sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Governo prioriza demandas da população


Agnelo Queiroz recebeu as 570 principais solicitações do Orçamento Participativo 2012/2013. Documento será enviado à Câmara Legislativa

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, recebeu, nesta quinta-feira (30), o Plano de Investimento e Serviços do Orçamento Participativo 2012/2013. O documento traz as 570 prioridades escolhidas pelos delegados de todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O plano permitirá ao GDF compor o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O Orçamento Participativo é organizado pela Coordenadoria das Cidades, da Casa Civil do Distrito Federal. 

“Assumo o compromisso de enviar esse relatório com as demandas apontadas pela população para a Secretaria de Planejamento e Orçamento a fim de incluí-las diretamente no nosso Projeto de Lei Orçamentária Anual”, afirmou o governador. “Grandes prioridades definidas para Orçamento Participativo serão acompanhadas pelas secretarias envolvidas, que darão todo suporte para a execução das propostas. Para nós, o Orçamento Participativo é uma política que envolve todo o conjunto do governo”, reforçou.

Para o secretário de Governo, Gustavo Ponce, a iniciativa é aperfeiçoada constantemente. “Em janeiro do ano passado, nos deram o grande desafio de, em um prazo muito curto, iniciar o orçamento participativo. Construímos uma proposta para a LOA de 2012 e estamos melhorando muito nossa forma de atuação para o Orçamento de 2013”, avaliou Ponce.

30 de agosto de 1972: Morre Dalva de Oliveira



A morte de Dalva de Oliveira. Jornal do Brasil: Quinta-feira, 31 de agosto de 1972.

A morte chegou para Dalva de Oliveira, 55 anos, no final da tarde de uma quarta-feira que estava fria e chuvosa, e após diversas hemorragias provocadas por varizes no esôfago. O velório da cantora aconteceu no Teatro João Caetano. Em fila e sem tumulto, mais de 2 mil pessoas aguardaram sua vez de chegar bem perto ao caixão para despedir-se da cantora. Seu corpo enterrado num jazigo perpétuo do Cemitério Jardim da Saudade, homenagem do Retiro dos Artistas.

Villa-Lobos a considerava a melhor cantora popular brasileira. Juscelino Kubitschek certa vez telefonou de Paris diretamente para o Hospotal Miguel Couto, onde ela estava internada após um acidente de trânsito. Uma espécie de Edith Piaf nacional, Dalva retirava da própria vida - marcada pela tragédia, a frustração amorosa e uma incrível capacidade de estar sempre recomeçando - a força da sua arte. Em nenhuma outra cantora brasileira os dizeres das canções guarda tanta intimidade com a história pessoal de sua intérprete.

Vicentina de Paula Oliveira nasceu no dia 5 de maio de 1917, em Rio Claro, interior paulista. Filha do saxofonista Mário de Oliveira, cresceu acompanhando o grupo musical do pai. Com a morte dele, foi para um orfanato, onde aprendeu piano, órgão e canto.
No final dos anos 20, seguiu para São Paulo com a mãe, e começou a trabalhar como faxineira numa escola de canto. Nas horas vagas, improvisava no piano. Descoberta, foi convidada a participar de uma turnê com o grupo de Antonio Zoveti. Em 1933, fez um teste de cantora na Rádio Mineira e adotou o nome de Dalva de Oliveira. Depois foi a vez de conquistar o Rio de Janeiro. Em 1935 já estava na Rádio Mayrink Veiga, em menos de um ano, já era sucesso estrondoroso nas rádios de todo o Brasil.

Num show de teatro ainda nos anos 30, conheceu o compositor Herivelto Martins, seu primeiro marido. Formaram um trio com Nilo Chagas, originalmente intitulado Dalva de Oliveira e a Dupla Petro e Branco. Mais tarde, ouvindo conselhos de um empresário musical, mudaram para Trio de Ouro. Durante os quase 15 anos que permaneceram juntos, mantiveram-se como um dos mais importantes conjuntos vocais da música popular brasileira.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Deputado Wasny recebe alunos na CLDF


Alunos do Vale Verde visitam CLDF


A convite do deputado Wasny de Roure, quarenta alunos do 1º ao 5º ano da Escola Classe Vale Verde de Planaltina do DF visitaram a CLDF na semana passada. As crianças vieram participar da Semana de Segurança Pública, que tem na programação apresentação de cães da Polícia Militar, demonstração de rapel pelo Corpo de Bombeiros, apresentação de peça teatral em educação de trânsito com o agentes do  Detran, exposição do Policia Civil, e ainda tiveram a oportunidade de conhecer de perto aeronaves, viaturas policiais e carros de combate.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Homenagem a Lupicínio Rodrigues


27 de agosto de 1974: A morte de Lupicínio Rodrigues, o cantor do amor e meu ídolo

Jornal do Brasil: Quarta-feira, 28 de agosto de 1974 - página 5 do Caderno B

"Lupicínio recebe hoje
a etiqueta
de grande cantor
da dor-de-cotovelo.
Na verdade
é bem mais
do que isso.
De menestréis
da dor-de-cotovelo
a música brasileira
está cheia.


O grande em Lupicínio é a maneira como se coloca diante das desilusões amorosas, a simplicidade com que se confessa...
Jornal do Brasil

O compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, 59 anos, morreu em Porto Alegre, vítima de insuficiência cardíaca. Embora internado por mais de uma semana, a notícia surpreendeu parentes e amigos, que chegaram de toda parte para render-lhe as últimas homenagens.

Outras efemérides de 27 de agosto
1965: Morre Le Corbusier, um expoente da arquitetura modernal perde Dom Hélder Câmara

Descoberto por Noel Rosa, o primeiro sucesso veio com o antológico Se acaso você chegasse, cantado por Ciro Monteiro, em 1938. Um anos depois Lupicínio se apresentava no bairro carioca da Lapa, disposto a trilhar um novo e fértil período de boemia. Sempre enveredando as histórias de decepções amorosas, vieram Pergunte aos meus tamancosQuem há de dizerCadeira vazia e Castigo, sucessos na voz de Alcides Gonçalves, seu principal intérprete. Suas composições, grande parte delas escritas com Felisberto Martins, foram gravadas por grandes nomes da MPB como Francisco Alves, Linda Batista, Orlando Silva e Jamelão.

Entre os feitos de maior orgulho deste torcedor apaixonado do Grêmio de Porto Alegre, está a autoria da letra e da música do hino do seu clube de coração. 

Desejo do reconhecimento da juventude
No começo dos anos 70, Lupicínio lamentou-se do desinteresse dos cantores jovens com o seu trabalho, e confessou estar à espera de que eles lhe dessem uma oportunidade. A sua morte inesperada impediu que conhecêssemos muitas histórias musicais que ele ainda haveria de cantar. Mas a oportunidade pretendida pelo compositor, o seu desejo de reconhecimento pela juventude, começou a acontecer na voz de revelações da nova geração, como Paulinho da Viola, Elis Regina, Caetano Veloso e Gal Costa. Uma homenagem póstuma e para a posteridade.

1º DOMINGÃO DO LAZER em Ceilândia

 1º DOMINGÃO DO LAZER leva diversão e cultura a mais de 20 mil pessoas de Ceilândia.Por  Rodrigo Almeida ASCOM - RAIX 

A Administração de Ceilândia promoveu no último dia 19 de agosto um domingo especial com diversas atividades para a comunidade da cidade. A Regional quer realizar o evento pelo menos uma vez por mês.
Imagem inline 1
Brincadeiras, cultura e muita diversão, foi assim o primeiro Domingão do Lazer que levou alegria para milhares de moradores de Ceilândia no último dia 19 de agosto. O evento realizado pela Administração Regional tem o objetivo de centralizar na cidade oportunidades de lazer e entretenimento, que antes era possível encontrar somente em outras cidades do DF.

sábado, 25 de agosto de 2012

25 de agosto de 1961: A renúncia de Jânio Quadros


25 de agosto de 1961: A renúncia de Jânio Quadros

A reúncia de Jânio Quadros. Jornal do Brasil: Sábado, 26 de agosto de 1961

"Nesta hora de grave crise e de perigos incontáveis, cabe a todos os brasileiros a tarefa de se empenharem na preservação da unidade nacional e das instituições democráticas. A renúncia do Presidente Jânio Quadros causou profunda inquietação ao povo inteiro, paralisou a administração, obrigou as Forças Armadas a se colocarem de prontidão, fez com que os governos estaduais adotassem medidas de precaução, pôs o Poder nas mãos do Presidente da Câmara e deixou o Brasil numa situação tal que ninguém pode esconder o temor que todos sentimos de que a própria Nação pode perder-se ou descrer de si mesma". Jornal do Brasil

Janio Quadros. Erno Schneider. CPDoc JB

A efêmera presidência de Jânio Quadros foi marcada por polêmicos mandos e desmandos: a tentativa de reaproximação com a URSS e a China, a nomeação de um embaixador negro para a África, a recusa de apoio aos americanos na expulsão de Cuba da OEA, e ainda a proibição de rinhas de galo e de maiôs cavados, causaram perplexidade entre o povo e as elites.


O desfecho dessa gestão não seria menos surpreendente. Jânio renunciou ao cargo quando o vice, João Goulart, se encontrava em visita oficial à China. A ausência de Jango abriu margem para que o presidente da Câmara, Ranieri Mazzili, assumisse provisoriamente o governo. Até hoje se especula sobre os reais motivos da renúncia. O mais lógico é a de que se tratou de uma manobra estratégica. Sem maioria no Congresso, e ciente do desconforto entre Jango e os militares, renunciara na expectativa que o Parlamento lhe oferecesse liberdade governamental, e de que contaria também com o apoio do exército. O Congresso, contudo, aceitou prontamente sua renúncia eclodindo uma crise política que culminaria, anos mais tarde, no Golpe Militar. Ninguém ofereceu lição maior de esperança e desilusão ao povo brasileiro.

Surpreendente e polêmico do início ao fim

Jânio Quadros assumiu a Presidência da República a 31 de janeiro. Contrariando a expectativa geral, em seu discurso de posse foi discreto e gentil, chegando mesmo a tecer elogios ao governo anterior. Na mesma noite porem, surpreendeu a todos. No seu pronunciamento em rede nacional atacou violentamente o governo JK, acusando o ex-presidente de nepotismo e inoperância administrativa, responsabilizando-o pelo descontrole inflacionário e pela galopante dívida externa. Era o primeiro de tantos episódios histriônicos que ensaiaria na sua turbulenta trajetória de 209 dias à frente do poder máximo do país.

Ugo Braga responde à Folha de SP


Senhor editor, senhora Ombudsman

Venho protestar quanto a um erro lamentável e absurdo contido na edição de hoje (25/8) da Folha, editoria Poder: sob o título “Agnelo embolsou doação de R$ 24
 mil ao partido em 2005”, a reportagem afirma que o hoje governador do DF “embolsou” dinheiro doado ao PCdoB e afirma que eu, porta voz do GDF, não só confirmei que ele ficou com o dinheiro como acresci: “isso acontecia muito”.

Relatarei a verdade.

Recebi um e-mail da reportagem da Folha às 17h47 da sexta-feira, fazendo questionamentos sobre dados bancários do governador e informando que o prazo para resposta se esgotava às 19h, ou seja, dali a uma hora e treze minutos. Dado o prazo exíguo, telefonei ao repórter às 19h, pedindo mais alguns minutos para responder. Voltei a contactar a reportagem cerca de 15 minutos depois, ainda por telefone, e, dada a urgência, avisei que daria a resposta verbalmente (costumo responder as demandas por escrito para evitar mal-entendidos).

Expliquei, então, que os 11 depósitos constantes na conta, somando ao todo R$ 24 mil, se referiam a um jantar de arrecadação de fundos promovido pelo PCdoB, então partido de Agnelo Queiroz. Disse ainda que é comum aos partidos de esquerda arrecadar recursos por intermédio de vaquinhas entre seus membros e simpatizantes. 

O repórter questionou o motivo de o dinheiro ter sido depositado na conta pessoal de Agnelo Queiroz. Respondi que ele pagava despesas do partido. E que esse tipo de procedimento -- dinheiro para custear despesas partidárias entrar e sair da conta pessoal -- era comum no pequeno PCdoB do DF. Por vezes, o partido inclusive indicava despesas maiores do que o dinheiro que entrara. Informei ainda não dispor da informação sobre que despesas foram pagas com o dinheiro daquele jantar. Disse que tentara apurar junto a integrantes do PCdoB-DF (na minha opinião, a reportagem deveria tê-lo feito, mas não vou entrar nesse mérito), mas que tampouco eles conseguiram saber com precisão naquele momento o destino dos recursos. 

Em nenhum momento sequer cogitei a idéia de que Agnelo Queiroz tenha “ficado” com recursos destinados ao PCdoB ou “embolsado” recursos destinados ao PCdoB. Os verbos “ficar” e “embolsar” contidos no texto tem sentido de apropriação indébita. E ambos são lastreados na minha conversa com a reportagem da Folha. Mas, repito, eu nunca falei nada sequer parecido com isso.

Lamento imensamente que os leitores da Folha tenham sido informados erradamente. Peço, por favor, que eles tenham conhecimento da verdade ainda que somente pela publicação deste e-mail no Painel do Leitor. 

Ugo Braga
Porta-Voz Governo do Distrito Federal

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas


Tércio Ribas Torres
O Plenário do Senado aprovou, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados.
Apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é  “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.
Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.
A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.
Debate
A aprovação da PEC, no entanto, não veio sem polêmica. O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lembrou que o STF julgou inconstitucional a exigência do diploma. Para o senador, a decisão do STF mostra que a atividade do jornalismo é estreitamente vinculada à liberdade de expressão e deve ser limitada apenas em casos excepcionais.
Na visão de Aloysio Nunes, a exigência pode ser uma forma de limitar a liberdade de expressão. O parlamentar disse que o interesse na exigência do diploma vem dos donos de faculdades que oferecem o curso de jornalismo. Ele também criticou o corporativismo, que estaria por trás da defesa do diploma.
– Em nome da liberdade de expressão e da atividade jornalística, que comporta várias formações profissionais, sou contra essa medida – disse o senador.
Outra polêmica deveu-se ao próprio encaminhamento da matéria, que correu o risco de não ser votada, mas contou com a defesa do relator, senador Inácio Arruda.
Defesa do diploma
Ao defenderem a proposta, as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) se disseram honradas por serem formadas em jornalismo. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a aprovação da PEC significa garantir maior qualidade para o jornalismo brasileiro.
O senador Paulo Davim (PV-RN) destacou o papel da imprensa na consolidação da democracia, enquanto Magno Malta (PR-ES) disse que o diploma significa a premiação do esforço do estudo. Wellington Dias (PT-PI) lembrou que a proposta não veta a possibilidade de outros profissionais se manifestarem pela imprensa e disse que valorizar a liberdade de expressão começa por valorizar a profissão.
Já o senador Antonio Carlos Valadares, autor da proposta, afirmou que uma profissão não pode ficar às margens da lei. A falta do diploma, acrescentou, só é boa para os grandes conglomerados de comunicação, que poderiam pagar salários menores para profissionais sem formação.
– Dificilmente um jornalista me pede a aprovação dessa proposta, pois sei das pressões que eles sofrem – disse o autor.
Valadares contou que foi motivado a apresentar a proposta pela própria Constituição, que prevê a regulamentação das profissões pelo Legislativo. Segundo o senador, se o diploma fosse retirado, a profissão dos jornalistas poderia sofrer uma discriminação.
– A profissão de jornalista exige um estudo científico que é produzido na universidade. Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação – declarou o senador.
Agência Senado

Dilma fica em 3º em lista de mulheres mais poderosas da 'Forbes'


 A revista "Forbes" colocou a presidente Dilma Rousseff em 3º lugar, pelo segundo ano consecutivo, em seu ranking anual das mulheres mais poderosa do mundo, que tem novamente a chanceler alemã, Angela Merkel, na liderança da lista dominada por políticas, empresárias e personalidades da mídia.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ficou em 2º lugar, numa repetição das três primeiras colocadas do ano passado.
A lista elencou mulheres envolvidas na política, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, entre outros campos.
Elas foram classificadas de acordo com influência, quantidade de dinheiro que controla ou ganha, e presença na mídia.
Divulgação
Dilma na capa da revista "Forbes" sobre as mulheres mais poderosas
Dilma Rousseff na capa da revista americana "Forbes" sobre as mulheres mais poderosas do mundo
"Essas mulheres de poder exercem influência de formas muito diferentes e para fins muito diferentes, e todas com impactos muito diferentes sobre a comunidade global", disse a presidente e editora da ForbesWoman, Moira Forbes.
A revista mencionou Dilma por sua liderança à frente do governo brasileiro e pelos índices de aprovação dentro do país.
A chanceler alemã (primeira-ministra) Merkel foi citada pela "Forbes" por sua firmeza em preservar a União Europeia e sua influência sobre a crise da dívida da zona do euro.
Hillary foi aplaudida pela forma como lidou com crises, como a divulgação de uma série de telegramas diplomáticos secretos dos Estados Unido pelo site WikiLeaks.
A média de idade das 100 mulheres mais poderosas do mundo segundo a revista, que são de 28 países, foi de 55 anos. Somadas, elas tinham 90 milhões de seguidores no Twitter, disse a "Forbes".
Também estão entre os cinco primeiros lugares Melinda Gates, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates e esposa de Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Jill Abramson, editora-executiva do "New York Times".
Sonia Gandhi, presidente do Congresso Nacional Indiano, ficou em 6o lugar. A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, que liderou a lista em 2010, ficou em 7o.
A lista contou com recém-chegadas como a atriz e cantora Jennifer Lopez e Laurene Powell Jobs, viúva do fundador da Apple, Steve Jobs.
Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, ficou em 8o. A ex-ministra francesa está na lista desde sua primeira edição, em 2004.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mudanças na Secretaria de Cultura do DF

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, promoveu hoje (22/8) algumas mudanças na Secretaria. Sai Fátima de Deus, subsecretária de Políticas Culturais e entra Doriva Brandão, que era o seu chefe de gabinete. Para o lugar de Doriva, Hamilton nomeou o artista plástico e suplente do Conselho de Cultura do DF, Raimundo Kamir, que deixa o gabinete do Coordenador de Juventude do GDF. Kamir já trabalhou também na assesoria do Ministério de Desenvolvimento Social.

Fonte: Plano Brasília

Primeiro Centro de Juventude será em Samambaia



A Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo formalizou na manhã de hoje a entrega do projeto arquitetônico do primeiro Centro de Juventude do DF à Administração Regional de Samambaia, para análise. 

O Centro de Juventude será um eq
uipamento dedicado aos jovens, integrando as diversas ofertas de políticas públicas e de atendimentos para esse segmento da população. O Centro terá espaços de convivência e inclusão digital, atividades culturais e cursos profissionalizantes. 



Ele será também a sede dos conselhos de juventude nas cidades e um importante ponto de referência e apoio às redes de organizações juvenis. Outras cidades, além de Samambaia, já manifestaram interesse em receber o Centro de Juventude. 



O projeto será implantado por meio de construção ou reformas em espaços já existentes. Para o administrador Risomar Carvalho, o Centro de Juventude em Samambaia "terá um papel fundamental no apoio aos jovens da região, seja nas suas atividades culturais, seja na busca por cursos profissionalizantes". 



O Coordenador de Juventude da Secretaria de Governo Carlos Odas afirma que os Centros da Juventude representam uma linha de ação estruturante da política distrital de juventude. "Os Centros de Juventude são parte de uma estratégia maior que busca a integração das diversas áreas no atendimento aos jovens: as dimensões da educação, do trabalho e da participação são integradas nesse equipamento. Os Centros são, portanto, o posto avançado da política de juventude nos territórios", diz o coordenador.


Na foto: Risomar Carvalho (Administrador de Samambaia), Alessandro Silva (Diretor Técnico da Administração), Clébia Rosa (Diretora de Participação da Coordenadoria) e Carlos Odas (Coordenador de Juventude da SEGOV).

Fonte:SeGov

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Risomar Carvalho revela os avanços em Samambaia


Educação e saúde avançam em Samambaia

  Ailane Silva, da Agência Brasília
    Educação e saúde avançam em Samambaia
Foto: Pedro Ventura
Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Risomar Carvalho enumera à AGÊNCIA BRASÍLIA as ações que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida na cidade
Os resultados da gestão de Risomar Carvalho, empossado em 1º de janeiro de 2011, são positivos. Na lista de ações executadas ou em andamento, destacam-se as construções de cinco Clínicas da Família, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um complexo cultural, sete creches e uma escola classe e a inauguração da primeira etapa do campus definitivo do Instituto Federal de Brasília (IFB). A unidade já conta com 1 mil estudantes.

O campus definitivo do IFB está pronto para receber a comunidade?

Hoje (15) inauguramos a primeira etapa do campus definitivo do IFB de Samambaia. São dois blocos que ocupam 4.200m² - um para atividades administrativas e o outro com 12 salas, laboratórios de informática e de ensaios, auditório para 200 pessoas e vestiários. Todas as salas são equipadas para receber internet. O campus ocupa a área total de 22 mil m², e a segunda etapa, que inclui mais dois blocos, deve ser inaugurada até o mês que vem. Nessa primeira etapa da obra foram investidos R$ 7,5 milhões. Já a segunda etapa está orçada em R$ 10 milhões, o que totaliza R$ 17,5 milhões.

Abertas as inscrições para 463 vagas para o Ministério da Fazenda


Estarão abertas, entre os dias 13 e 26 de agosto de 2012, as inscrições para o concurso público do Ministério da Fazenda.
Serão 463 vagas para o cargo de Assistente Técnico-Administrativo, que exige ensino médio concluído (ou equivalente).
Taxa de Inscrição: R$ 62,00.
Período de inscrição: das 10 horas do dia 13 de agosto até às 23h59min do dia 26 de agosto de 2012.             
A prova objetiva será aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012. 

Remuneração inicial do cargo (incluídas as gratificações):  R$ 2.858,82
Número de vagas:
Unidades da
Nº de vagas
Federação
Ampla concorrência
Portador de deficiência
Total
DF
305
17
322
SP
133
8
141
Total
438
25
463

O preenchimento do Pedido de Inscrição será efetuado,  exclusivamente via  internet, no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, no período compreendido entre 10 horas do dia 13 e 23h59min do dia 26 de agosto de 2012, considerado o horário de Brasília-DF, mediante o pagamento da taxa a ela pertinente, por meio de boleto eletrônico, pagável em toda a rede bancária.

Justiça condena Arruda por violação do painel do Senado


Onze anos após o escândalo da violação do painel eletrônico do Senado, na votação secreta que levou à cassação o senador Luiz Estevão (PMDB-DF), a Justiça Federal em Brasília condenou o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e mais três pessoas por improbidade administrativa.
AE
José Roberto Arruda vai recorrer da decisão do juiz

O juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, da 20ª Vara Federal, considerou que Arruda praticou ato de improbidade administrativa ao ordenar a quebra do sigilo da votação.
O magistrado não aceitou a justificativa apresentada por Arruda em depoimento à Justiça de que, na noite anterior à decisão sobre Estevão, não determinou à Regina Célia Borges, então diretora do Serviço de Processamento de Dados do Senado (Prodasen), que violasse o painel eletrônico. O ex-parlamentar disse ter pedido a ela para conferir a segurança do equipamento, ressaltando que falava em nome do então presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães (do extinto PFL), morto em 2007.

No início de 2001, quando o escândalo eclodiu, Arruda, na época líder do governo Fernando Henrique Cardoso no Senado, mentiu aos pares ao negar qualquer envolvimento no acesso à lista de votação. Pouco depois, confessou ter recebido o material e, ameaçado de cassação diante das investigações da Casa que apontavam sua participação direta no episódio, renunciou ao mandato.
Para o juiz, baseado em vários depoimentos colhidos ao longo do processo, Arruda "teve participação expressiva nas ações de articulação dos envolvidos e de acesso e conhecimento das informações sigilosas obtidas".
Arruda foi condenado à suspensão dos direitos políticos por 5 anos, ao pagamento de 100 salários de senador (contracheque da época da cassação de Estevão) e ainda ficou proibido de ter contratos com o poder público ou receber benefícios dele.
O advogado Cláudio Fruet, que defende Arruda na ação, disse ao Estado que vai recorrer da sentença ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Fruet insistirá na tese de que seu cliente, enquanto senador, não tinha poderes e ascendência hierárquica e funcional para determinar que alguém violasse o painel. "Respeitamos a decisão do juiz, mas entendemos de forma diferente", disse o advogado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Certificada a primeira turma de palhaços em Samambaia




Há quem seja chamado de palhaço e não se ofenda. Há quem seja amigo de palhaços. Há quem seja palhaço profissional, com muito ‘humor’ à profissão. Nesse sábado, 18/08/2012, foi certificada a primeira turma de palhaços qualificados pelo Ponto de Cultura Galpão do Riso, parceiro da Incubadora de Palhaços da UnB, patrocinado pela Secretaria de Cultura/DF e apoiado pela Administração Regional de Samambaia.

“O curso ‘A Arte do Palhaço’ é uma iniciação técnica de nível básico na arte da palhaçaria. A ideia surgiu em 2003, no Parque Três Meninas, quando instalamos lá o Galpão do Riso. Depois fui cursar Licenciatura em Artes Cênicas na UnB, onde fizemos essa parceria e, em 2011, obtivemos recursos do programa Cultura Viva, da Secretaria de Cultura/DF, que mantém 20 Pontos de Cultura no Distrito Federal. A Administração Regional cedeu o Centro Comunitário da QS 403, onde estamos instalados”, conta João Porto, coordenador do Ponto de Cultura Galpão do Riso.

“Motivamos os alunos a se profissionalizarem e sobreviverem dessa arte. No primeiro módulo, de dezembro de 2011 a agosto de 2012, com 520 horas/aula, desenvolvemos técnicas circenses, improvisação cênica e intervenções na comunidade, visando a interpretação. No segundo módulo, que começa em outubro próximo, vamos focar em instrumentos musicais, figurinos e maquiagem”, explica Paula Sallas, também formada pela UnB e coordenadora pedagógica do projeto.

“Nossa cidade é rica no fazer artístico e cultural. Temos aqui as melhores quadrilhas juninas do Brasil; temos o espetáculo teatral Paixão do Cristo Negro; temos vários espaços como o Imaginário Cultural, IACC, Brasil Vivo, Ponto de Cultura, Biblioteca Inezil Penna Marinho e o Conselho Regional de Cultura mais atuante do Distrito Federal. É por isso que a Administração Regional e o Governo do Distrito Federal estão empenhados na implantação do Complexo Cultural Samambaia”, disse o administrador Risomar Carvalho, no 3º Seminário de Cultura de Samambaia.

Para que quiser conhecer de perto arte desses palhaços recém certificados, uma boa oportunidade é o 38º Sarau Complexo (pela implantação do Complexo Cultural), sexta feira, 31/08/2012, a partir das 19h, na Estação Terminal do Metrô , Centro Urbano de Samambaia. O grupo estará ali com o espetáculo ‘La Pirágua Errante’, intervenção teatral valendo-se de técnicas da palhaçaria e instrumentos musicais. O sarau segue até meia noite, com muitas outras atrações artísticas. Imperdível!

Repórter: Élton Skartazini

domingo, 12 de agosto de 2012

STJ abre processo do mensalão do DEM



Quase três anos depois do escândalo que ficou conhecido como "mensalão do DEM" em Brasília, o Superior Tribunal de Justiça abriu processo penal e ontem notificou para que apresentem defesa o ex-governador José Roberto Arruda e outros 36 envolvidos no esquema de corrupção desarticulado pela Operação Caixa de Pandora. A decisão foi do ministro Arnaldo Esteves Lima.

Na decisão, o ministro afirma que o crime de quadrilha imputado ao ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz estaria prescrito. Por isso, determinou o arquivamento da denúncia contra ele.

O inquérito principal corre no STJ porque um dos acusados, o conselheiro Domingos Lamoglia, do Tribunal de Contas do DF, embora licenciado, tem direito a foro especial. O relator do processo é o ministro Arnaldo Esteves.

A pedido do Ministério Público, o STJ ainda remeteu para a Justiça do Distrito Federal a investigação de "fatos relativos à eventual corrupção" do representante de uma empresa que atua no DF - a Unirepro - e que envolveria o ex-secretário de Saúde do DF Augusto Carvalho.

O desmembramento do processo, também solicitado pelo MP, foi deferido pelo STJ. "Afinal, considerando o excessivo número de acusados (são 38 no total) e de acusações já constantes da denúncia, aliado ao fato de que esses supostos crimes ainda dependem de apuração em sede de inquérito judicial, resta imperativo o desmembramento (...) sob pena de eternizar a apuração de fatos sucessivos e decorrentes, comprometendo a instrução criminal", justificou o ministro em sua decisão.

Acusações

No pedido de abertura da ação penal, no fim de junho, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que assinou a denúncia com a subprocuradora Raquel Dodge, pediu que os acusados sejam condenados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, entre outros crimes.

Para a procuradoria o esquema inovou no criatividade. "A modalidade mais usual quando se trata de (desviar) recursos públicos é dispensa de licitação, mas nesse esquema introduziu-se um novo método, que é o reconhecimento de dívida", explicou na denúncia. Por esse mecanismo, o governo favorecia as empresas abastecedoras do propinoduto, reconhecendo dívida por serviços sem licitação que elas declaravam ter realizado.

Entre os parlamentares alvos da ação penal estão, ainda, o ex-presidente da Câmara Legislativa do DF Leonardo Prudente; o ex-corregedor da Casa Junior Brunelli; e a ex-deputada distrital Eurides Brito.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo (SP), em 11/08/2012

sábado, 11 de agosto de 2012

Risomar Carvalho e GDF realizam 14ª Ação Comunitária Samambaia



Sábado, 11/08/2012, o Centro Educacional 123 sediou a 14ª Ação Comunitária Samambaia. Em forma de parceria, vários órgãos, empresas, associações, a escola e a Administração Regional ofereceram pipoca, brinquedos infláveis, DJ com aparelhagem de som, atendimento odontológico, cabeleireiros/as, teste HIV e pressão arterial, práticas desportivas, assistência social, carteira de trabalho, exposição do Corpo de Bombeiros, palestra sobre saúde mental e da mulher, apresentações de tae-kwon-do e da vigilância ambiental.

Já cedo as equipes se preparavam para receber alunos e familiares para essa atividade diferenciada na escola. “Atendemos aproximadamente 1200 alunos do ensino médio, que moram nas quadras próximas. Convidamos para virem com seus familiares, vizinhos e amigos, participar da Ação Comunitária”, informou o professor de artes Yanes Lima, que atua nessa escola desde 1998, quando foi inaugurada.

Em visita no local, o administrador Risomar Carvalho cumprimentou e agradeceu aos voluntários que atendem a comunidade. “Essa ação mostra nossa solidariedade. Convidados pela administração, professores e servidores se dispõem, aos sábados, a atender moradores com menos acesso ao lazer e aos serviços do governo. Isso é promover a cidadania”, concluiu.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Programação do Mês da Juventude de hoje até domingo


Inauguração do Cine Clube Câmbio Negro
Data: 10/08
Horário: 19h30
Local: Espaço Samambaia Poética – Qr 120, conjunto 18, casa 02 – Samambaia Sul
Resumo: O CineClube Cambio Negro acontece sempre nas sextas-feiras e são mostras de vídeos e documentários, seguidos de palestras e debates com a comunidade Hip Hop e a Juventude de Samambaia.
Realização: Coletivo ArtSam e Aborígine
Informações: (61) 9602-6711 ou acesse http://coletivoartsam.blogspot.com.br
Diálogos da Juventude: Segurança Pública e Prevenção à Violência
Data: 10/08
Horário: 14h
Local: IESB Ceilândia
Resumo: Debate sobre mortalidade juvenil, envolvendo jovens e sociedade civil da Ceilândia.
Realização: Programa Jovem de Expressão
Informações: Envie um e-mail para nivio.nascimento@yahoo.com.br
Inspiração Urbana
Data: 11/08
Horário: 16h
Local: C.E.F. 28 - QNP 21- Área Especial S/Nº Setor habitacional Sol Nascente P Norte- Ceilândia.
Resumo: Evento de arte urbana realizado em escolas públicas do DF, destinado a alunos e a comunidade.
Realização: Arte Urbana DF
Informações: (61) 8475-3561 ou envie um e-mail para adnfein@hotmail.com
Dia da Juventude
Data: 12/08, das 10h às 21h
Local: Parque do Jequitibás, Sobradinho DF
Shows: GOG, Pé de Cerrado, Trampa, Boi do Seu Teodoro e Tambor de Criola 
Rua de Lazer, oficinas, apresentações musicais, dança e muito mais!
Realização: Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo, Secretaria de Cultura, Apoio: Administração Regional de Sobradinho

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GDF melhora a segurança no trânsito em Samambaia



Repórter: Élton Skartazini

A pedido da Administração Regional, DETRAN e Novacap executam melhorias nas avenidas da Expansão e Residencial Oeste de Samambaia, com a implantação de quebra molas, faixa de pedestres e revitalização da sinalização na Avenida Noroeste, próximo da Escola Classe 427.

"Houve acidente no local, mas com essas melhorias esperamos que isso não se repita", argumenta o gerente regional paulo Giquiri. "Por orientação do governador Agnelo Queiroz e do vice Tadeu Filippelli, em forma de recapeamento asfáltico das avenidas, sinalização, quebra molas e principalmente iluminação pública", informa o administrador Risomar Carvalho.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Programação completa Mês da Juventude


A Coordenadoria de juventude, vinculada a Secretaria de Governo convida todos(as) a participarem do Mês da Juventude que será do dia 04 de agosto a 06 de setembro, com diversos eventos, essas  atividades integram o projeto “Gente Jovem Reunida  em defesa dos seus direitos”que promoverá ações formativas em todo o DF. 

A iniciativa é uma estratégia de mobilização para a criação do Conselho de Juventude, importante espaço de participação e formulação das políticas públicas, que será realizado em de setembro a novembro. Além da agenda proposta pela Coordenadoria, as organizações e os movimentos juvenis foram convidados a compor o calendário e realizarão eventos em diversas regiões administrativas.

Participe!

Programação completa

Diálogos - Direito à Mobilidade
Data: 09/08, às 20h
gov.br
Convidados: Marco Antônio Campanella (Diretor do DF Trans)
Renata Florentino (Fórum de Mobilidade Urbana)
Paulo Tadeu (Deputado Federal)
Mediação: Raul Pietrikovsky (Professor)

  
Diálogos - Direito à Cultura
Data: 16/08, às 20h
gov.br
Convidados: Hamilton Pereira (Secretário de Cultura)
GOG (Artista)  
Arlete Sampaio ( Deputada Distrital)
Mediação: Janaina Candido (Estudante)

Diálogos - Direito à Participação
Data: 23/08, às 20h
gov.br
Convidados: Carlos Odas (Coordenador de Juventude do DF)
Max Maciel (CUFA)
Erika Kokay (Deputada Federal)
Mediação: Silvia Bertoldo (Estudante)

Audiência Pública
Data: 30/08
Horário: 19h
Local: Câmara Legislativa do DF (Praça Municipal - Quadra 2 - Lote 5 )

Lançamento do Conselho de Juventude 
Data: 05/09
Horário: 09h às 18h
Local: SGAS EAPE (Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação)
Resumo: Além do lançamento do Conselho de Juventude, serão oferecidos oficinas de formação para os futuros conselheiros.
Realização: Secretaria de Governo - Coordenadoria de Juventude
Informações:(61) 3961-4475 e (
61) 39614480

Diálogos - Direito ao Ensino Médio e Profissionalizante
Data: 06/09, às 20h
gov.br
Convidados: Denilson Bento da Costa (Secretário de Educação do DF)
Hélio Barreto ( União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES)
Israel Batista (Deputado Distrital)
Mediação: Nayara Martinho ( Estudante)