no interesse público", observou Wasny.
CLDF - A Câmara Legislativa do Distrito l foi criada após intensa luta pela autonomia política do DF. Em 1986, os brasilienses elegeram pela primeira vez seus representantes no Congresso Nacional e, somente em 1990, foram eleitos os primeiros deputados distritais. Esses parlamentares foram responsáveis pela elaboração da Lei Orgânica do Distrito Federal e do 1° Regimento Interno da CLDF, bem como pela estruturação administrativa e de pessoal da Câmara. Atualmente a CLDF está em sua sexta legislatura (2011-2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!