quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BRB tem novo presidente

Em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, empossou na manhã desta quarta-feira o novo presidente do Banco de Brasília (BRB), Jacques Pena. 
 

“É imensurável a importância do Banco de Brasília para a economia do Distrito Federal e também do Centro-Oeste. Enfrentamos concorrência fortíssima tanto de instituições públicas quanto privadas e, apesar de todas as dificuldades, estamos abrindo o caminho para termos um banco saudável, sem dívidas. A experiência e a visão de modernidade e empreendedorismo de Jacques Pena dão a ele todas as condições para dirigir esta instituição”, destacou Agnelo Queiroz.  
 

O governador ressaltou que gestões passadas tinham a intenção de privatizar o banco e desvinculá-lo da história da cidade. “Em vez de fortalecer o BRB e buscar novas fontes de financiamento, muitos propuseram o abandono. Esta não é a visão deste governo e nem do novo presidente desta instituição”, tranquilizou o governador. 
 

A afirmação foi reforçada pelo novo presidente em seu discurso de posse.  “O BRB não está à venda e esta hipótese não está na agenda de seu acionista controlador, o Governo do Distrito Federal. Nossa missão é dar continuidade ao soerguimento do banco e à valorização dos funcionários”, garantiu.  
 
Jacques Pena explicou que, em 2010, o BRB fechou o ano com déficit e que o grande desafio de sua gestão é resgatar a saúde financeira da instituição, que foi abandonada pelas gestões anteriores.
 
O novo presidente do BRB frisou também que a sua gestão terá como prioridades investimentos maciços em tecnologia da informação, a regionalização do banco e a adoção de uma governança corporativa e transparente. Em relação à portabilidade das contas-salários dos funcionários do GDF (agora os servidores podem escolher o banco por meio do qual receberão seus salários), Jacques Pena garantiu que intensificará esforços para manter os atuais correntistas e conquistar novos clientes. "Precisamos tratar o servidor do GDF como nosso primeiro mercado, porque é nossa história e nosso presente”, observou. 
 

Jacques Pena foi indicado para ocupar a presidência do BRB pelo governador Agnelo Queiroz. Seu nome foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, no início de dezembro do ano passado, com 21 votos favoráveis. Ele também foi aprovado pelo Banco Central. Pena tomou posse em cerimônia que contou com a forte presença de secretários de Estado, deputados distritais e outras autoridades.
 
Perfil – Mineiro de Caratinga, Jacques Pena, 55 anos, é funcionário aposentado do Banco do Brasil e ocupou os cargos de chefe da Casa Civil e de secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Agnelo Queiroz. Também foi secretário-geral do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (1992 a 1995); integrante do Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ (2000 a 2004); presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília (2001 a 2003) e presidente da Fundação Banco do Brasil, entre março de 2003 e maio de 2010. Jacques Pena é casado e tem quatro filhos.

Foto

Foto: Roberto Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!