segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Apple ultrapassa Coca-Cola e se torna marca mais valiosa do mundo


A Apple é a nova marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório 'Best Global Brands' (melhores marcas mundiais), compilado pela consultoria global Interbrand.

A Coca-Cola, líder até o ano passado, caiu para o terceiro posto no ranking deste ano. O Google ficou em segundo lugar.

Não só a Apple substituiu a Coca-Cola como primeira entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, sob critérios que incluem desempenho financeiro, como esta é a primeira vez desde o surgimento do ranking, em 2000, que a fabricante mundial de refrigerantes não ocupa o primeiro posto.

A chegada da Apple à liderança talvez fosse "questão de tempo", disse Jez Frampton, presidente-executivo mundial da Interbrand, em entrevista recente. A Apple ocupava o segundo posto no ano passado, subindo do oitavo lugar detido em 2011.

"Viva o rei" não é o que se costuma dizer? Bem, este ano o rei é a Apple", diz Frampton.

LÍDER

O relatório de 2013 começa afirmando que "de vez em quando, uma companhia muda nossas vidas. Não apenas com seus produtos, mas com seu espírito. É por isso que, depois dos 13 anos da Coca-Cola no topo do ranking 'Best Global Brands', a Interbrand tem um novo líder --a Apple".

O relatório estima o valor da marca Apple em US$ 98,3 bilhões, um avanço de 28% ante o cálculo para 2012. O valor da marca Coca-Cola também subiu, em 2%, para US$ 79,2 bilhões, mas isso não bastou para mantê-la pelo 14º ano como marca mais valiosa no relatório da Interbrand.

Ainda que a Coca-Cola seja "uma anunciante eficiente e notável de marca, sem qualquer dúvida", diz Frampton, a Apple e outras marcas de tecnologia "se tornaram os maiores ícones da comunidade de marketing".

O fato é confirmado pela segunda marca no novo ranking, o Google, que subiu do quarto posto que detinha em 2012.

TECNOLOGIA

De fato, das 10 marcas que lideram o 'Best Global Brands' de 2013, cinco estão na tecnologia: Apple; Google; Microsoft (quinto lugar, sem mudança ante o ano passado); Samsung, oitavo lugar, ante nono em 2012; e Intel, em nono lugar ante o oitavo posto no ano passado.

O avanço da Samsung surgiu depois que a companhia adotou uma nova estratégia de marca conhecida como Brand Ideal, que inclui "mais foco no propósito social", afirmou Sue Shim, vice-presidente de marketing da Samsung, em e-mail. Isso reflete pesquisas que indicam que os consumidores norte-americanos optam por trocar de marcas, "para uma marca associada a melhorar a vida das pessoas", ela diz.

A IBM --que ocupa o quarto posto em 2013, um abaixo de sua posição no ano passado-- é considerada como uma marca de serviços a empresas; não fosse por isso, a tecnologia responderia por seis das 10 marcas mais valiosas.
"Marcas como Apple, Google e Samsung estão mudando nosso comportamento, a maneira pela qual compramos, como nos comunicamos uns com os outros, e mesmo como falamos uns com os outros", diz Frampton. "Elas literalmente mudaram a maneira pela qual vivemos nossas vidas".

FACEBOOK

Entre as demais marcas transformadoras de tecnologia que se saíram bem no mais recente ranking está o Facebook, que subiu do 69º posto em 2012, seu primeiro ano na lista, para o 52º este ano.

Mas nem todas as marcas de tecnologia se saíram bem: a BlackBerry, que no ano passado caiu para o 93º posto, de 56º em 2011, foi excluída da lista este ano. E a Nokia, que caiu do 14º posto em 2011 para o 19º no ano passado, este ano ficou em 57º, "a maior queda" entre as 100 grandes marcas, segundo Frampton.

Entre as marcas não provenientes da tecnologia, uma adição notável à lista este ano foi a Chevrolet, em 89º lugar, a primeira marca da General Motors a ser incluída no Best Global Brands.
"É ótimo estar na lista pela primeira vez", disse Alan Batey, presidente mundial da Chevrolet, em entrevista por telefone. "É um excelente primeiro passo, mas temos muito a avançar. Há muitas marcas grandes à nossa frente".

No ano passado, quando a Coca-Cola ficou com a primeira posição do 'Best Global Brands' pela 13ª vez, um executivo da empresa reconheceu o sucesso mas disse que "nada dura para sempre".

Passado um ano, aquele executivo, Joseph Tripodi, vice-presidente de marketing e liderança comercial, reagiu assim: "É claro que gostaríamos de ficar no topo da lista pra sempre. Isso posto, estamos honrados por continuarmos a fazer parte de um grupo de marcas mundiais tão queridas, e congratulamos Apple e Google, ambos nossos parceiros muito apreciados".
Se isso serve de consolo, a Coca-Cola continua muito adiante da Apple e Google em "likes" na sua página de Facebook; são 73,2 milhões para a companhia, ante 9,8 milhões para a Apple e 15,1 milhões para o Google.
Tradução de PAULO MIGLIACCI

Inaugurado o “Ponto de Leitura” na Câmara Legislativa




A partir desta sexta-feira (27), servidores e o público que frequenta a Câmara Legislativa do DF conta com o primeiro “Ponto de Leitura” da casa. Uma iniciativa da Biblioteca da CLDF que contou com a presença do dep. Wasny de Roure  e de vários servidores e terceirizados. O objetivo é democratizar o acesso à leitura e aos livros de maneira gratuita e acessível e estimular essa prática entre todos dentro do plano de incentivo à leitura do GDF.  

“As grandes coisas se dão nos pequenos gestos singelos, porém gigantescos, como este que presenciamos aqui. É uma questão de consideração e respeito com os trabalhadores terceirizados. Considero que os servidores da Biblioteca captaram o momento que a Câmara vive, de abrir as portas, proporcionar um ambiente democrático e de solidariedade na casa e principalmente de valorizar a cultura e a leitura”, ressaltou Wasny.

Segundo a chefe da Biblioteca Paulo Bertran, da CLDF, Leslie Della Giustina, o acervo conta com literatura, artes e temas técnicos para quem se interessar. “Nosso acervo ainda é pequeno, mas vamos estruturando para que essa seja uma semente que dê muitos frutos”. A subsecretária do Livro e da Leitura, da Secretaria de Cultura do DF, Ivana Torres que estava presente arrancou aplausos quando anunciou que a secretaria vai doar livros para incrementar o projeto.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Agnelo e Filippelli confirmam reedição de chapa para próximas eleições

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (25/9) após reunião entre os representantes dos partidos


Da esquerda pra direita: Rui Falcão, Tadeu Filippelli, Agnelo Queiroz e Valdir Raupp (Monique Renne/CB/D.A Press)
Da esquerda pra direita: Rui Falcão, Tadeu Filippelli, Agnelo Queiroz e Valdir Raupp
A aliança entre o PT e o PMDB, com a dobradinha Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli, será mantida para as eleições de 2014 no Distrito Federal. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (25/9) após reunião entre os representantes dos partidos.

Estiveram presentes na reunião o governador Agnelo Queiroz, o vice-governador Tadeu Filippelli, o 1º vice-presidente do PMDB, Valdir Raupp e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

"Quando tomamos uma medida politica como essa, dá muito mais energia, determinação, unidade, e só quem ganha é a nossa cidade", frisou o governador Agnelo Queiroz.


Em 2010, Agnelo Queiroz (PT) foi eleito governador do Distrito Federal com 66,1% dos votos válidos, após disputar o segundo turno com a candidata Weslian Roriz (PSC), mulher do ex-governador Joaquim Roriz.

Fonte: Correioweb

sábado, 21 de setembro de 2013

Agnelo entrega Parque 3 meninas revitalizado a comunidade

Samambaia tem seu parque urbano revitalizado


Repórter: Élton Skartazini

Esse sábado, 21/09/2013, marca a história de Samambaia com a devolução à cidade da área vivencial do Parque Três Meninas, totalmente revitalizada. Agora a população pode frequentar seu parque urbano e desfrutar de ciclovia/coopervia, pista de skate, quadra poliesportiva, quadra de areia, parquinho, espaço cultural, quiosque, banheiros públicos, auditório e estacionamentos. A obra é parte do programa Brasília Cidade Parque, da Secretaria do Meio Ambiente/GDF.

“Com essa inauguração o Governo Agnelo Queiroz honra parte do compromisso assumido com Samambaia, no que diz respeito à revitalização do Parque Três Meninas, patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal”, disse o administrador Risomar Carvalho.
“Saímos do discurso para investir de fato. Vamos restaurar também o casarão e demais prédios construídos pela família Penna Marinho, que formou a Chácara Três Meninas nos anos sessenta. Ali será um local voltado à cultura”, disse o governador Agnelo Queiroz. Cidadãos presentes aplaudiram entusiasmados.

“Conclamo os ‘Amigos dos Parques Ecológicos’, movimento voluntário de agentes comunitários e governamentais que por anos fomentou essa revitalização, para agora mobilizarmos pelo empoderamento popular e uso consciente desse parque que é nosso e que devemos cuidar com muito carinho”, disse a professora Iolanda Rocha.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Eliana Pedrosa deixa PSD


Agora é oficial, a deputada distrital, Eliana Pedrosa, acaba de se desfiliar do PSD. O destino da parlamentar é o PPS. A filiação a nova legenda deve ocorrer na próxima terça-feira,24. 
A parlamentar é pré-candidata ao Palácio do Buriti e teve a garantia do presidente nacional do PPS e deputado federal, Roberto Freire.
Fonte: Blog do Odir

Risomar despacha na Expansão de Samambaia



Repórter: Élton Skartazini

Nessa quarta feira, 18/09/2013, o administrador Risomar Carvalho deu expediente na Sub Sede da Administração Regional, instalada na quadra 431 da Expansão de Samambaia. O bairro, com quase 25 mil habitantes, evolui rapidamente e tem demandas específicas. Primeiro atendeu a comunidade na sub sede, de onde saiu com o gerente regional Paulo Giquiri, para visitar obras e uma empresa de transportes.

“Nunca vimos tantas obras de urbanização e melhorias em nossas quadras como nesses últimos anos. Hoje a Expansão está igual a toda Samambaia, fora a falta de esgoto nas quadras 800 e 1000 e alguns trechos de calçada que ainda falta. Estamos contentes com a perspectiva da construção da feira em 2014”, disseram os feirantes Gesiron Lopes e Divina Romana.

“Além dos equipamentos existentes serão instalados mais cinco Pontos de Encontro Comunitários - PEC, um Centro Comunitário e uma Quadra Poliesportiva, até o final de 2014. As calçadas estão sendo construídas. A feira já tem o projeto elaborado e deve ser construída no ano que vem. Logo teremos aqui também o terminal de ônibus. Quanto ao sistema de esgoto do Residencial Oeste, está sendo licitado pela CAESB”, disse Risomar Carvalho.

No giro pela Expansão foram visitadas as obras das Creches nas quadras 431 e 827. Passou-se pela quadra 831, onde será construída mais uma Clínica da Família. Daí se fez uma visita à empresa de transportes Vila Rica. “O bairro está cada dia melhor em segurança, infraestrutura e condições de trabalho. Agradecemos por isso ao Governo Agnelo Queiroz, por meio do nosso administrador”, disse o empresário Adelmar dos Santos.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Celso de Mello acolhe embargos infringentes


  • Decano eleva placar da Corte a 6 votos a 5 em favor desse tipo de recurso, que beneficia 12 dos 25 condenados pela ação penal 470


Ministro Celso de Mello dará o voto de Minerva
Foto: André Coelho / O Globo
Ministro Celso de Mello dará o voto de Minerva André Coelho / O Globo
 O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da aceitação dos embargos infringentes no processo da ação penal 470 .
— Na linha do voto que proferi em 2 de agosto de 2012, ainda subexistem no ambito do STF, nas ações penais originárias, os embargos infrigentes — disse ele. — (O artigo 333 do Regimento Interino do Supremo) não sofreu, no ponto, derrogação tácita ou indireta pela lei 8.038, de 1990.
Em uma de suas primeiras falas, diante de um plenário praticamente lotado, Celso de Mello destacou:
— Ninguém. Absolutamente ninguém pode ser privado (de seu direito de defesa) ainda que se revele antagônico o sentimento da coletividade.
O magistrado também citou Aristóteles, lembrando que “o direito há de ser compreendido em sua compreensão racional, da razão desprovida de paixão” e pediu que o STF anule “as paixões exacerbadas das multidões”. Mais à frente, ressaltou:
— Entendo mostrar-se de fundamental importância proclamar sempre, a todo momento, que nada se perde quando se respeitam as leis e a Constituição da República. Tudo se tem a perder quando a Constituição e as leis são transgredidas e desconsideradas.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Beltrame recusa convite de Cabral no RJ

Cabral diz que secretário de Segurança não vai se candidatar a vice no Rio


O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), confirmou na manhã desta terça-feira (17) que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, recusou o convite para candidatar-se a vice-governador. Ele ocuparia a chapa com o atual vice, Luiz Fernando Pezão, escolhido pelo PMDB para tentar a sucessão ao Palácio Guanabara.

Cabral disse que um novo nome será escolhido entre os partidos que compõem sua aliança. De acordo com o governador, a decisão de Beltrame, revelada pela coluna Painel na semana passada, foi de "foro íntimo".
"Ele me disse que nunca se dispôs a disputar eleições na sua vida. Sempre foi um profissional da segurança, prefere continuar assim, servindo ao nosso governo. A gente tem que respeitar. Há uma diferença muito grande em ser um servidor público ocupando um cargo, e outra disputar um cargo eletivo. Era um convite que havia sido feito por nós, mas ele tomou essa decisão", disse Cabral, após evento no Tribunal de Justiça.

O PMDB quer usar a imagem de Beltrame como garantia de continuidade da política de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Apesar da recusa, o secretário ainda será útil para este papel. Cabral disse que ele aceitou permanecer a frente da pasta caso Pezão vença a eleição no ano que vem.
"Ele disse claramente: 'Continuo na secretaria e continuarei sendo o Pezão governador. Não sendo o Pezão deixaria a secretaria. Não há dúvida'", afirmou o governador.

O Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, em seminário sobre as UPPs
O Secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, em seminário sobre as UPPs
SAÍDA DO PT

Cabral disse ainda que respeita a decisão do PT do Rio de entregar os cargos no governo do Estado até o fim do ano. A medida é uma forma de fortalecer a pré-candidatura do senador Lindbergh Farias (PT), mas ainda precisa de aval do Diretório Nacional da sigla.

"Temos que ter respeito a todos os partido aliados. Conversar, dialogar, buscar convencer faz parte do processo político. O PT vem há sete anos contribuindo com o nosso governo com excelentes secretários e equipes. Mas nada está decidido, é mais uma especulação", disse Cabral.

O governador disse respeitar "a ambição e o desejo de qualquer político que queira disputar eleição". "Tenho pelo senador Lindbergh uma relação de respeito."

Fonte: Folha.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dilma pode iniciar troca de ministros em outubro

As mudanças que a presidente Dilma Rousseff planejava fazer em dezembro em seu ministério podem começar antes da hora. A presidente analisa a conveniência de iniciar as trocas em outubro.

A ideia é fazer tudo em duas etapas: exonerar no mês que vem auxiliares que não terão papel estratégico na campanha presidencial de 2014, como a petista Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, e o peemedebista Gastão Vieira, do Turismo, e tirar em dezembro titulares das pastas mais estratégicas, como Desenvolvimento e Casa Civil.

Segundo a Folha apurou, a única exceção sendo discutida atualmente é a do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que será o candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo e hoje comanda o programa Mais Médicos, uma das bandeiras da campanha de Dilma no próximo ano.

Conforme o desenho atual, Padilha deixaria a Saúde somente no ano que vem, o que permitiria que aproveitasse o máximo possível a vitrine governamental para ampliar a exposição de sua imagem.

A mudança na equipe já em outubro providenciaria uma desculpa oficial para tirar do governo ministros cujos partidos indicam que não vão apoiar a reeleição de Dilma, caso de Fernando Bezerra, da Integração Nacional.

Bezerra foi indicado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que deseja concorrer à Presidência da República no ano que vem. Hoje aliado ao governo, Campos tem intensificado o tom de suas críticas a Dilma.

A presidente não tirou ainda os afilhados de Eduardo Campos da administração federal para atender a um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antecessor e padrinho político de Dilma.

Em conversas reservadas, Lula tem recomendado cautela e pondera que, se o rompimento de Campos com o governo for mesmo inevitável, que seja ao menos uma separação amigável, mantendo-se as pontes para uma aliança em eventual segundo turno da eleição presidencial.

Após as trocas de outubro, sairiam em dezembro ministros que terão o papel de garantir palanque forte para a presidente nos Estados, como o mineiro Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, e a paranaense Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil.

No caso de Padilha, há duas correntes no governo e no PT. Uma ala quer repetir o que foi feito com a própria Dilma antes do início de sua campanha à Presidência em 2010. Padilha ficaria no governo até abril, prazo máximo permitido pela legislação.

CONSELHO

Outra ala dos petistas pressiona para que Padilha deixe o governo em janeiro, como fez em 2012 Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo. Em conversa recente, o próprio Haddad aconselhou Padilha a seguir esse caminho.

Isso permitiria que Padilha começasse logo a se concentrar na organização de sua campanha a governador, em vez de deixar tudo para mais tarde como no outro cenário.

A colegas, o ministro da Saúde informou não poder se afastar do cargo antes de novembro, prazo para aprovação da medida provisória que criou o Mais Médicos. Ele ainda terá uma conversa definitiva com Dilma e o ex-presidente Lula sobre o cronograma ideal do desembarque.

Discretamente, Padilha tem se dedicado a compromissos políticos em São Paulo nos finais de semana. Há alguns dias, reuniu-se com a comunidade judaica e com aliados potenciais.

Fonte: Folha.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Morre Luiz Gushiken

O ex-ministro Luiz Gushiken morreu na noite desta sexta-feira, 13, em São Paulo, aos 63 anos, em decorrência de um câncer. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês.
Luiz Gushiken (em pé) ao lado do 'companheiro' Lula - Epitácio Pessoa/Estadão
Epitácio Pessoa/Estadão

Nascido em Osvaldo Cruz (SP), em 1950, Gushiken foi sindicalista, deputado federal e ministro da Comunicação Social Durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
À época da ditadura, militou na tendência Liberdade e Luta (Libelu), braço da Organização Socialista Internacionalista, de orientação trotskista.
Formou-se em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em 1979. Antes começou carreira de escriturário no banco Banespa, onde trabalhou entre 1970 e 1999. Ocupou diversos cargos no Sindicato dos Bancários e chegou a presidente da categoria.
Fundador do PT, ocupou diversos cargos no partido, entre eles o de vice-presidente e o de secretário sindical nacional. Ele também foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Gushiken chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República junto com outras 39 pessoas no processo do mensalão. Ele era acusado de peculato. Em 2011, a própria PGR pediu sua exclusão do processo por falta de provas, e o Supremo Tribunal Federal o tirou da lista de réus.
Gushiken coordenou a campanha de Lula em 1989 e 1998. Deixa a mulher, Elizabeth, e três filhos. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nota Pública do Swedenberger Barbosa sobre reportagem da revista Veja


Na edição desta semana, reportagem da revista Veja noticia que o Governo do Distrito Federal estaria construindo celas especiais no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) para parlamentares e ex-parlamentares condenados na Ação Penal 470. Na publicação, sou citado de forma caluniosa, o que não aceito e repudio.



Ao contrário do que a reportagem afirma, jamais conversei com qualquer membro do Partido dos Trabalhadores ou outra pessoa sobre tal hipótese, e muito menos tratei do assunto ou fiz qualquer solicitação ao Secretário de Segurança do DF neste sentido. A informação publicada pela revista é, portanto, falsa.

Em relação a eventuais obras no complexo citado, elas são de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública. Em inspeção realizada no CPP na última semana, conforme nota à imprensa publicada na quarta feira (4/9) no portal do Tribunal de Justiça do DF, os juízes-coordenadores do Projeto Mutirão Carcerário do CNJ atestaram que não há qualquer tipo de benefício sendo preparado no local.

Mesmo diante das negativas sobre a fantasiosa história envolvendo o meu nome, o jornalista manteve sua infame matéria, movido por razões que, espero, sejam elucidadas pelas vias administrativas ou judiciais.

Diante das inverdades publicadas, repudio essa lamentável reportagem da revista Veja. A liberdade de imprensa não pode ser desvirtuada como subterfúgio para ataques levianos e falsos.

Brasília, 9 de setembro de 2013

Swedenberger Barbosa

Secretário-Chefe da Casa Civil do DF

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Samambaia receberá 3,5 milhões em Iluminação Pública até o final de 2013


 
Em agosto a Secretaria de Obras/GDF destinou à CEB 3,5 milhões de reais para investir na Iluminação Pública de Samambaia, até o final de 2013. A primeira etapa do serviço iniciou essa semana na 1ª Avenida Sul Impar, das quadras 101/301 a 109/309. Segue na 1ª Via Noroeste (Expansão de Samambaia) e na Via Leste (Balão dos Bombeiros a Taguatinga). Inclui ainda a iluminação do Campo Sintético QS 427 e das Quadras Poliesportivas QR 206 e QR 504/506.
 
Avenidas iluminadas geram conforto e segurança no trânsito. O Governo Agnelo Queiroz está de parabéns por fazer esses investimentos em nossa cidade”, disse a moradora e poeta Lúcia Oliveira. “Desde que foi inaugurado pedimos a iluminação do Campo Sintético da QS 427. Há muitos atletas amadores dispostos a jogar à noite. Ficamos felizes com essa notícia”, disse Jairo Santos diretor da Liga Desportiva da Expansão de Samambaia - LIDEX.
 

Samambaia recebeu muitas obras de Iluminação Pública desde o início do nosso governo. Estamos concluindo a nova iluminação em todas as avenidas da cidade, no mesmo padrão da iluminação pública das avenidas de todo o Distrito Federal. Iluminamos praticamente todas as quadras poliesportivas, praças e estacionamentos. Até o final do ano teremos muitas outras melhorias”, disse o administrador Risomar Carvalho.

Repórter: Élton Skartazini

Vox Populi: Dilma lidera com folga e venceria no 1º turno em 2014

Presidenta tem no mínimo o dobro de votos de Marina Silva em qualquer cenário. Calheiros, Temer e Serra são os políticos que despertam menos confiança entre os entrevistados
por Redação RBA publicado 06/09/2013
ents

dilmaX_stuckert.jpg


São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff lidera com folga todas as simulações feitas pelo Vox Populi para as eleições de 2014, divulgadas hoje (6) pela revista Carta Capital. No cenário que se mostra como mais provável atualmente, a petista tem 38% das intenções de voto, o dobro de Marina Silva (Rede), com 19%, seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB), que chega a 13%, e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 4%. Neste quadro, votos brancos e nulos chegariam a 15%, e não souberam responder outros 11%. Se computados apenas os votos válidos, Dilma venceria no primeiro turno.

A base de comparação com levantamentos anteriores ficou prejudicada porque foram realizados antes de junho. Para o Vox Populi, a referência mais fiel são as pesquisas do Datafolha e do Ibope promovidas já após a onda de protestos. Em relação a elas, Dilma tem se recuperado, ao passo que os adversários perdem força.

Quando se tira Aécio Neves da disputa, chega-se à conclusão de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, ainda é o nome do PSDB que obtém o melhor desempenho inicial. Ele alcança 18%, e fica empatado com Marina Silva no segundo lugar. Já Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), teria 11% em um outro cenário, no qual empataria com o senador tucano de Minas Gerais, seis pontos atrás de Marina e com 25 pontos a menos que Dilma.

Com Serra fora do PSDB, a presidenta alcança 36% das intenções de voto, seguida por Marina, com 16%, e pelo ex-governador, com 15%. Aécio ficaria novamente com 11%, e Eduardo Campos teria 3%.

Quando se trata da pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 47% afirmam ainda não saber em quem votar. Dilma tem 17% das intenções, seguida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, com 12%. Aécio Neves e José Serra alcançam 3% cada, seguidos por Marina Silva, com 2%.

A sondagem mostrou que 5% dos entrevistados consideram o trabalho de Dilma ótimo. 30% acham que a presidenta faz um bom trabalho, frente a 29% de “regular positivo”, 14% de “regular negativo”, 12% de ruim e 10% de péssimo.

Por região, o Nordeste mantém a melhor avaliação de Dilma, com 45% de aprovação e 40% de avaliação regular. O Sudeste, com 27% de visão positiva, segue como região mais complicada. No Centro-oeste e no Norte, Dilma é aprovada diretamente por 37% dos entrevistados e, no Sul, por 38%.

Por outro lado, 47% dizem não confiar na petista, nível alcançado também por Aécio Neves. 43% afirmam o mesmo em relação a Eduardo Campos. O nível mais baixo de confiança é o de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, com 64%, acompanhado pelo vice-presidente da República, com 58%, pelo tucano José Serra, com 55%, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, com 55%.

O Vox Populi ouviu 2,2 mil pessoas entre 31 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.

PPS desiste de esperar por Serra e pode lançar Freire


Foto: Divulgação - Arquivo Notibras
Foto: Divulgação - Arquivo Notibras

O PPS não vai mais esperar por uma decisão do ex-governador de São Paulo José Serra, hoje no PSDB, que foi convidado a entrar no partido para disputar a Presidência da República em 2014.
O presidente do PPS, o deputado Roberto Freire (SP), afirmou que a legenda prepara outro plano para o pleito, já que só faltam 30 dias para a filiação partidária de quem quiser se candidatar a qualquer cargo nas próximas eleições.
"Esperamos o Serra até agora. Ele disse que decidiria até o final de agosto. Não decidiu. Então, vamos debater outro caminho no campo da oposição. Vamos procurar candidatos viáveis eleitoralmente, e eles são Eduardo Campos (PSB-PE), Aécio Neves (PSDB-MG) e Marina Silva (sem partido-AC)", afirmou.
Entre os três pré-candidatos que o PSB pode apoiar, Freire tem preferência por Eduardo Campos, governador de Pernambuco. Porém, o deputado não descarta a possibilidade de ele mesmo concorrer à Presidência pelo PPS.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nota do PT sobre os atos de espionagem praticados pelos EUA


O Partido dos Trabalhadores manifesta seu apoio à firme reação da presidenta Dilma Rousseff, frente aos atos de espionagem praticados pelo governo dos Estados Unidos.


Já sabíamos, pela experiência histórica e também com base nas informações divulgadas pelo ex-agente Edward Snowden, que os Estados Unidos mantêm um esquema de espionagem massiva, capaz de monitorar correios eletrônicos, redes sociais, mensagens de texto e ligações telefônicas de pessoas por todo o mundo.

Agora está confirmado que a presidenta da República e seus assessores diretos foram alvo desta espionagem. Além de invasão de privacidade, desrespeito aos direitos humanos e as liberdades individuais, trata-se de uma agressão direta ao Brasil.
Como é óbvio, a espionagem contra a presidenta do Brasil não visa combater o terrorismo, mas sim obter informações que sejam úteis aos Estados Unidos em batalhas políticas e comerciais. 

Contra um Estado que age como hacker, é fundamental invocar a força da lei internacional e nacional. Além da ação movida pelo Brasil na ONU, apoiamos as iniciativas anunciadas para proteger o Brasil, seus cidadãos e cidadãs, da invasão cibernética.
A Independência do Brasil, cuja comemoração oficial se fará no próximo 7 de setembro, é defendida e reforçada assim, por um governo capaz de proteger nossa soberania, segurança, democracia e nossa opção pela justiça social.

Rui Falcão
Presidente Nacional
Iriny Lopes
Secretária de Relações Internacionais

Valter Pomar

Secretário Executivo do Foro de São Paulo
membro da Direção Nacional do PT

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Concurso Banco Central (BACEN) 2013 - Edital


Banco Central do Brasil oferece 500 vagas para os cargos de Técnico e Analista (níveis médio e superior), com subsídios que podem chegar a R$ 13.595,85.

O Banco Central do Brasil divulgou o segundo edital de concurso público, um dos mais aguardados do ano, que se destina ao preenchimento de 500 vagas, sendo 400 para Analista (nível superior em qualquer área) e 100 para Técnico (nível médio). Os subsídios iniciais variam de R$ 5.158,23 a R$ 13.595,85, por carga horária de 40 horas semanais, já incluso o valor do auxílio-alimentação.
O concurso será executado pelo CESPE/UnB e se desenvolverá em duas etapas: a primeira de provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos; a segunda etapa consistirá de Programa de Capacitação, a ser realizado em Brasília. Os selecionados e contratados atuarão em Brasília, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Belém.

Inscrições

As inscrições prosseguem abertas pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/bacen_13_analista_tecnico, até às 23 horas e 59 minutos do dia 9 de setembro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas são de R$ 120,00 para Analista e de R$ 70,00 para Técnico.

Áreas

Os cargos de Analista do Banco Central do Brasil estão divididos em seis áreas distintas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Suporte à Infraestrutura de Tecnologia da Informação, Política Econômica e Monetária, Contabilidade e Finanças, Infraestrutura e Logística e Gestão e Análise Processos. Para Técnicos, as oportunidades estão voltadas para as áreas de Suporte Técnico-Administrativo e Segurança Institucional.

Provas e Gabaritos

As provas objetivas e as provas discursivas para os cargos de Analista e Técnico serão aplicadas na data provável de 20 de outubro de 2013, lembrando que em 10 de outubro de 2013 será disponibilizada pelo CESPE a consulta aos locais e aos horários de realização das provas.
As provas serão aplicadas nas 10 capitais que possuem unidades do Banco: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador e Belém.
O CESPE divulgará os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas a partir das 19 horas da data provável de 22 de outubro de 2013. Por fim, o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva estão previstos para sair em 14 de novembro de 2013.
O concurso tem um prazo de validade de apenas nove meses, com possibilidade de ser prorrogado.

Edital / Publicações

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

MG ensaia eleição com Pimenta e Pimentel

Em meio à disputa pela vaga de candidato governista à sucessão de Antonio Anastasia (PSDB) em Minas Gerais, o senador Aécio Neves decidiu que o nome será tucano.

Presidente nacional do PSDB e provável candidato do partido à Presidência da República, Aécio não abre mão de ter o número tucano 45 em evidência na disputa mineira. E já indica que quer como candidato o ex-ministro Pimenta da Veiga.

Pelo lado do PT, o nome do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) é consenso. O cenário caminha, portanto, para uma eleição polarizada entre Pimenta e Pimentel.
O senador considera, de acordo com aliados próximos, que um tucano na disputa traria maior sintonia com sua eventual candidatura à Presidência da República e incentivaria o PSDB a lançar candidaturas próprias em outros Estados.

Aécio não cita sua preferência abertamente, mas já emite sinais públicos na direção de Pimenta da Veiga, que esteve por dez anos afastado da política e voltou a Minas Gerais para coordenar, no Estado, a campanha presidencial tucana.

Cabe agora a Pimenta, fundador do PSDB e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, viabilizar sua candidatura, articulando e quebrando resistências. Se conseguir, será oficializado.

ÚLTIMO A CHEGAR
Pimenta entrou como quinto possível candidato nessa disputa e logo se tornou o mais forte. Dos outros quatro postulantes aliados, três são do PSDB e um do PP. Aécio trata a situação com cuidado para evitar desgaste.
O fato que evidenciou a preferência do senador na sucessão mineira ocorreu no dia 26 passado, quando Pimenta tomou posse na presidência da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela, centro de estudos ligado ao PSDB.

O evento, idealizado por Aécio, foi concorrido. O instituto foi a forma que ele encontrou de manter Pimenta na vitrine e com mais facilidade de movimentação.

O primeiro sinal no evento foi dado pelo próprio Pimenta, que abriu seu discurso com citações e elogios aos postulantes à candidatura.
Na sua vez, Aécio disse que o desprendimento, a generosidade e o compromisso com o interesse público têm sido marcas do seu grupo aliado.
"Jamais permitimos que os interesses ou projetos pessoais de cada um de nós, por mais legítimos que fossem, em qualquer instante, ficassem à frente do interesse maior de Minas", disse.

Os postulantes tucanos -o deputado federal Marcus Pestana, o secretário de Estado Narcio Rodrigues e o presidente do Legislativo estadual, Diniz Pinheiro- entenderam o recado.

Já o vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) não considera o jogo ganho para Pimenta, porque leva em conta que a aliança nacional que Aécio articula ainda pode mudar o quadro atual.

É nesse cenário que alguns aliados ainda mantêm no páreo o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), nome que pode atender a Aécio e ao governador Eduardo Campos (PSB-PE).

Fonte: Folha de SP

domingo, 1 de setembro de 2013

DEM vai brigar para que Tatu do Bem vire deputado ainda esse ano

DEM cobrará vaga na Câmara
Caso o distrital Raad Massouh venha mesmo a ser cassado, seu substituto poderá não ser o primeiro suplente, Paulo Roriz. Hoje secretário do Entorno, Paulo Roriz foi eleito pelo DEM, assim como Raad. Ambos deixaram o partido. Raad seguiu para o PPL e, pouco depois, foi nomeado secretário das Micro e Pequenas Empresas. Foi substituído por Paulo Roriz, que à época ainda  estava no DEM. Já enfrentando denúncias, retornou à Câmara. Desalojado, Roriz descartou o oposicionista DEM, aderiu ao recém-criado PEN e virou secretário por sua  vez. Mantém a suplência. Só que, caso tente assumir a vaga de Raad , o DEM pretende cobrar a cadeira. Alegará que, pela legislação vigente, o mandato é do partido e não do candidato eleito.
Escala decrescente
A Justiça Eleitoral costuma atender a esse tipo de cobrança. Conduzirá a uma equação complicada. Paulo Roriz foi o mais votado dos candidatos não eleitos que disputaram cadeira de distrital. Recebeu 16.762 votos, mais do que 12 dos que chegaram lá, por força do quociente eleitoral. O seguinte na linha sucessória do DEM seria o candidato João Luiz, que teve 3.974 votos. Acontece que também ele pensa em deixar a legenda para concorrer às próximas eleições. O DEM está decidido. Se isso acontecer, entrará de novo na Justiça Eleitoral. A vaga, nesse caso, irá para Tatu do Bem. Que recebeu exatos 3.170 votos.
Fonte: Blog do Fraga

Críticos buscam desvendar o universo dos sonhos de Fellini

O documentarista do sonho


 
EUCLIDES SANTOS MENDES- Folha de SP

RESUMO O sucesso de "A Doce Vida" (1960) fez do italiano Federico Fellini um signo do cinema. Mas foi três anos depois, com "Oito e Meio", que o adjetivo "felliniano" nasceu para o mundo. O diretor deu adeus à escola neorrealista e levou o universo onírico, já presente em seus desenhos, para o centro de sua obra.
*
Acredita-se que alguns dos personagens mais característicos da obra de Federico Fellini (1920-93) tenham tido seu primeiro sopro de vida nas recordações que o cineasta reunia no seu "Libro dei Sogni".
Esse "livro dos sonhos" se relaciona ao modo de criação artística por meio do inconsciente e da subjetividade.

Ao que se supõe, há nos desenhos registrados ali impulsos profundos de criação de personagens e episódios, alguns recriados na tela cinematográfica.
Em "Oito e Meio", filme que completa agora 50 anos, o cineasta traz o mundo onírico que anotava em seus álbuns ao primeiro plano, ao tentar explicar as motivações do protagonista, o cineasta Guido, naquilo, em suma, que o crítico italiano Ennio Bispuri qualificou, no livro "Interpretare Fellini", como "o sonho de onipotência de um impotente".

Não se sabe ao certo se os registros imagéticos do "Livro dos Sonhos" -obra ainda a ser devidamente estudada- têm relação direta com a criação de "Oito e Meio". Vale observar, no entanto, que há uma camada onírica essencial no enredo do filme.

Guido Anselmi (interpretado por Marcello Mastroianni, ator-fetiche de Fellini) é um cineasta que, prestes a começar seu próximo trabalho, não tem ideia de que filme fazer.

A crise criativa mergulha o personagem em sonhos assombrados pela família, recordações da infância e mulheres que marcaram sua vida.
A arquitetura visual arrebatadora circula pelo inconsciente de Guido, mas também avança pela memória decodificada do personagem e pelo tempo presente.

RIMINI
A relação de Fellini com o desenho se estabeleceu ainda na infância e na adolescência em Rimini, cidade na costa do mar Adriático onde nasceu.
Apreciava caricaturas, charges e histórias em quadrinhos -tornou-se "fumettista" (cartunista) precocemente.
Reprodução
Cena do filme "Oito e Meio" (1963), do cineasta Federico Fellini
Cena do filme "Oito e Meio" (1963), do cineasta Federico Fellini
Foi no começo dos anos 1960 que o talento para desenhar transformou-se numa terapia. Aconselhado por um psicanalista junguiano, o berlinense Ernst Bernhard, com quem passou a se consultar, Fellini decidiu registrar graficamente os próprios sonhos.

Quase todas as manhãs, assim que despertava, punha-se a desenhar efusivamente as lembranças da noite.

O hábito durou até 1990; quando se deu por satisfeito, possuía três grandes álbuns preenchidos por imagens coloridas e voluptuosas, com histórias carregadas de simbolismo.

Após a morte do diretor, em 1993, dois dos álbuns -o terceiro desapareceu- foram trancados no cofre de um banco italiano, a salvo da disputa entre os herdeiros de Fellini e os de sua mulher, a atriz Giulietta Masina (1921-94).

Em 2006, após um acordo que envolveu a Fundação Federico Fellini (sediada em Rimini), o governo da Emilia Romagna (região italiana onde Fellini nasceu) e os herdeiros de Masina, os enigmáticos livros foram, enfim, abertos e apresentados publicamente como um precioso instrumento para ajudar a compreender a estilística e a poética do diretor de "Oito e Meio".

Seu conjunto foi publicado de fato como livro em 2007, na França e na Itália.


MERGULHO
Em "8 1/2 de Fellini - O Menino Perdido e a Indústria", publicado no livro "A Sereia e o Desconfiado - Ensaios Críticos", o crítico Roberto Schwarz vê na estrutura atemporal do filme o sinal e, por conseguinte, o caminho para o mergulho simbólico na "alma" do protagonista.

O crítico adverte, todavia, ser um artifício enganoso o espelhamento que costumeiramente se faz entre Fellini e Guido -identificação "autorizada pelos colunistas de mexerico, pelo próprio diretor, talvez, mas não pelo filme".

"Se Fellini é Guido", escreve Schwarz, "os conflitos deste campeiam idênticos no peito daquele, que seria o bobo de suas próprias limitações, um pequeno-burguês nostálgico e fantasioso, incapaz de fazer qualquer coisa que preste".
A potência subjetiva de "Oito e Meio" é reveladora de um gesto maior, que vai além da psicologia do diretor e que avança pelo campo do imaginário na criação artística, como um tratado poético em forma de imagens, cujo pensamento, vivo e pulsante, alcança densidade poética inigualável.

É como se o filme e o gesto de pensá-lo criassem, em película, a experiência de uma aventura em que o mundo da memória e dos sonhos se manifesta por meio de imagens "significantes".

No ensaio "O Salto Mortal de Fellini", publicado no livro "Exercícios de Leitura", a crítica Gilda de Mello e Souza avalia que o filme se inscreve na linha de vanguarda da narrativa contemporânea.

Segundo a ensaísta, apesar de dúvidas e indecisões, avanços e recuos, "foi para a aventura de saltar da torre no espaço vertiginoso da arte que Guido se preparou longamente. O filme de Fellini é a fenomenologia deste gesto frágil e arriscado".

De onde vêm, contudo, essa fragilidade e esse risco? Talvez da própria tentativa de construção imagético-discursiva do "cinema de poesia" em Fellini.
"Cinema de poesia", tal como pensado e analisado pelo cineasta e crítico italiano Pier Paolo Pasolini no ensaio de mesmo nome, é um termo que se relaciona ao uso da "subjetiva indireta livre", meio narrativo, derivado do discurso indireto livre da literatura, em que o autor manifesta suas ideias, seus sentimentos e suas perspectivas de mundo por meio da psicologia dos personagens e da poética inerente ao discurso cinematográfico.

A existência contraditória de Guido evidencia a experiência do impasse no filme como gesto criativo complexo.

O personagem é o "álibi narrativo" para Fellini tecer seu argumento poético, na medida em que ele expressa em Guido condições análogas -e, por isso, enganosas numa relação direta de identificação- na cultura e na psicologia, como requintados atributos de onde ecoa sua própria voz.

Guido, num ambiente marcado pela decadência e pelo posterior reencontro moral, talvez seja o ápice da experiência de confronto do cineasta com a criação cinematográfica tal como pensada pelo "cinema de poesia".
É por meio da expressão ambígua e desnorteante do personagem que se evidencia o sentido da formação individual do diretor, pois "Oito e Meio" se resume nisto: é como Fellini torna-se cineasta.

Em 1960, "A Doce Vida" havia feito de Fellini um ícone do cinema; mas foi "Oito e Meio" o filme que fez nascer para o mundo o adjetivo "felliniano".
Federico Fellini, esse "documentarista do sonho", como diz Glauber Rocha no ensaio "Glauber Fellini", dá adeus à escola em que se formou -desde que, em 1945, colaborou como corroteirista em "Roma, Cidade Aberta", de Roberto Rosselini, filme-manifesto do neorrealismo.

Com "Oito e Meio", Fellini mergulha na poesia de seu próprio cinema, retornando ao magma neorrealista originário, mas moldando-o como artifício da sua própria expressão, colocando o artista em confronto com sua subjetividade mais real e, por isso, também, configurando-se como um exame de maturidade.