Marcos Agostinho - MinC -
A reconstrução de oito bibliotecas e a modernização de outras quinze, atingidas pelas fortes chuvas que caíram sobre Alagoas em junho de 2010, estão entre as prioridades do Ministério da Cultura.
Foi o que afirmou, nesta quarta-feira (16), a ministra Ana de Hollanda, durante encontro com o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, e o secretário de cultura do estado, Osvaldo Viegas, em Brasília.
“Procuraremos um modo de ver a questão como prioritária e enquanto isso oferecemos nosso corpo técnico para trabalhar nos estudos dos projetos de revitalização desses espaços, além de promovermos convênios de cooperação técnica e cursos de capacitação”, ofertou a ministra.
Ana de Hollanda explicou que o ano de 2011 será caracterizado por ajustes e busca de equilíbrio entre o orçamento e os investimentos. “Todos sabemos que estamos passando por ajustes, sofremos cortes no orçamento e precisamos procurar adequação a esse momento.
Estudaremos formas de ajudar da melhor forma o estado de Alagoas e a região afetada”, disse.
O secretário de cultura afirmou que a relação com o ministério sempre foi profícua e que não há dúvida do empenho do órgão em contribuir com os projetos. “Começamos com três convênios, agora já são quinze nas mais diversas áreas, como patrimônio, livro e leitura, museus, dentre outras”, afirmou Osvaldo Viegas.
Viegas ainda informou que vários projetos estão em curso no estado, sobretudo, no que tange a área de recuperação patrimonial. Ele citou como exemplo, a restauração da Catedral de Maceió, da Catedral Diocesana de Penedo e o Arcebispado de Maceió. Este último, abandonado há dez anos, passará a abrigar uma escola diocesana de artes e ofícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!