sexta-feira, 13 de abril de 2012

GDF autoriza início das obras das ciclovias da UnB


O Governo do Distrito Federal autorizou o início das obras de 61 quilômetros de ciclovias. A autorização inclui o trecho de 12 quilômetros que passará pelo campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Ao todo, o investimento é de R$ 18,2 milhões.
A construção deve começar nos próximos dias. O trabalho será executado por mais de uma empreiteira. Na UnB, a responsável pela obra é a Vale do Ipê. O contrato é de R$ 3,4 milhões. "A previsão é de que as obras durem quatro meses", afirmou o arquiteto Alberto de Faria, diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), que esteve na Secretaria de Obras nesta quinta-feira 12 para acompanhar a assinatura das ordens de serviço. 

Os 61 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas e pedestres estão distribuídos em quatro localidades do Distrito Federal: Plano Piloto (44 km), incluindo a UnB; Ceilândia (8,2 km); Guará (5,7 km) e Paranoá (3 km). O prazo para conclusão dos circuitos é de 4 a 6 meses.

O trecho que passa pela universidade (veja o mapa) inclui praticamente todas as vias importantes dentro do campus e também contornará as avenidas L4 e L3, passando pelo Hospital Universitário (HUB) e ao longo do Setor de Clubes Norte.


CAMPANHAS - As obras fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana do Distrito Federal, que pretende criar um sistema cicloviário – que inclui ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas e rotas ciclísticas – com 600 quilômetros de extensão até 2014.

Até o momento, foram construídos 41 km de ciclovias no DF. A primeira fase do projeto, na qual a UnB está incluída, prevê a construção de 235 quilômetros de via. A Secretaria de Governo do GDF espera abrir editais para outros 200 quilômetros de malha cicloviária no segundo semestre deste ano. Apesar da iniciativa, especialistas cobraram campanhas de conscientização, sistemas de redução de velocidade para veículos e estacionamento para bicicletas. Leia mais aqui.

O GDF planeja ainda disponibilizar ciclofaixas de lazer em outras cidades, como ocorre no Eixão aos domingos, oferecer vagas de bicicletas em todos os edifícios públicos e realizar um estudo para informar vias recomendáveis para o tráfego de bicicletas, as chamadas rotas ciclísticas.

Fonte: UNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!