quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ato em defesa do legado Lula




  • O ato em defesa do legado Lula: 8 anos que mudaram o Brasil, que aconteceu na noite dessa terça-feira (5), lotou o auditório da Câmara Legislativa. No evento, promovido pelo PT/DF e pela bancada do partido na CLDF, reuniu militantes, representantes do governo local e grandes nomes da política nacional. O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu palestrou sobre as transformações sociais que o Brasil passou nos últimos 10 anos, a conjuntura política e os ataques da direita conservadora ao PT e ao ex-presidente Lula.  
    Durante o discurso de abertura do evento, o líder do Bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante, bastante emocionado, ressaltou a trajetória política dedicado ao Partido. Como um dos fundadores do PT no Distrito Federal, Chico fez o seu discurso em defesa do governo Lula e dos companheiros que, assim como ele, lutaram pela redemocratização do país. Ele também destacou a luta do ex-presidente Lula em levar dignidade para a população mais carente. “Eu sempre ouvi do companheiro Lula e isso ele falou desde a primeira campanha, que o sonho dele era viver em um país onde todas as pessoas tivessem ao menos três refeições por dia. Chegamos aqui e provamos que somos capazes de fazer um país melhor. Nós tiramos 40 milhões de pessoas da pobreza e colocamos na classe média”, lembrou.  “Portanto, tudo isso que nós fizemos não pode, em hipótese nenhuma, ser confundido com meia dúzia de pessoas que não conhecem a alma do povo brasileiro e que teimam em chamar a gente de quadrilheiros. Isso eu não aceito”, destacou.  
    Entre os vários temas defendidos pelo o ex-ministro José Dirceu, está o crescimento econômico brasileiro, os constantes ataques por parte da mídia e o julgamento no Supremo Tribunal Federal da ação penal nº 470, que ele classificou como o julgamento "político". Dirceu argumentou que o julgamento foi marcado para acontecer no ano eleitoral e as vésperas do segundo turno das eleições municipais de 2012. Para ele, o julgamento teve o principal objetivo de desconstruir o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visou derrotar a presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014.
    Confira os principais pontos da palestra de Dirceu
    “É preciso levar a palavra ao povo brasileiro. Não podemos permitir que a nossa palavra seja cerceada por aqueles que detêm o monopólio dos meios de comunicação”.
    Com os constantes ataques sofridos, José Dirceu chamou a atenção dos militantes para preparar o partido para os novos tempos.  “Fortalecendo a nossa democracia, qualificando os nossos militantes e os jovens, desenvolver novos meios de comunicação, fortalecer o partido. Estamos aqui não só para defender o ex-presidente Lula, mas para defender o povo brasileiro”.
    Para ele, o PT tem a obrigação de legislar, pois tem a maior bancada na Câmara Federal e uma a participação decisiva no Senado Federal: “Somos um partido da luta populares, sindicais, de gênero e de classe. Construímos e fizemos história no Brasil. Não somos um partido de uma agenda só e entendemos que as lutas estão interligadas e não há como separar”.
    “É preciso levar a palavra ao povo brasileiro, nós não podemos permitir que a nossa palavra seja cerceada por aqueles que detêm o monopólio dos meios de comunicação, muitos menos por aqueles que usurpam  o direito de falar em nome do nação brasileira. Quem fala em nome do povo brasileiro é o Congresso Nacional e a presidenta da república, que foram eleitos pela soberania popular”.
    Julgamento da ação penal 470: “A marcação do julgamento as vésperas do segundo turno. O caráter que ganhou o julgamento não tinha objetivo de fazer justiça, mas sim de retomar a tentativa de 2005 de desconstituir o PT e o nosso governo. Portanto, não se trata da questão de uma ou outra liderança, não se trata da denuncia do chamado “mensalão”. Se trata de colocar nos bancos dos réus o PT, o governo Lula”
    Dirceu fez comparação dos oito anos em que o país foi governado por Fernando Henrique Cardoso com os oito anos em que foi governado pelo ex-presidente Lula. Entre as ações destacadas, estão a reforma política, queda na taxa de desemprego, a transformações sociais e econômicas no governo PT.“Falar do legado Lula é necessário falar em números, no governo FHC a inflação era de 100%, hoje é de 50%; o salário mínimo era de 56 dólares, hoje é de 306 dólares, os empregos formais era de 5 milhões, na era Lula é de 17 milhões”, citou.
    Ataques da mídia:“Falam da questão da energia, da Petrobras, da Ação Penal, das alianças políticas que fazemos. Tudo feito por intermédio de aparelhos culturais e ideológicos. Não são só os jornais, mas o teatro, o cinema, os livros. Atacam em todos os setores, na educação, na cultura. Dizem que nunca houve corrupção como agora, mas eu digo que nunca se combateu a corrupção como agora. Falam que não há democracia, mas nunca houve democracia como agora”.
    Entre outros, estavam presentes no encontro o senador Eduardo Suplicy, deputada Erika Kokay, os deputados Roberto Policarpo e Paulo Rocha, o deputado distrital Chico Vigilante, o presidente da CLDF, Wasny de Roure, secretários de Estado, o embaixador da Venezuela, Maximilien Sánchez Arveláiz.
    Fonte: Bloco PT-PRB

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seu comentário é importante!