Panorama da saúde em Samambaia/DF
Samambaia, 12ª Região Administrativa do Distrito Federal, hoje com aproximadamente 200 mil habitantes, quer melhorar seu sistema público de saúde. “Temos para isso total apoio da Secretaria de Saúde e do GDF, bem como uma parceria altamente produtiva com os órgãos locais: Administração Regional, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Regional de Ensino e Conselho Regional de Saúde”, declara o doutor Fontes Teles, diretor regional de saúde.
O Hospital Regional de Samambaia - HRSAM (QS 614), passou por recente reforma: aumentou em 10 o número de leitos; incrementou o laboratório para atender toda a região; deixou em pleno funcionamento a sala de imagem, com mamografia, tomografia, raio-X e ultrasonografia.
Inaugurada em 15/02/2011, até o final de junho a Unidade de Pronto Atendimento - UPA (QS 107) fez 35 mil atendimentos, desafogando as emergências dos hospitais regionais. Funcionam regularmente os Centros de Saúde Nº 01 (QR 408), Nº 02 (QR 611), Nº 03 (QN 429) e Nº 04 (QN 512). Existem três postos do Programa de Saúde da Família - PSF, nas quadras 317, 125 e 501. Estão em construção três Unidades Básicas de Saúde - UBS, nas quadras 523, 122 e 306.
Os recursos humanos lotados nessas unidades giram em torno de 1.400 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários e administrativos. “Precisamos aumentar a quantidade de médicos, agentes comunitários, Unidades de Saúde da Família e leitos hospitalares. Em 2012 perceberemos as melhorias decorrentes da reestruturação de todo o sistema de saúde do Distrito Federal iniciado no Governo Agnelo”, diz o Dr. Fontes.
Conselho Regional de Saúde
Composto por agentes comunitários e governamentais, o Conselho de Saúde de Samambaia promove o diálogo entre a comunidade e o governo, a fim de elevar o atendimento à saúde. “Temos atuado no PDOT para não perdermos as áreas destinadas à saúde, como o conjunto 05, quadra 302, Centro Urbano, onde está a pedra fundamental do Hospital Regional de Samambaia”, alerta Sabina Batista, presidente do Conselho Regional de Saúde.
A proposta é ocupar logo essa área no Centro Urbano, visada pelo mercado imobiliário. “Samambaia cresce rapidamente e o atual hospital regional, implantado provisoriamente pelo então governador Roriz, não comporta a demanda da região. Queremos nosso hospital com a dimensão necessária, ainda mais se Samambaia e Recanto das Emas forem englobados num único pólo de saúde, conforme ouvimos falar”, ressalta o administrador Risomar Carvalho.
Cresce a idéia de se criar parcerias público-privadas para administrar as novas UPA’s a serem inauguradas no Distrito Federal. Com a implantação do Hospital Regional definitivo, o atual HRSAM deverá se tornar uma Unidade Materno Infantil. Para participar do debate os interessados devem contatar com a presidente Sabina Batista, fone (61) 9682.4011.
Fonte: Assessoria de comunicação da Administração de Samambaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!