quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

EPTG também terá faixa exclusiva para ônibus

EPTG também terá faixa exclusiva para ônibus

Foto: Leonardo Arruda/247

DFTRANS ANUNCIOU MUDANÇA QUE ENTRARÁ EM VIGOR A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (31); NÃO HAVERÁ EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS NA PISTA; TEMPO MÉDIO DE VIAGEM SERÁ DE 7 MINUTOS; MULTA PARA QUEM INFRINGIR A REGRA SERÁ DE R$ 53, ALÉM DA RETIRADA DE TRÊS PONTOS NA CARTEIRA

Natalia Emerich_ Brasília 247 – Depois da experiência obtida na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), a partir de terça-feira (31), a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) também terá uma faixa exclusiva para ônibus. Pelo menos 40 coletivos – 80 nos horários de pico – vão trafegar pela linha semiexpressa, ou seja, que não permite o embarque e desembarque de passageiros. Quem precisar parar no caminho terá que pegar os ônibus que circularão nas vias marginais da EPTG.
As mudanças no fluxo da EPTG foram anunciadas pelo diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antônio Campanella, nesta quinta-feira (26). De acordo com ele, limitar a faixa da esquerda à circulação dos ônibus é uma medida provisória, que tem como objetivo dar mais vazão ao trânsito e aumentar a segurança para pedestres e motoristas.
Com a alteração, o tempo médio de viagem dos passageiros poderá ser reduzido em até 14 minutos – sete minutos por trecho. O diretor do DFTrans está otimista com as novas ações e explica que as medidas fazem parte de um conjunto de intervenções que começaram em 2011, para diminuir os transtornos de quem transita pelas vias rápidas do Distrito Federal.
“Vamos segregar a pista, que foi idealizada para contemplar ônibus, mas é utilizada por carros de passeio”, afirma Campanella. Segundo o diretor do DFTrans, a medida também evitará infrações por parte de alguns condutores. “Tem gente que aproveita o espaço para andar a 150 quilômetros por hora na pista”, questiona.
Sinalização
A faixa exclusiva já foi pintada. Nos próximos dias, a EPTG receberá sinalizações horizontais e verticais. O governo também fará campanhas de conscientização com os motoristas durante o período de adaptação, que deverá ser de 30 dias. Depois, quem infringir as regras e trafegar pela linha exclusiva para ônibus poderá ser multado em R$ 53,23 e perderá três pontos na carteira de habilitação.
As mudanças vão afetar motoristas, mas serão sentidas principalmente por quem depende do transporte público. O corredor exclusivo para ônibus terá linhas semiexpressas nos dois sentidos – o passageiro não poderá embarcar ou desembarcar ao longo da EPTG, só nas paradas de Taguatinga e do Plano Piloto. Aqueles que saltam durante o percurso terão de andar nos ônibus que trafegam pelas marginais.
Ao todo, a frota de coletivos que circula pela EPTG é de 200 veículos – no horário de pico, o número pode chegar a 400. A princípio, apenas 20% dos ônibus poderão transitar ao longo dos 11,5 quilômetros de faixa exclusiva, que será liberada também para escolares, táxis, e outros meios de transporte de massa. “A frota continuará a mesma e, provavelmente, os pontos de gargalo da via continuarão”, alerta o diretor do DFTrans. De acordo com ele, as medidas vão amenizar os transtornos da via, mas não podem resolver todos os problemas.
Campanella informou ainda que o modelo da frota que circulará pela EPTG ainda não foi definida, mas o objetivo é modernizar os veículos. Atualmente os ônibus possuem porta à esquerda. A ideia é comprar veículos com portas dos dois lados, para que os ônibus possam transitar tanto pela linha semiexpressa quanto pela faixa tradicional.

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