quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Brasilia capital do esporte

O Governador Agnelo Queiroz reforçou que o empenho do Governo do Distrito Federal continuará para desenvolver socialmente e economicamente a capital federal por meio do esporte. Em 2013, Brasília sediará a abertura da Copa das Confederações; receberá o máximo de jogos (sete) da Copa do Mundo (2014); além de partidas da Copa América (2015) e dos Jogos Olímpicos (2016).

Calendário Esportivo – Brasília, a capital do esporte


UFC (Ultimate Fighting Championship)

(candidatura apresentada, aguardando resultado)
Abril de 2012

Abertura da Copa das Confederações

Junho de 2013

Gymnasíade (Olimpíadas Escolares Mundiais)

Novembro/Dezembro de 2013

Copa do Mundo

Junho/Julho de 2014

Copa América

Julho de 2015

Partidas de futebol dos Jogos Olímpicos

Agosto de 2016

Médicos festejam voz de Lula ter melhorado com tratamento

A equipe médica que cuida do ex-presidente Lula festeja o fato de sua voz ter melhorado desde que ele começou a quimioterapia, há quase um mês, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quarta-feira.
 
Seria um indicativo de que o tratamento está tendo o efeito desejado. No começo de janeiro, Lula fará os exames cruciais que dirão se ele pode ou não continuar a seguir a conduta adotada.
Se o tumor na laringe não regredir no ritmo adequado, ele terá então que partir para a radioterapia ou para a cirurgia. 

A perda de sabor dos alimentos, efeito colateral da químio, no entanto, está abalando o humor de Lula. A amigos que telefonaram e perguntaram nos últimos dias se ele está bem, o ex-presidente respondeu que se sente "péssimo".

Divulgação - 16.nov.2011/Instituto Cidadania
Marisa Letícia corta cabelo e barba do ex-presidente Lula
Marisa Letícia corta cabelo e barba do ex-presidente Lula

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ronaldo aceitou o convite de Ricardo Teixeira para dirigir o Comitê Organizador da Copa do Mundo

Ronaldo aceitou o convite de Ricardo Teixeira para dirigir o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Presidente do COL e da CBF, Teixeira sugeriu a mudança ao ex-atacante na última semana. O Fenômeno desconversou ao falar sobre o tema nos últimos dias, mas respondeu “sim” ao desafio de comandar as operações do próximo Mundial, no Brasil.
A organização da feira chegou a distribuir um e-mail avisando que Ronaldo chegaria a "qualquer momento" ao Forte de Copacabana, onde está acontecendo o evento. Pelo Twitter, no entanto, o Fenômeno negou a informação. "Estou em Brasília com agenda de compromissos com clientes e patrocinadores", escreveu o ex-atleta. A informação não é oficial. A CBF, o COL e o próprio Ronaldo não se pronunciaram a respeito, mas uma fonte ligada ao ex-jogador confirmou o "sim" ao UOL Esporte. Havia a expectativa de que o ex-jogador confirmasse o novo cargo na tarde desta terça na Soccerex, feira internacional de futebol que acontece no Rio de Janeiro.
Ricardo Teixeira tem sido pressionado pela Fifa para se afastar, ao menos oficialmente, do comando do COL. Desde que se tornou um aliado do qatari Mohamed bin Hamman, inimigo político do presidente da Fifa, Joseph Blatter, o brasileiro entrou em rota de colisão com a cúpula da Fifa.

Chico Vigilante e Wasny de Roure visitam a Estação Ecológica de Águas Emendadas

Na manhã de sexta-feira (25), o líder do bloco PT-PRB, deputado Chico Vigilante e o líder do governo, deputado Wasny de Roure, estiveram na Estação Ecológica de Águas Emendadas. O intuito da visita foi observar in loco as peculiaridades da reserva e conhecer os desafios enfrentados pela direção da Estação devido ao crescimento urbano, ao parcelamento do solo e à ocupação de áreas próximas com culturas agrícolas e o uso intensivo de fertilizantes.

Chico e Wasny estiveram na administração da Estação Ecológica Águas Emendadas, depois foram ao marco divisão da nascente, em seguida conheceram destacamento da polícia ambiental. Depois, os deputados estiveram o Córrego Fumal, onde ouviram uma explanação sobre a qualidade da água. A visita terminou no Centro de Informação Ambiental. Lá, conheceram o projeto de educação ambiental desenvolvido pelas professoras Izabel Magalhães e Muna Yousef.

Os parlamentares avaliaram de forma positiva a ida à Estação Ecológica. “Hoje fizemos uma visita que eu creio que todos os deputados da Câmara Legislativa e do Congresso Nacional, deputados e senadores, bem como professores, secretários de Estado e o próprio governador deveriam fazer. Também recomendo a toda população do Distrito Federal, dentro do possível, já que aqui é uma área de preservação ambiental e que tem o ingresso controlado, que conheça a Estação Ecológica das Águas Emendadas”, disse. “Saio daqui muito feliz, foi realmente uma sexta-feira muito agradável”, complementou Chico Vigilante.

Wasny de Roure destacou o fato de Águas Emendadas ser uma Unidade de Conservação que impacta não apenas o Distrito Federal, mas todo Brasil, principalmente no que tange as bacias hidrográficas do nosso país. Ele lembrou que agora é preciso pensar um pouco mais nos parques ao redor da Estação Ecológica. “Os parques tem um papel de contribuição para o papel primordial das Águas Emendadas, que é a produção de água e a preservação deste espaço para o país e para Brasília em particular”, ressaltou.

Orçamento

No início da semana, os deputados do PT destinaram, através de emenda de bancada, dotação orçamentária específica em prol do meio ambiente do Distrito Federal. “Nós, deputados do PT, já havíamos tomado uma deliberação de destinar parte das nossas emendas, cerca de R$ 3 milhões, para o meio ambiente do DF. Agora, iremos conversar e estabelecer que o recurso seja destinado integralmente para Águas Emendadas”, destacou Chico Vigilante.

Para Wasny, “o importante agora é que a bancada conheça mais de perto os desafios, as dificuldades e possa proporcionar através de sua representação no parlamento local, seja via orçamento, seja no processo de apoio nas matérias que tramitam na Casa, além de dar publicidade à relevância de Águas Emendadas para o Brasil e para Brasília.

Encaminhamentos

Após a visita, o deputado Chico Vigilante disse que solicitará uma reunião da bancada com o secretário de meio Ambiente, Eduardo Brandão (PV). O intuito do encontro é discutir a preocupação dos deputados petistas com a questão ambiental no DF, em especial a Estação Águas Emendadas.

Fonte: Ísis Dantas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DF tem o segundo maior percentual de mulheres na população do país: 52,19%

Helena Mader
Correioweb
Kelly e Cristiane, ambas solteiras, confirmam: veem muito mais mulheres nas baladas (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Kelly e Cristiane, ambas solteiras, confirmam: veem muito mais mulheres nas baladas

A feminilidade brasiliense está nas curvas sensuais dos monumentos de Niemeyer, no traçado delicado do Plano Piloto idealizado por Lucio Costa e também nas estatísticas. As mulheres representam 52,19% da população de Brasília, de acordo com dados do censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números mostram que o Distrito Federal é a segunda unidade da federação com maior percentual de pessoas do sexo feminino — perde apenas para o Rio de Janeiro, onde as mulheres representam 52,31%. Nos bares, comércios e, principalmente, nas casas noturnas da cidade, é fácil perceber que elas são maioria.

A discrepância entre a quantidade de homens e mulheres também fez crescer o número de solteiros na capital federal. Em 2000, 975.067 brasilienses estavam à procura da cara-metade. Hoje, já há 1,2 milhão de solteiros em Brasília e eles representam 57,3% da população. Se forem incluídos os viúvos, divorciados e separados, o total de pessoas disponíveis na capital federal chega a 66,48%. Os números são facilmente traduzidos por queixas, que vêm especialmente do lado feminino.

A estudante de arquitetura Cristiane Maia, 24 anos, está sozinha há mais de um ano. Para ela, as estatísticas são inquestionáveis. “Quando eu saio à noite com as minhas amigas, a sensação que temos é de que só tem mulher na balada”, comentou Cristiane. Amiga da estudante, a secretária Kelly Abrantes, 24 anos, faz coro às reclamações. “É cada dia mais difícil encontrar homens solteiros. E sempre percebo que, na tentativa de se destacar, algumas mulheres apelam e acabam caindo na vulgaridade. O mercado está disputado”, brincou Kelly.

A engenheira eletricista Cecília Francisco, 32 anos, tem uma profissão predominantemente masculina. Ainda assim, ela confirma a sensação de que há mais mulheres do que pessoas do sexo masculino na capital federal. “O pior de tudo é que faltam homens de qualidade no mercado”, apontou Cecília, com bom humor. A colega de profissão Jaqueline Godoy, 34, diz que muitas vezes vale mais a pena sair com as amigas casadas do que se aventurar em um local de paquera. “Em Brasília, tem muita mulher independente e isso assusta os homens. Mas sou muito bem resolvida com o fato de ser solteira”, acrescentou Jaqueline, que no momento da entrevista, na última sexta-feira, estava acompanhada de um grande grupo de amigas comprometidas.

As explicações para o alto percentual de pessoas do sexo feminino em Brasília são variadas. A primeira não é um fenômeno exclusivo da capital federal: a grande mortalidade de jovens do sexo masculino. Do total de pessoas que morreram no Distrito Federal nos últimos 10 anos, 57,2% eram homens. Brasilienses do sexo masculino morrem muito mais do que as mulheres, especialmente entre 20 e 24 anos. Nessa faixa etária, 80,8% dos mortos eram homens. A violência urbana e os acidentes de trânsito são as principais causas da grande mortalidade entre rapazes.

Saúde
O economista Júlio Miragaya, diretor de Gestão de Informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), lembra ainda que a expectativa de vida é maior entre as mulheres. Principalmente porque os homens têm menos cuidados com a saúde. “A tendência é que houvesse um equilíbrio entre os sexos, mas os homens morrem mais cedo, especialmente os jovens. Os mais velhos também se cuidam menos”, justifica o economista.

domingo, 27 de novembro de 2011

GDF na campanha por Brasília para sediar jogos mundiais universitários

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria de Estado de Comunicação Social

Campanha por Brasília para sediar Universíade conta com apoio de grandes atletas
Governador Agnelo Queiroz chegou em Bruxelas para participar da cerimônia de anúncio oficial da sede do terceiro maior evento esportivo do mundo

Brasília, 27 de novembro de 2011 – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, chegou hoje em Bruxelas, na Bélgica, para participar da cerimônia oficial de anúncio da cidade sede dos Jogos Mundiais Universitários – Universíade, em 2017. Agnelo foi recebido pelo embaixador do Brasil na Bélgica, André Amado, e também pela coordenadora-geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Governo Federal, Vera Cíntia Alvarez. Assim que chegou à cidade, no meio da tarde deste domingo, Agnelo Queiroz deu início a uma rodada de importantes reuniões com representantes da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) para conquistar votos para Brasília. A capital federal está disputando com Taipei, em Taiwan, para sediar o terceiro maior evento esportivo do Planeta.
Há em Bruxelas um clima de grande disputa. O hotel que sedia o evento da Fisu está dividido entre brasileiros e taiwaneses. Taiwan está presente com uma grande delegação. Os representantes de Brasília e de Taipei estão empenhados em divulgar a sua capacidade de realizar o evento, que reunirá 10 mil atletas de todo o mundo – esportistas de grande desempenho, muitos inclusive são atletas olímpicos. A campanha por Brasília conta com a participação e o total apoio de estrelas do esporte nacional: como Pelé, Lars Grael e Aurélio Miguel, que mandaram mensagens gravadas  para serem exibidas aos membros da Fisu, e a ginasta Daiane dos Santos, que fez grandes conquistas em sua carreira como participante da Universíade.
Uma das inovações que Brasília apresenta é a proposta de que seja realizada, pela primeira vez na história da Universíade, a ParaUniversíade, com a participação de paratletas. “Chego com grande entusiasmo e, principalmente, com muita disposição para essa luta, essa disputa duríssima. Taipei está com forte presença aqui. Nas próximas horas, teremos que conquistar essa definição dos integrantes da Fisu. Precisamos do voto de cada um dos 28 representantes da entidade que votam, que elegem a cidade sede”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
A cidade sede será escolhida durante a Assembléia Geral da Fisu, a ser realizada nesta terça-feira (29). Até o último momento, o governador Agnelo Queiroz e os secretários de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; de Esporte, Célio René; de Turismo, Luís Otávio Neves; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes, e de Comunicação Social, Samanta Sallum, trabalham na campanha pró-Brasília. Têm como aliados ainda o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, e o pró-reitor de Assuntos Administrativos da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Raupp de Vargas, que reforçam em Bruxelas a torcida brasiliense.
“Brasília já está inserida em um calendário de grandes eventos esportivos, com a abertura da Copa das Confederações (2013), os sete jogos da Copa do Mundo (2014), além da Copa América (2015) e das Olimpíadas (2016). Isso mostra que estaremos prontos. Todas essas competições irão potencializar o desenvolvimento social e econômico do DF, deixando um legado importantíssimo para a nossa capital e a nossa população”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.
Estande – Em um estande montado no evento, organizadores e participantes poderão conhecer um pouco da capital brasileira os motivos pelos quais Brasília deve ser escolhida para sediar a competição: o Brasil é hoje liderança nas Américas, sobreviveu às últimas crises econômicas, o esporte universitário tem grande importância para o desenvolvimento educacional do país e Brasília já terá recebido a Copa das Confederações (2013), do Mundo (2014) e parte dos jogos Olímpicos (2016) antes de receber os atletas universitários. Além disso, o Brasil vem se tornando um país cada vez mais forte e Brasília, capital da República, é patrimônio histórico e cultural da humanidade, um verdadeiro museu a céu aberto.
Se Brasília for escolhida para ser sede da competição, os Jogos Universitários Mundiais voltam para o Hemisfério Sul depois de meio século. A única vez que os jogos aconteceram por aqui foi no ano de 1963, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Antes de 2017, os Jogos serão realizados em Cazã, na Rússia, em 2013, e em Gwangju, na Coréia do Sul, em 2015. ( www.esporte.df.gov.br )
 

Plenária do MAS-PT

Esteve reunida na sexta, 25/11/2011, nas dependência do diretório do PT nacional no Distrito Federal, a tendência MAS PT (Movimento Alternativo Socialista). O encontro serviu para discutir análise de conjuntura e informes. 

Estiveram presentes, além dos numerosos militantes, o Presidente do PT-DF Deputado Federal Roberto Policarpo, o líder do Governo na Câmara o Deputado Distrital Wasny de Roure, a Subsecretária de Juventude Clébia Rosa e o Administrador de Samambaia Risomar Carvalho.
Subsecretária de Juventude do GDF,Clébia Rosa e Juscelino França

Risomar Carvalho, Administrador Samambaia
Um dos mais elogiados durante o encontro foi o administrador de Samambaia, Risomar Carvalho, reconhecido pela maioria como o melhor administrador das RA’S. Fato que se constata facilmente quando se anda pelas ruas de Samambaia e ouve-se a população. 
Na ocasião foi aprovado dois documentos, um de moção em apoio a nomeação da companheira Clébia Rosa para Subsecretária de Juventude da Secretaria de Estado de Juventude do GDF e outro em apoio ao nosso Governador Agnelo Queiroz.
Ao final, viu-se uma grande confraternização entre companheiros(as) que renovaram mutuamente o desejo e disposição de continuarem a compor as fileiras do Partido e a defesa intrasigente do nosso projeto político e o nosso governo. 

Fonte: Ataide Santos, com alterações.

GDF e pequenos empreendedores se reúnem em Samambaia

Repórter: Élton Skartazini

A pedido da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos de Samambaia – COOTRASAM, no dia 24/11/2011 ocorreu, no Instituto Federal Brasília/Samambaia, a primeira de uma série de reuniões anunciadas para ampliar o diálogo entre micros e pequenos empreendedores, Administração Regional, Secretaria de Estado da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte/GDF e demais órgãos afins. Tratou-se sobre áreas, lei de ocupação do solo, alvarás de funcionamento, microcrédito e qualificação profissional. O objetivo é encontrar caminhos sustentáveis para o desenvolvimento desse segmento econômico e social.

Compareceram representantes da Associação Comercial e Industrial de Samambaia – ACISA, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Samambaia,  Associação dos Quiosqueiros de Samambaia – AQSAM, bem como dezenas de borracheiros, lanterneiros, eletricistas, serralheiros, costureiras, ambulantes, cabeleireiras, manicures, catadores, contadores... “Buscamos condições dignas de trabalho, em ambientes adequados, com investimentos e qualificação profissional”, diz Francisco Rodrigues, presidente da COOTRASAM.

“O governador Agnelo Queiroz quer que organizemos as atividades dos pequenos empreendedores, pela sua importância para o desenvolvimento do Distrito Federal”, disse o secretário adjunto Eudaldo Alencar. “Samambaia evolui rapidamente e os pequenos empreendedores devem acompanhar, para não serem excluídos pelas grandes empresas. Precisamos do empenho do governo, das associações e de cada empreendedor, para melhorar o segmento”, disse o administrador Risomar Carvalho.

Após horas de conversas animadas e otimistas, foi proposto um novo encontro, com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDHAB, a fim de tratar objetivamente de dois assuntos principais: a criação do Setor de Oficinas de Samambaia e a criação de Centros Comerciais Comunitários, capazes de agregar pequenos comerciantes, profissionais liberais e empreendedores individuais. Participem!