Pesquisa indica preocupação com causas coletivas, independentemente da política partidária
Franklin de Freitas/AE 18.06.2011 |
Um levantamento divulgado na última semana pode acender uma “luz vermelha” nos partidos políticos do Brasil. De acordo com o estudo “Sonho Brasileiro”, realizado com cerca de 3.000 pessoas de 18 a 24 anos em 23 Estados, 59% dos brasileiros não têm preferência por uma legenda, embora a maioria dos jovens demonstre preocupação com causas coletivas.
Fonte: Amanda Polato e Marina Novaes, do R7
Opinião do nosso Blog
Acho de péssimo gosto, algumas manipulações por parte de alguns, principalmente no quesito "participação da juventude". Primeiro, que não se filiar há nenhum partido político, não significa que o mesmo não faça política. Segundo que como mostra a própria pesquisa, o jovem cada vez mais participa e se envolve em problemas coletivos, aliás não se filiar há nenhum partido político, não significa uma pessoa totalmente alienada e fora da políticas e dos problemas do país. Eu entendo, que a política realmente seja, a procura eterna da resolução dos problemas comuns, outra coisa, se o jovem se preocupa com as causas coletivas, significa que de alguma forma a grande maioria participa de algum movimento, seja ele em partidos políticos, na igreja, na cultura, no esporte, na escola, na universidade, no bairro, no trabalho e etc. Ao contrário do que muitos imaginam e divulgam, a militância não se inicia em partidos políticas, ou pelo menos não deveria, mas sim nos movimentos sociais. E o jovem entre 15 e 24 anos, se encontra na fase de definições. E geralmente nessa fase da vida, já estão envolvidos sim, nos movimentos sociais, e nesse caso, futuramente irá escolher um partido político que ele se identifique.
Outra questão falsa é afirmar que os jovens se afastam da política, devido os escândalos que assolam nossos noticiários,e por isso é fundamental compreendermos que isso não é política – isso é um recorte que a mídia nos oferece. Cuidado!
Para concluir, a juventude brasileira é ativa, participativa e interessada nos problemas do país, aliás nada mais causa mais horror a ordem que um jovem contestador, por isso o interesse de afasta-los da política, com falsas afirmações. E por isso, nosso cotidiano deve ser cercado de sonhos e lutas, para construirmos uma sociedade com mais justiça, igualdade, liberdade e fraternidade. Este é o nosso fim e deve guiar nossas ações.
Clébia Rosa
Matéria interessante, mas duvidosa. A mídia sempre acha um jeito de tentar afastar a juventude da política e dos partidos, pq uma vez organizados fica mais dificil controlar né.
ResponderExcluirOlga Souza- RJ
Concordo Clébia com vc.
ResponderExcluirA mídia sempre tenta alienar todo mundo msm.
Clara Lopes