segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FHC lança Aécio omo pré-candidato à Presidência



'Aécio [..] tem, desde já, de assumir suas responsabilidades', disse FHC.
Presidente do PSDB, Sérgio Guerra, defendeu que senador lidere o partido.

Iara Lemos *Do G1, em Brasília
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou nesta segunda-feira (3) o senador Aécio Neves (MG) como pré-candidato do PSDB à Presidência da República pouco antes do início, em Brasília, de um encontro de prefeitos eleitos da legenda com os principais líderes do partido (veja no vídeo ao lado entrevista de FHC ao blog de Cristiana Lôbo).
“Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome [para a Presidência] e, ao mer ver, desde já, tem de assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para ele poder começar a percorrer o Brasil”, afirmou Fernando Henrique.
A posição do ex-presidente da República foi compartilhada pelo presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE). “O Aécio é hoje o candidato que o PSDB tem para a Presidência da República”, declarou.
Guerra ainda defendeu que Aécio assuma a presidência do partido. A convenção será realizada no próximo ano.

Aécio, que chegou alguns minutos atrasado, preferiu não assumir a pré-candidatura. “Eu cumprirei meu papel como sempre cumpri. O Brasil está cansado do que está vendo [...] Eu vou cumprir meu papel seja ele qual for, só não vou antecipar etapas", disse.“Não há ninguém no PSDB que não torça pela candidatura do Aécio [à Presidência da República]. Aécio é sem dúvida o candidato da grande maioria do PSDB e deve ser o presidente do partido. É o chefe que precisamos, o líder que valorizamos”, disse.

Fernando Henrique afirmou que considera possível que o partido ganhe as eleições presidenciais em uma eventual disputa com a atual presidente Dilma Rousseff.
“Claro que é [possível ganhar da Dilma]. Eu sei que a presidente tem popularidade, mas veja bem, o presidente Lula foi [eleito] duas vezes no segundo turno. Então, esta questão a gente tem de ver com mais entusiasmo, isso vai depender do candidato”, disse.
Fernando Henrique e Sérgio Guerra afirmaram que o partido vai lançar uma agenda de propostas, com bases em expectativas da população.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lança o Senador Aécio Neves como líder da oposição no Seminário do PSDB realizado em Brasília (DF) (Foto: Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo)O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lança o Senador Aécio Neves como líder da oposição no Seminário do PSDB realizado em Brasília (DF) (Foto: Wilson Pedrosa/Estadão Conteúdo)
Alckmin
Em São Paulo, antes de tomar conhecimento da fala de FHC no encontro de prefeitos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) comentou a entrevista do ex-presidente ao jornal "Folha de S.Paulo", na qual ele manifestou a mesma posição em relação a Aécio.
“O presidente Fernando Henrique lembrou o nome do Aécio Neves, que é um grande nome. Eu acho que ainda tem tempo ainda. Eu não sou mineiro, mas nesse caso não há razão para este momento ser o momento da decisão. É um processo que você vai amadurecendo. Agora, o presidente Fernando Henrique é um homem de visão, um estadista. Então, ele deu aí um norte importante. Mas acho que a decisão mesmo deve ser no ano que vem”, declarou o governador.
Perguntado se poderá colocar novamente o nome à disposição do partido para a disputa da Presidência, o governador, torcedor do Santos, respondeu: "Candidatíssimo à presidência do Santos Futebol Clube. Se o Luis Álvaro [atual presidente] me permitir.”
* Colaborou o G1 SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!