O projeto inicial do GDF era ter os ônibus novos circulando já em fevereiro deste ano, mas as datas foram sendo postergardas. Agora a nova previsão é que os coletivos comecem a circular apenas no segundo semestre do ano. Ou seja, depois do primeiro teste: a Copa das Confederações.
A expectativa da Secretaria de Transportes é anunciar o vencedor da Bacia 3 nas próximas semanas. O Consórcio HP-ITA, de Goiás, e a Auto Viação Marechal Ltda, de Curitiba, disputam a bacia, que vai atender Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo I e II.
A partir da definição da Bacia 3, o governo vai conseguir finalizar o processo da Bacia 4, já que as mesmas empresas foram habilitadas para as duas regiões. O resultado da Bacia 1 também vai ser conhecido a partir da definição das duas outras bacias.
As regiões 2 e 5 já foram definidas e os contratos já foram assinados. A Expresso São José, que já opera no sistema, vai colocar os ônibus nas ruas até o fim de julho.
A Viação Pioneira, responsável pela Bacia 2, deve atender Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, ParkWay, Jardim Botânico e Itapoã também até o fim do mês de julho.
Segundo o GDF, essa é a primeira vez que a capital do país passa por uma licitação no setor de transporte público. Antes, as empresas operavam sem contratos e sob fiscalização quase inexistente.
Os usuários estão ansiosos para andar em veículos novos, limpos, com ar-condicionado e que, principalmente, cumpram a tabela de horário e que circulem com uma capacidade aceitável de passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!