segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Certificada a primeira turma de palhaços em Samambaia




Há quem seja chamado de palhaço e não se ofenda. Há quem seja amigo de palhaços. Há quem seja palhaço profissional, com muito ‘humor’ à profissão. Nesse sábado, 18/08/2012, foi certificada a primeira turma de palhaços qualificados pelo Ponto de Cultura Galpão do Riso, parceiro da Incubadora de Palhaços da UnB, patrocinado pela Secretaria de Cultura/DF e apoiado pela Administração Regional de Samambaia.

“O curso ‘A Arte do Palhaço’ é uma iniciação técnica de nível básico na arte da palhaçaria. A ideia surgiu em 2003, no Parque Três Meninas, quando instalamos lá o Galpão do Riso. Depois fui cursar Licenciatura em Artes Cênicas na UnB, onde fizemos essa parceria e, em 2011, obtivemos recursos do programa Cultura Viva, da Secretaria de Cultura/DF, que mantém 20 Pontos de Cultura no Distrito Federal. A Administração Regional cedeu o Centro Comunitário da QS 403, onde estamos instalados”, conta João Porto, coordenador do Ponto de Cultura Galpão do Riso.

“Motivamos os alunos a se profissionalizarem e sobreviverem dessa arte. No primeiro módulo, de dezembro de 2011 a agosto de 2012, com 520 horas/aula, desenvolvemos técnicas circenses, improvisação cênica e intervenções na comunidade, visando a interpretação. No segundo módulo, que começa em outubro próximo, vamos focar em instrumentos musicais, figurinos e maquiagem”, explica Paula Sallas, também formada pela UnB e coordenadora pedagógica do projeto.

“Nossa cidade é rica no fazer artístico e cultural. Temos aqui as melhores quadrilhas juninas do Brasil; temos o espetáculo teatral Paixão do Cristo Negro; temos vários espaços como o Imaginário Cultural, IACC, Brasil Vivo, Ponto de Cultura, Biblioteca Inezil Penna Marinho e o Conselho Regional de Cultura mais atuante do Distrito Federal. É por isso que a Administração Regional e o Governo do Distrito Federal estão empenhados na implantação do Complexo Cultural Samambaia”, disse o administrador Risomar Carvalho, no 3º Seminário de Cultura de Samambaia.

Para que quiser conhecer de perto arte desses palhaços recém certificados, uma boa oportunidade é o 38º Sarau Complexo (pela implantação do Complexo Cultural), sexta feira, 31/08/2012, a partir das 19h, na Estação Terminal do Metrô , Centro Urbano de Samambaia. O grupo estará ali com o espetáculo ‘La Pirágua Errante’, intervenção teatral valendo-se de técnicas da palhaçaria e instrumentos musicais. O sarau segue até meia noite, com muitas outras atrações artísticas. Imperdível!

Repórter: Élton Skartazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!