sexta-feira, 23 de maio de 2014

Centro de Juventude inaugurado

Primeiro Centro de Juventude é inaugurado

  
Primeiro Centro de Juventude é inaugurado
Estrutural recebeu equipamento da política de atenção ao jovem
A política pública de juventude iniciou um novo momento no Distrito Federal nesta quinta-feira (22/05). Foi inaugurado o primeiro Centro de Juventude, na Cidade Estrutural, em frente à Administração Regional. O governador Agnelo Queiroz participou do evento e destacou a importância da construção de um ambiente como o Centro. "Esse é um momento histórico para nossa política de juventude. Vai beneficiar toda a cidade, mas principalmente os jovens, que vão ter, a partir de agora, um espaço de convivência", disse.
O Centro de Juventude vai oferecer atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional e educacional para os jovens entre 15 e 29 anos. “Vai dar oportunidade aos jovens de desenvolver muitos dos seus talentos. Os jovens serão integrados com atividades saudáveis, ajudando o seu desenvolvimento pleno”, explicou o governador.
O secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, ressaltou que o Centro faz parte de um conjunto de iniciativas que compõem a Política de Atenção ao Jovem. “Nesse conjunto de ações, o Centro é um espaço de referência, de atuação no território. É importante começar aqui na Estrutural porque é a oferta de um equipamento público numa das áreas de maior carência no Distrito Federal. É uma ação do governo voltada inicialmente para onde mais precisa”, afirmou.
Carlos Odas, coordenador de Juventude da Secretaria de Governo, relembrou iniciativas importantes para a melhoria da qualidade de vida dos jovens do DF, tais como: a desativação do CAJE e início de um novo formato de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei; ampliação do acesso ao ensino técnico; e implementação do Jovem Candango que, inclusive, teve suas inscrições oficialmente abertas pelo próprio governador.
Socorro Torquato, administradora da Estrutural, declarou que é uma grande honra para a cidade receber este espaço. “Essa inauguração demonstra o empenho do governo em melhorar a vida de quem mais precisa. Que isso possa mudar toda a história da cidade”, disse.
O rapper GOG também falou sobre a importância de começar a implantação dos Centros pela Estrutural. “Esse é um território de grande vulnerabilidade social. A juventude tem que ser percebida”, disse o artista brasiliense.
Iandra Luiza Marques, de 19 anos, cursa gestão de políticas públicas na Universidade de Brasília (UnB) e, apesar de morar em Ceilândia, afirmou que é importante participar de atividades relacionadas às políticas públicas de juventude. "Somos mais de 50 milhões de jovens no Brasil. É bom ver política pública acontecendo e ver o governo em ação a favor dos jovens", comemorou.
As ofertas básicas dos Centros de Juventude são qualificação profissional, serviço especializado de convivência e ação social e comunitária. Dentro desses três eixos, serão oferecidas ações de inclusão social e cultural, fortalecimento de vínculos entre os grupos juvenis e entre os jovens e suas comunidades, bem como o suporte necessário do Estado para a construção de suas trajetórias de vida, sobretudo aos mais carentes. A organização do Centro está a cargo da Secretaria de Governo, por intermédio da Coordenadoria de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!