Um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Direito Humanos, da Presidência da República, mostra que o Distrito Federal tem o maior número do país de menores cumprindo medidas socioeducativas em relação ao número de habitantes. São 29,6 internados para cada dez mil adolescentes.
Segundo o levantamento, depois do DF, a região com o maior percentual de menores que se encontra em medida de restrição da liberdade é o Acre, com 19.7. Em seguida está São Paulo, com 17,8 menores internados para cada dez mil adolescentes.
O levantamento da Secretaria de Direitos Humanos foi fechado em dezembro de 2010. Na época, o Distrito Federal tinha 775 menores internados.
O delegado da Criança e do Adolescente Valder Braga diz que em cada plantão de 12 horas, chega a fazer dez flagrantes de menores, muitas vezes envolvidos em crimes violentos como homicídio, tráfico de drogas e roubo.
“Considerando a questão do volume de crimes hoje no Distrito Federal, se for fazer uma análise de percentual, certamente a gente vai verificar que a prática de delitos em sua maioria seria perpetuada por adolescentes”, calcula o delegado.
(Do G1 Brasília)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!