quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Quem é Janja Lula da Silva, a futura primeira-dama do Brasil

 Com a vitória do Presidente Lula, o Brasil terá uma nova primeira-dama. A socióloga Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, ocupará o posto após desempenhar papel de destaque na campanha do PT. 

 Janja nasceu em 1966 na cidade de União da Vitória, no Paraná. Ainda bebê, se mudou para a capital Curitiba. Mais nova de dois irmãos, é filha de Terezinha da Silva, dona de casa falecida em 2020, e José Clóvis da Silva, comerciante aposentado de 82 anos.

Com apenas 17 anos, a nova primeira-dama se filiou ao PT. Rosângela estudou Sociologia na Universidade Federal do Paraná. Ela tem MBA em Gestão Social e Sustentabilidade, e também especialização em História. 

Entre 2005 e 2012, foi assistente do diretor-geral e coordenadora de programas voltados para o desenvolvimento sustentável na Itaipu Binacional. Voltou para a empresa em 2016 e saiu em 2020. 

Janja também trabalhou na Eletrobrás como assessora de comunicação e relações institucionais de 2012 a 2016. Segundo a revista Veja, Rosângela já foi casada por mais dez anos e não tem filhos.

Petista de “carteirinha”, como se intitula, Janja era pouco conhecida do entorno político de Lula. Ela é conhecida por militar pelos direitos das mulheres e pela proteção dos animais. 

“[Ela] é uma pessoa muito politizada, tem uma cabeça política boa e é muito feminista", revelou Lula em setembro de 2021 em uma entrevista com o rapper Mano Brown.

Mulher de fibra, forte, guerreira, inteligente, sensível. Com esses atributos, Janja já conquistou o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!