terça-feira, 4 de junho de 2013

Começa o primeiro mandato do Conjuve-DF

Governador Agnelo Queiroz participou da cerimônia oficial de posse dos jovens eleitos para o Conselho de Juventude do Distrito Federal


Na noite desta segunda (3), os jovens que compõem o primeiro mandato do Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve-DF) tomaram posse em cerimônia oficial realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O governador Agnelo Queiroz entregou pessoalmente os certificados para um grupo de conselheiros.
Os 14 conselheiros titulares e os seis suplentes eleitos pela sociedade civil e os sete titulares que representam o governo no Conselho participaram do evento, que contou ainda com a presença de secretários de Estado e representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
Durante seu discurso, o governador ressaltou a importância do Conjuve-DF e a transversalidade das políticas públicas para essa faixa da população. “O conselho vai fortalecer os laços de participação popular, trazendo o jovem para acompanhar, fiscalizar e apreciar temas de interesse para a juventude em todas as áreas”, disse.
Agnelo Queiroz lembrou os projetos e programas do GDF voltados para a juventude, como o Jovem Candango e o Jovem Educador, e anunciou novas iniciativas para este público, como a reedição do Projovem no DF, com 4.500 vagas, e a qualificação profissional de 2.460 jovens que saíram de medidas socioeducativas.
“Não vamos resolver o problema da juventude reduzindo a maioridade penal, vamos resolver com políticas públicas que possibilitem ao nosso jovem o seu desenvolvimento completo num país com grandes oportunidades”, comentou o governador, sob aplausos.
O secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, também participou da cerimônia e registrou que este governo quer que o jovem participe ativamente da construção e implementação das políticas públicas para este segmento da sociedade.
“Na gestão que nos antecedeu, os jovens estavam ali do lado de fora, correndo da polícia, quando protestavam pelo fim da corrupção; nós queremos o jovem aqui dentro do governo, nesse salão, em todos os espaços públicos e políticos, construindo a solução para o Distrito Federal”, explicou.
Conselhos de Juventude
O coordenador-adjunto de Juventude da Secretaria de Governo, Walder Rodrigo, lembrou que mais de mil jovens participaram da eleição do Conjuve-DF e que em 2013 os jovens do DF tiveram grandes conquistas, como o título de Capital Ibero-americana de Juventude, a Praça Ibero-americana no aniversário de Brasília. Ele anunciou ainda que, em breve, será lançado o calendário para o mês da Juventude.
“Brasília está no caminho certo, com essa rede que vem sendo instituída entre o Governo do Distrito Federal, a Secretaria Nacional de Juventude, órgãos internacionais de juventude e a sociedade civil, que está aqui hoje representada pelos conselheiros, sabemos que a vitória será grande”, comemorou.
O presidente do Conjuve nacional, Alessandro Melchior, parabenizou o GDF pela realização da conferência eleitoral Conselho do DF, pela criação da Coordenadoria de Juventude e pelo diálogo com os movimentos sociais de juventude. "Parabéns ao GDF por essa estratégia de diálogo baseada na relação com os movimentos sociais e no respeito à juventude brasileira”, elogiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!