domingo, 22 de maio de 2011

Governo do DF lançará plano para superar desigualdade social

 combate a miséria e a pobreza, maiores bandeiras de Dilma Rousseff, terão que passar por questões regionais, ou seja, precisarão de apoio de prefeitos e governadores. Os problemas constatados em pesquisa são regionais. De acordo com o Instituto de Pesquisa Economica Aplicada -- Ipea, o Distrito Federal tem a maior desigualdade social do país, onde a diferença entre ricos e extremamente pobres é altíssima.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Arlete Sampaio, será enviado em breve para avaliação dos deputados distritais um plano de trabalho em forma de projeto de lei direcionado à superação da extrema pobreza.

O estudo mostra que para reverter esse quadro a administração do governador Agnelo Queiroz (PT) vai ter muito trabalho pela frente. A pesquisa do Ipea divulgada na sexta-feira (20) comprova a desigualdade. "Temos regiões em que a presença de extremamente pobres é muito maior do ponto de vista da totalidade da população local. Por outro lado temos, como é o caso do Distrito Federal, uma participação de extremamente pobres em menor escala, independente das dimensões diferenciadas por regiões do Brasil", disse o presidente do Ipea.

Para resolver a questão será preciso maior participação das prefeituras e governos estaduais. "O mais importante é chamar a atenção para as dificuldades em identificar e localizar esses segmentos sociais muito pobres, tendo em vista que eles são historicamente já marginalizados e deserdados de políticas públicas. Portanto, o governo ao definir uma linha de extremamente pobres tornou mais complexa a atuação da política pública, porque isso implicará numa reorganização das ações que estão no plano federal, que já vem sendo executadas. E será anunciado em breve o programa de enfrentamento da miséria extrema, e simultaneamente também exigirá por parte dos governos estaduais uma reorganização das suas próprias ações, porque é muito difícil um programa federal ter êxito se não contar com apoio dos governos estaduais e municipais", diz Pochmann.

A secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Arlete Sampaio e o diretor de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Oswaldo Russo de Azevedo, falaram sobre a preocupação e as ações do governo petista para combater a desigualdade social. (Bruno Costa e Ricardo Weg - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!